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Substituiçao dos F-16's

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psaa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #765 em: Julho 13, 2011, 12:14:17 pm »
Citação de: "typhonman"
Bem, não sei se irão render 200 milhões de euros, mas com esse dinheiro, ou valor próximo já se poderia adquirir por exemplo o PC-21 para substituir o Epsilon e Alpha Jet, ou então optar-se pela compra de M-346 ou T-50 e PC-9, sem esquecer o substituto do Alouette, claro que não poderiam ser muitas aeronaves, diria entre 10 a 12 aviões de treino a reacção, 12 a 16 turbo-hélice e uns 10 helis para substituir os Alouette.

A vida útil dos F, depende das horas já voadas, penso que o fabricante dá a cada avião 8000 horas de voo, mas lá para 2025, todos eles já estarão com muita hora em cima...Na altura espero que a nossa economia esteja bem melhor, senão não sei como ficaremos em termos de Air Defence..

Quanto a temática da venda propriamente dita, não temos pilotos suficientes porque todos os que saem da A.F.A tem de ser distribuidos pelas diversas esquadras. Antigamente, PIL (Pilotos) milicianos formavam parte de esquadras como a 302 e 304 operando o A-7P, mas a FAP deixou de os integrar nas esquadras de caça. Sendo assim o numero de pilotos disponíveis é ainda menor hoje em dia. Penso que este seja o principal problema.

Importa sim para a frota de perto de 30 aeronaves, adquirir um míssil HOBOS como o AIM-9X ou IRIS-T, munição stand-off como a JSOW ou JSOW-ER e um missil anti navio, vontade esta já expressada pelo anterior CEMFA.

Mais uma vez, espero que esta venda traga alguns dividendos a FAP em termos de reequipamento.


Cumprimentos, a todos.

Era interessante reequipar com meios válidos, mas com €200M não é fácil.
A preços teóricos de 2008, só para alguns dos meios aéreos que eu considero boas opções para a FAP (embora existam outras), ficaria algo do género:

T-50 Golden Eagle
a  14,931,000.00 €/un x 10 =  149,310,000.00€
EMB 314 / A-29 Super Tucano a  6,399,000.00 €/un x 12 =  76,788,000.00€
Agusta A109 a  4,479,300.00 € /un x 10 =  44,793,000.00€

Logo aqui daria um total de  270,891,000.00€.
 

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P44

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #766 em: Julho 13, 2011, 12:57:27 pm »
Citação de: "miguelbud"
Alguém me pode explicar a razão por detrás da venda de tantas aeronaves ao mesmo tempo?



Chama-se "Défice".
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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chaimites

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #767 em: Julho 13, 2011, 02:28:15 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "junger"
Citação de: "chaimites"
Citar
Sem dúvida que a melhor solução, num contexto económico adequado, seria um projecto nacional, talvéz uma colaboração com o Brasil, a India e talvez a Russia.
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Se fosse assim tão fácil, porque é que não há mais países a construirem caças? Porque é que a India virou-se para a Russia para conseguir um caça de última geração? Porque é que países muito mais ricos que Portugal como o Canadá ou a Austrália compraram o F-18? Porque é que países com muito maior tradição a este nível como o RU Suécia viraram-se para projectos multinacionais?

A resposta e muito simples porque desenvolver um projecto nacional para depois montar 20 ou 30 aviões é insustentavel economicamente, mais valia comprarmos F22 se estivessem a venda!

É uma mera questão de dogmas! E depois há um país que desmonta de forma pornográfica estes dogmas: a Suécia, que desde sempre fabrica os seus caças.
Procurar explicar a realidade pela norma, é um erro fatal. Se assim sempre tivessemos procedido nunca teriamos saido das cavernas.
Convem pensar de outra forma, a verdade não é que não fabricamos aviões por sermos pobres, mas sim que somos pobres porque não fabricamos aviões.


Paíse menores que Portugal (população/dimensão/pib) e que produzem aviões:
Suecia (saab) - menor população

Tem dinheiro e é provavel que a SAAB seja vendida.

