Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

  • 4860 Respostas
  • 1289287 Visualizações
*

paraquedista

  • Membro
  • *
  • 278
  • Recebeu: 50 vez(es)
  • Enviou: 41 vez(es)
  • +2/-2
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #585 em: Outubro 02, 2010, 06:22:21 pm »
Parecem-me 22 mlu'S:  ( o artigo deve ter sido feito antes do 15130 ter sido entregue)

PEACE ATLANTIS 1: 15101, 15102, 15104, 15105, 15108, 15110, 15114 (FALTAM 12)

PEACE ATLANTIS 2: 15121, 15122, 15123, 15124, 15125, 15126, 15127, 15128, 15129, 15130, 15133, 15134, 15137, 15138, 15139 (FALTAM 5...15131, 15132, 15135, 15136, 15141)

PROXIMOS A SAIR DA DOCA 4, DEVEM SER:

15106
15109
15117
15107
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #586 em: Outubro 02, 2010, 08:03:36 pm »
Boa noite,

Citação de: "Instrutor"
Bem isto de comprar armamento à Russia já não é nova, lembro que a Alemanha tem Mig´s 29 ainda herdados da RDA,
Os MiG-29 Fulcrum da Alemanha de Leste foram mantidos em serviço na Força Aérea para complementarem os F-4F Phantom II e permitirem aos pilotos alemães uma transição mais fácil entre os F-4F e o Typhoon.

Citação de: "Instrutor"
a Grécia tem sistemas AA russos e veículos blindados made in Russia,
E, também, navios de desembarque. A Turquia também usa veículos blindados russos.

Citação de: "whiskey01"
Agora, vistas as imagens da Base Aérea de Davis-Monthan, o que se pensava ser à relativamente pouco tempo se pensava que era um cemitério de aviões, é a maior Base Aérea de Reserva do mundo. Ainda acredita nos 385 aviões "feitos em postas"? É que também diziam que estes estavam feitos aos bocados, e, a mim, parecem-me inteiros...
É uma base de reserva onde vão buscar material consoante as necessidades. Mas também já lá foram inutilizados aviões, por exemplo, B-52 na sequência dos tratados de redução de armas nos anos 90.

Citação de: "whiskey01"
Não tem lógica nenhuma. Aliás, se comprássemos equipamento russo, muito provavelmente iria ter o efeito contrário. O que quis dizer é que muita gente pensa que só o que é europeu e americano é bom. O resto é lixo.
O que é russo é mais resistente, e necessita de menos manutenção. Os MiG-21, MiG-23, MiG-27, MiG-29, MiG-31,Su-17, Su-24, Su-25, Su-27 (e variantes) e os seus aviões de transporte podem operar de pistas semi preparadas, o que só acontece com alguns aviões ocidentais.

Um oficial americano que esteve na Hungria numa visita de cortesia, disse que um MiG-29 ficava pronto para uma nova missão num curto espaço de tempo. E que as portas que protegiam as entradas de ar eliminavam a necessidade de ter pessoal para manter limpas as pistas de objectos estranhos (FOD) podendo ser atribuídas outras tarefas a essas pessoas.

As principais vantagens dos aviões ocidentais são a apresentação superior de dados e da situação táctica ao piloto e o melhor desempenho dos seus motores.

As principais razões pelas quais os caças russos são, maioritariamente controlados a partir de terra, são os seus radares inferiores e a negação de iniciativa própria ao piloto.

Os alemães disseram que apesar do MiG-29 ter um bom radar (para um caça soviético) estava estruturado para não permitir muita iniciativa ao piloto facto que lhe diminuía um pouco as suas reais potencialidades.

Relativamente aos seus congéneres soviético, os MiG-29 alemães tinham os seus radares degradados, tinham a potência total dos motores degradada em 10% e não tinham a modificação para poder disparar o canhão tendo instalado o depósito central externo de combustível. O pessoal de manutenção da Bundesluftwaffe fez alterações aos motores para reduzir os custos da sua manutenção, e, aumentar o intervalo de manutenção de 350 para 700 horas. Num motor ocidental esse intervalo é de, mais ou menos, 1200 horas.

700 horas era o intervalo que o fabricante dos motores dos Su-30 indianos tinha garantido, mas tem havido algumas dificuldades para atingir esse intervalo.

