Só se fala da diferença do numero de caças, é verdade que essa diferença existe, mas se existe é por um razão, mesmo que o orçamento de defesa fosse exactamente igual para esse paises referidos (Holanda, Bélgica, Dinamarca, Portugal) continuaria a existir uma diferença no numero de caças de cada pais, porque para temos menos caças temos mais noutras coisas, por exemplo:
- Temos mais carros de combate que a Bélgica.
Sim, mas não vale referir só aqueles paises que tem menos material do que nós.
Porque não falar da Holanda que tem uns impressionantes 82 Leopard 2A6, e 192 CV9035NL e 1500 AIFV, isto falando só de blindados de lagartas, para não referir os restantes veiculos bindados.
Nos temos uns ridiculos 36 leopard, fala-se me adquirir mais uma vintena, não me admira.
Em relação aos gregos, voce diz que a grécia não é comparável com Portugal, pois bem presumo que se refira os facto de a grecia ter ao lado um vizinho chamado Turquia, mas se este cenário se poe para os gregos no ambito NATO, então nos temos um problema igual ou parecido, chamado espanha.
Mas mesmo assim ficam aqui os impressionantes numeros do exercito grego, 170 Leopard 2A6, 183 Leopard 2A4, 501/19 Leopard 1A5, 19 Leopard GR e
390 M48A5 MOLF.
- Temos mais submarinos que a Bélgica e a Dinamarca..
Sim, eu pergunto, era ridiculo que a belgica tivesse mais submarinos que Portugal, com uma ZEE minuscula, era caso para dizer, para que é que a Belgica precisa de submarinos.
A dinamarca nem tanto devido á Gronelância, que lhes dá uma dimensão maritima que a belgica não tem.
Mas temos menos que a grécia, que tem 12, e menos que a holanda que tem 4.
E os dois que temos são poucos, muito pouco para patrulhar a nossa imensa ZEE, a 3ª maior da UE e no top 15 das maiores do mundo.
O contrato inicial previa 3 submarinos, com opção de mais um, e era por ai que deviamos andar, tal como voce diz temos arquipélagos e temos que dar cobertura a essas áreas.
- Temos mais aviões de transporte que a Holanda e a Dinamarca..
Somos um pais com 2 arquipélagos distantes do continente e isto obriga aque o pais tenha bastantes aviões destes, mas por aqui a coisa vai andando, e vem ai os embraer novos.
- Temos mais navios de superficie que a Bélgica e a Dinamarca..
Sim, podemos ter mais do que estes paises, e seria ridiculo se não tivessemos, mas em relação à holanda estamos a léguas, alias ate estamos a ser depositório de fragatas em segunda mão provenientes da belgica, como é o exemplo das duas da classe Karel Doorman, rebaptizadas de classe bartolomeu dias.
Em relação aos gregos, en nem vou pronunciar, porque estamos a muitas milhas nauticas da capacidade naval grega, que tem dezenas de fragatas e 12 submarinos, para não falar nos navios logisticos, lanchas de desembarque e contra-torpedeiros.
Se o dinheiro vai para um lado, já não vai para o outro e nós temos uma grande diferença entre estas nações, é que somos uma nação com arquipélagos algo distantes e por isso não podemos desprezar a componente maritima das Forças Armadas tal como alguns desses paises fazem.
Para mim a Grécia não é exemplo de comparação.
Sim, não devemos desprezar a componente maritima, que é o que estão a tentar fazer em portugal com este ataque aos submarinos, quando se ve gente a dizer que não precisamos de submarinos para nada, e quando compara-mos a nossa marinha com as marinhas de paises com dimensão menor que a nossa, e com uma ZEE muito menor, e sensivelmente com os mesmos recursos chegamos á conclusão que no minimo estamos mal equipados.
Em relação ao facto de dizer que a Grécia, não é comparável com Portugal, isso é discutível, e já antes lhe deixei a minha opinião em relação a isso.
Cumprimentos.