Citar
Rep. Checa (Aero Vodochody ) menor população, dimensão e PIB

De cabeça acho que eles só constroem se tiverem clientes para um treinador avançado. Esse treinador avançado foi criado porque havia clientes no Bloco de Leste.

Citar
Chile (Enaer): Menor PIB

O que é que eles constroem?

Citar
Israel (IAI): Menor PIB, população e Dimensão

UAV e Israel recebe bilhões de dólares dos EUA.

Citar
Suiça (Pilatus): Menor dimensão e população

Não é a OGMA que produz um avião para eles?

Citar
Finlandia (Valmet): Menor população

O que é que eles constroem?

Citar
Holanda (Fokker/Rekkof) : Menor dimensão

Eles actualmente constroem alguma coisa? Eu tinha a impressão que a empresa tinha ido à falência... :?

Citar
Ucrania (Antonov): menor PIB
[/quote]

Filho da URSS e consegue clientes graças a isso.

Se formos ver a OGMA faz o que grande parte dessas empresas fez ou faz, ou seja, constrói partes de aparelhos, repara e até monta todo um aparelho para a Pilatus (se a memória não me falha).[/quote]


A propria SAAB Sueca e a Dassault Francesa    estão a demonstrar nao terem capacidade para  desenvolverem sozinhas de um caça  de 5ª geração  
dado as dezenas de milhares de milhões necessarios!

A India pode dar-se ao luxo de financciar projectos desses á custa de Analfabetismo, Desnutrição  e Pobreza  extrema de mais de metade da sua populaçao!
 

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Get_It

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #768 em: Julho 13, 2011, 04:13:23 pm »
Não falem em T-50 Golden Eagle, senão algum génio ainda resolve matar dois coelhos com uma cajadada só, ao substituir os Alpha Jet e os F-16 com essa aeronave. Hmm...

Por falar em OGMA e empresas estrangeiras (p.e. a Pilatus) não mandem foguetes porque o desenvolvimento da aeronave adicionado ao know-how custa mais do que a produção de componentes. Por isso, esses países ainda estão muito à nossa frente (pelo menos na vontade política de andar para a frente com projectos destes).

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #769 em: Julho 13, 2011, 07:26:49 pm »
Citação de: "junger"
parece-me que 20+25 são 45 e não 30. descontando a atrição(2) e canibalizações(2) serão ainda 41 aparelhos.
Menos 10 (MLU) ficam 31, se fizermos esquadras a 15 aparelhos chega perfeitamente para as 2 que temos.
O importante é mais a taxa de disponibilidade que termos 20 aparelhos por esquadra.
É mais fácil manter operacionais 15 aparelhos que 20.

Claro, tem toda a razão, onde é que eu tinha a cabeça quando escrevi isto? Devia estar com os copos :lol: .
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #770 em: Julho 13, 2011, 09:17:24 pm »
Citar
Era interessante reequipar com meios válidos, mas com €200M não é fácil.
A preços teóricos de 2008, só para alguns dos meios aéreos que eu considero boas opções para a FAP (embora existam outras), ficaria algo do género:

T-50 Golden Eagle a 14,931,000.00 €/un x 10 = 149,310,000.00€
EMB 314 / A-29 Super Tucano a 6,399,000.00 €/un x 12 = 76,788,000.00€
Agusta A109 a 4,479,300.00 € /un x 10 = 44,793,000.00€

Logo aqui daria um total de 270,891,000.00€.

O JN de hoje referia que a venda poderia render 600 milhoes de euros, mas acho que estao enganados no numeros, é muita fruta.
 

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psaa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #771 em: Julho 14, 2011, 12:07:14 am »
Citação de: "typhonman"
Citar
Era interessante reequipar com meios válidos, mas com €200M não é fácil.
A preços teóricos de 2008, só para alguns dos meios aéreos que eu considero boas opções para a FAP (embora existam outras), ficaria algo do género:

T-50 Golden Eagle a 14,931,000.00 €/un x 10 = 149,310,000.00€
EMB 314 / A-29 Super Tucano a 6,399,000.00 €/un x 12 = 76,788,000.00€
Agusta A109 a 4,479,300.00 € /un x 10 = 44,793,000.00€

Logo aqui daria um total de 270,891,000.00€.