Citação de: "whiskey01"
Têm bases militares em tudo o que é país. No entanto, o mais engraçado é que ninguém tem bases no país deles.
Os soviéticos fizeram o mesmo nos países do Pacto de Varsóvia durante a guerra-fria.

Se não fossem os americanos, eles tinha “varrido” a Europa Ocidental.

Não é por acaso que eles tinham uma lista de personalidades alemãs para prender, e outra lista com nomes de alemães de leste para ocupar os seus lugares; que tinham uma nova moeda para substituir o marco alemão, e, por fim, todas as aeronaves soviéticas estacionadas na Alemanha Oriental, eram compatíveis com os equipamentos de apoio existentes nas bases aéreas da NATO.

Se os americanos ainda permanecem na Europa é porque os europeus assim querem. Enquanto a Bélgica e a Alemanha terminaram o acordo nuclear que tinham com os Estados Unidos, a Holanda ainda o mantém.

Citação de: "whiskey01"
Mas já dizia um general russo: "A Europa é o cão, a NATO é a trela e o dono são os EUA.". Concordo plenamente.
Um general americano poderia dizer que: “A Europa de Leste é o cão, o Pacto de Varsóvia é a trela e o dono é a União Soviética.”

Não se esqueça do muro de Berlim, e, da crise gerada a seguir ao encerramento, pela União Soviética, das ligações entre a Alemanha Ocidental e Berlim.

Citação de: "whiskey01"
Verdade sim senhor, concordo plenamente consigo. Mas para darem o exemplo, os EUA deveriam ser melhor que os russos, para provar que o mundo ocidental é melhor em todas as vertentes que o resto.
Infelizmente a hipocrisia é comum, tanto numa ditadura como, numa democracia.

Não se recorda de como na Alemanha de Leste, a produção de Trabants era controlada, e, os potenciais compradores tinham que esperar dois anos pelo seu automóvel?

E a espectacular vivenda ao estilo ocidental que Honecker tinha?

E quando, após o final da Operação “Tempestade no Deserto”, os Americanos incitaram a revolta dos curdos para depois deixarem que os iraquianos a suprimissem?

E as doenças dos civis americanos, enviados para o teatro de operações para efectuar limpezas, que os responsáveis do governo tanto tardaram em reconhecer?

Cumprimentos
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #587 em: Outubro 02, 2010, 09:45:39 pm »
E isto é que é um comentário. Sim senhor.
Em relação ao seu comentário, sim, eu sei que Davis-Monthan é uma Base Aérea de Reserva. Há mais, mas esta é a maior. Aliás, os nossos F-16 MLU vieram de uma coisa destas. Desenterrados de um deserto esquecido. Engenhosos, estes filhos da mãe americanos.

Em relação ao equipamento russo, sim, concordo consigo. Resistente, manutenção escassa e o factor económico. O verdadeiro problema dos russos reside no motor. Por razões desconhecidas, sempre tiveram dificuldade em fabricar motores potentes e fiáveis (problema que os alemães nunca tiveram, excepto alguns casos). E a aviónica é outro problema dos russos. Ainda não acertaram na coisa. Veremos se o novo Su PAK FA já tem sistemas mais avançados. A única coisa que eles são melhores que os americanos, é no design dos aviões. Basta olhar para o desempenho do Su-47 Berkut, do Su-35 Super Flanker ou do Su-37 Terminator. São mais manobráveis do que qualquer caça americano (e sim, até mesmo que o F-22 Raptor). Depois está a questão da durabilidade. Os aviões dos russos parece que são feitos para "levar porrada". A verdade é que funcionam em quaisquer condições, a qualquer altura.
 
Em relação à politica da NATO, não concordo com certas coisas. Mas tem de ter em consideração que os americanos aproveitaram-se do facto do medo da Guerra Fria para se meterem na Europa. Aliás, foram eles que criaram o fantasma da guerra NBQ (Nuclear, Biológica e Química). De facto, os primeiros a fazer qualquer uma destas guerras foram eles... É, de facto, uma verdade um tanto degradante. Mas no entanto, são um excelente povo. E continuo a dizer: A dívida eterna da Humanidade para com os americanos, está no facto de que eles vieram morrer para a Europa, libertar um continente que não era o deles, para salvar um povo que não era o deles. É , no meu ver, o expoente máximo da solidariedade. Fazer tudo por tudo, incluíndo estar disposto a dar a vida para libertar o mundo da tirania nazi.
Mas enfim. Todos nós temos os nossos momentos de glória, e os "podres". Mas se falam em imperialismo russo, fazer o mesmo não lhes dá grande crédito. Tal como disse, a hipocrisia é comum na politica.
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #588 em: Outubro 03, 2010, 07:11:56 pm »
Boa tarde,

Ontem esqueci-me de referir que quando o Typhoon entrou em serviço no Esquadrão 731, os MiG-29 foram vendidos á Polónia por um euro.

