O que o pessoal desconhece é que os Brasileiros não querem apenas comprar os 36 caças do FX-2, isso é apenas o principio e é por isso é que há tanta disputa para conseguir o contracto.
Os Brasileiros vão construir o caça escolhido no Brasil, para além disso querem que o mesmo seja o mais possível construido no país e que a fábrica não seja apenas uma montadora de peças e para além disso querem ter o acesso à programação dos ditos caças de forma a que os mesmos possam usar armamento brasileiro (misseis, bombas, etc).
Se analisarmos os três caças verão que o único país que pode e vai fazer isso é a França com o seu Rafale. Os norte-americanos têm uma velha de tradição em bloquear qualquer transferência técnológica para o Brasil (até há um filme no youtube demonstrando várias situações reais onde isso aconteceu), e o Gripen tem peças de todo o mundo e de tudo o que é construtores. Por isso só resta mesmo o Rafale. Para além disso, o preço pedido pelos Franceses tem baixado continuamente, porque eles sabem que o Brasil é uma das últimas oportunidades de venda do seu caça.