Boas
Eu acho que se esta venda se concretizar devia-se no minimo aproveitar a receita para prosseguir a modernização dos F-16 mas com a instalação do radar SABR pois com este radar aumentava-se bastante as capacidades dos F-16.
Eu sei que a substituição dos Alpha Jet é uma prioridade (ao contrário dos Epsilon que ainda aguentam mais uns anos), mas com esse dinheiro (200 milhões) só dava para comprar 10 M-346 (pois não me parece que o preço mude muito em relação aos 20 milhões da Wikipedia), e depois como o caro Get It disse temos de contar com o custo acrescido de peças de reposição, formação, etc, que aumentam o preço final da compra. E não nos podemos esquecer também que a parte do dinheiro referente à venda dos Pumas vão para a modernização dos C-130 (+- 40 milhões).
Para se poder pensar na compra de helis ligeiros, substituir os Epsilon e substituir os Alpha Jet teriamos de por à venda também alguns ALIII , alguns Alpha Jet (não me parecem estar em condições para isso, a não ser para algum país que já os utilize e que necessite de aeronaves extra para reposição de peças) e também pensar em vender os Epsilon (mas para esta venda ser feita é preciso que já esteja ao serviço o seu substituto), sem serem estes não tou a ver mais nenhuma aeronave que possa ser vendida a não ser os Chipmuk e os FTB-337, mas não sei em que condições estão este ultimos.
Uma coisa que tem de deixar de ser feita é dar as aeronaves aos PALOPs assim de graça como os 2 FTB, têm de ser vendidos nem que por uma quantia simbólica (exemplo 200/500 mil euros a unid.) pois este dinheiro já dava para comprar peças de reposição, combustivel ou até mesmo armamentos para as aeronaves da FAP.
Aeronaves que poderiam ser postas à venda:
-10 ALIII entre 1 e 2 milhões a unidade, incluindo na venda tanto dos canhões que os equipam como algumas aeronaves para peças de reposição = 10 a 20 milhões;
-16 Epsilon (não sei a quantidade exacta ao serviço na FAP) entre 2 e 3 milhões a unidade = 32 a 48 milhões;
-6/8 Alpha Jet (os que tiverem em condições de voar ainda) entre 4 e 6 milhões a unid. = 36 a 48 milhões.
Cumps