O JN de hoje referia que a venda poderia render 600 milhoes de euros, mas acho que estao enganados no numeros, é muita fruta.

Esse valor de facto é muito estranho! Se um F-16I Sufa (versão Israelita) custava em 2001 cerca de €32 milhões/un, e talvez seja o mais caro e sofisticado F16 que entrou em produção, os nossos mesmo com o MLU e em 2ª ou 3ª mão não poderiam custar €60 milhões/un!! Mas era um grande negócio  :lol:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #772 em: Julho 14, 2011, 01:09:51 am »
Faz lembrar o negócio das João Belo ao Uruguai...
Coloca-se um valor elevado para efeitos de contabilidade como futura receita mas acaba por ser vendido à melhor oferta (baixa).
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #773 em: Julho 14, 2011, 10:13:21 am »
Penso que os nossos Caças F-16 vão ser vendidos e ja ficava muito satisfeito a um preço que rondaram os cerca de 25 milhoes de euros, com esse dinheiro que se compre os caças Aermacchi M 346 umas 12 unidades para substituir os AlphaJett ; cerca de 12 Super Tucanos 314, para substituir os Epsilon e os Chipnunk; 12 Helicopteros A109 ou EC135 para substituir os All III, mais misseis Ammram block 120C ou o missil Meteor, e Sidwinder 9x ou o Iris-T, claro que 250 milhoes de euros não chegam, mas dão uma grande ajuda.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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sergio21699

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #774 em: Julho 14, 2011, 10:32:34 am »
Citação de: "Instrutor"
Penso que os nossos Caças F-16 vão ser vendidos e ja ficava muito satisfeito a um preço que rondaram os cerca de 25 milhoes de euros, com esse dinheiro que se compre os caças Aermacchi M 346 umas 12 unidades para substituir os AlphaJett ; cerca de 12 Super Tucanos 314, para substituir os Epsilon e os Chipnunk; 12 Helicopteros A109 ou EC135 para substituir os All III, mais misseis Ammram block 120C ou o missil Meteor, e Sidwinder 9x ou o Iris-T, claro que 250 milhoes de euros não chegam, mas dão uma grande ajuda.

Não acredito que se compre isso tudo, os 250milhões dão apenas para os 12 Aermacchi M 346 (20M cada um segundo a wikipédia) e não tou a ver o governo a investir o que falta.
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #775 em: Julho 14, 2011, 12:02:53 pm »
Ontem, num artigo que li no CM, falava num preço que podia ir dos 10 milhões aos 15 milhões/unidade... Fazendo as contas os F-16 rendariam cerca de 150 milhões € sendo os restantes 50 milhões de € perfazidos pela venda dos super-pumas e dos aviocar.

o artigo em papel era mais completo
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... es-a-venda
Citar
F-16 portugueses à venda

O Estado português tem à venda dez aviões F-16 e a força aérea do Paquistão "solicitou informações" sobre estas aeronaves, refere o Relatório de Execução da Lei de Programação Militar de 2010.

Portugal estabeleceu "contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas", tendo a força aérea paquistanesa "manifestado interesse em realizar uma visita" a Portugal para avaliar os caças F-16 a alienar, lê-se no relatório a que a agência Lusa teve acesso.

O documento refere ainda que o Paquistão "solicitou informações sobre configuração e 'upgrades' estruturais das aeronaves", tendo o Estado português enviado "as informações solicitadas" além de ter sugerido "possíveis datas de visita às OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal S.A)".

Além dos dez caças F-16, que Portugal tem à venda, encontram-se ainda para alienação oito helicópteros Puma e dez aviões C-212 Aviocar, na "situação de inibidas ao serviço e já abatidas ao serviço", refere o relatório.

Por outro lado, a modernização de seis aeronaves militares de transporte da Força Aérea está parada há mais de dois anos "por falta de financiamento" e dependente da venda de helicópteros PUMA, refere o mesmo relatório.

O pedido para a modernização dos aviões já com limitações de voo em  espaço aéreo europeu, e com uma previsão de verba máxima no valor de 45  milhões de euros, foi apresentado em Abril de 2009 ao então ministro da  Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira.

A execução deste projecto "está dependente da alienação dos helicópteros PUMA" (SA-330 PUMA), que foram desactivados com a compra dos novos helicópteros actualmente ao serviço da Força Aérea EH-101.

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psaa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #776 em: Julho 14, 2011, 03:49:41 pm »
Custando um F-16C/D novo e acabadinho de sair da fabrica da Lockheed, cerca de €13.4M, acho muito pouco provável que nos paguem esses valores pelos nossos mesmo com o MLU... Por esses valores os Paquistaneses comprariam novo de certeza!
 

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Re: Substituição dos F-16's
« Responder #777 em: Julho 14, 2011, 07:09:43 pm »
Não confiem nos números apresentados nos medias nem da Wikipédia.
E não esquecer no que toca a novas aeronaves é preciso, além delas, incluir peças sobresselentes, equipamento para manutenção, formação, etc.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #778 em: Julho 20, 2011, 10:58:36 am »
Boas

Eu acho que se esta venda se concretizar devia-se no minimo aproveitar a receita para prosseguir a modernização dos F-16 mas com a instalação do radar SABR pois com este radar aumentava-se bastante as capacidades dos F-16.
Eu sei que a substituição dos Alpha Jet é uma prioridade (ao contrário dos Epsilon que ainda aguentam mais uns anos), mas com esse dinheiro (200 milhões) só dava para comprar 10 M-346 (pois não me parece que o preço mude muito em relação aos 20 milhões da Wikipedia), e depois como o caro Get It disse temos de contar com o custo acrescido de peças de reposição, formação, etc, que aumentam o preço final da compra. E não nos podemos esquecer também que a parte do dinheiro referente à venda dos Pumas vão para a modernização dos C-130 (+- 40 milhões).

Para se poder pensar na compra de helis ligeiros, substituir os Epsilon e substituir os Alpha Jet teriamos de por à venda também alguns ALIII , alguns Alpha Jet (não me parecem estar em condições para isso, a não ser para algum país que já os utilize e que necessite de aeronaves extra para reposição de peças) e também pensar em vender os Epsilon (mas para esta venda ser feita é preciso que já esteja ao serviço o seu substituto), sem serem estes não tou a ver mais nenhuma aeronave que possa ser vendida a não ser os Chipmuk e os FTB-337, mas não sei em que condições estão este ultimos.
Uma coisa que tem de deixar de ser feita é dar as aeronaves aos PALOPs assim de graça como os 2 FTB, têm de ser vendidos nem que por uma quantia simbólica (exemplo 200/500 mil euros a unid.) pois este dinheiro já dava para comprar peças de reposição, combustivel ou até mesmo armamentos para as aeronaves da FAP.

Aeronaves que poderiam ser postas à venda:
-10 ALIII entre 1 e 2 milhões a unidade, incluindo na venda tanto dos canhões que os equipam como algumas aeronaves para peças de reposição = 10 a 20 milhões;
-16 Epsilon (não sei a quantidade exacta ao serviço na FAP) entre 2 e 3 milhões a unidade = 32 a 48 milhões;
-6/8 Alpha Jet (os que tiverem em condições de voar ainda) entre 4 e 6 milhões a unid. = 36 a 48 milhões.

Cumps
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #779 em: Julho 20, 2011, 11:53:51 am »
DC quantos anos têm os aparelhos que tu mencionas? Décadas e décadas, certo?! Quem é que ia pagar tanto dinheiro por este material? Ninguém, especialmente quando há tanta oferta no mercado internacional a preços competitivos.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...