Davis Monthan é, também, um centro de regeneração, onde os americanos vão buscar aviões e, peças tanto para uso doméstico como para fornecer a outros países.

Não é só Portugal que recebe material “usado”, a Jordânia, Espanha, a Tailândia, Israel também receberam.

Os motores russos são potentes, o problema é a fiabilidade, concretamente o intervalo entre as manutenções.

Temos que salientar o intervalo de tempo que separa o F-15 do Su-27. O Su-27 deu aos soviéticos o primeiro avião multi-funcional equivalente ao F-4 Phantom.
O Su-27 combina o alcance, a velocidade e a capacidade de carga do F-15 com uma manobrabilidade superior; nunca foram concebidos depósitos externos para o Su-27. Durante a guerra-fria, os Su-27 baseados na Polónia conseguiam abranger a maior parte da Europa.

Basta ver como o Su-30, num festival aéreo europeu, apesar de um “flame-out” num dos motores provocado pela ingestão de um pássaro, e após ter tocado, na pista conseguiu elevar-se a uma altura suficiente para permitir a ejecção da tripulação.

Ou aquele vídeo que circula no You Tube de um Su-33 que falha a aterragem no porta-aviões e praticamente paira sobre o convés antes de voltar a ganhar velocidade.

Por isso é que, com a “liberalização” das vendas de material russo e das ex repúblicas soviéticas, os aviões russos incorporam componentes franceses, sul-africanos, israelitas e até americanos, como o AIFF nos Su-30 da Malásia.

Um caça ou é “stealth”, ou é manobrável, as duas características são incompatíveis, por isso é que o F-22 tem empuxo vectorado.

Staline não era nenhum “santinho”, basta ver o que ele tentou fazer em Berlim.
Os caças russos executaram acções agressivas contra os aviões de transporte aliados que, utilizando os corredores aéreos previamente acordados, reabasteciam diariamente a cidade sitiada.

Na I Guerra Mundial não digo, mas na II Guerra Mundial, se a Europa caísse eles bem podiam ser o próximo alvo.

Uma das ironias do destino é que tanto na I Guerra Mundial como na II Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, os Estados Unidos sempre foram apanhados desprevenidos.

Temos que reconhecer que a repressão sempre foi mais dura por detrás da cortina de ferro do que no ocidente.

Os americanos reagiram á instalação de mísseis soviéticos em Cuba, mas “esqueceram-se” dos mísseis que tinham na Turquia, país que faz fronteira com a União Soviética.

Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 04, 2010, 12:29:45 pm por Smoke Trails »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3709 vez(es)
  • +967/-1101
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #589 em: Outubro 03, 2010, 11:28:07 pm »
Citação de: "Smoke Trails"
Os americanos reagiram á instalação de mísseis soviéticos em Cuba, mas “esqueceram-se dos mísseis que tinham na Turquia, país que faz fronteira com a União Soviética.

Mas os Russos não :wink: .
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #590 em: Outubro 04, 2010, 12:24:08 pm »
Boa tarde,

Citação de: "Lightning"
Citação de: "Smoke Trails"
Os americanos reagiram á instalação de mísseis soviéticos em Cuba, mas “esqueceram-se” dos mísseis que tinham na Turquia, país que faz fronteira com a União Soviética.

Mas os Russos não :wink: .
Exactamente! Eu referi isto para demonstrar os dois pesos e as duas medidas da política dos Estados Unidos.
Os Estados Unidos estacionaram mísseis perto da União Soviética, mas não gostaram de ver mísseis soviéticos a 180 km do seu país.

Cumprimentos
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #591 em: Outubro 05, 2010, 10:40:06 pm »
Smoke Trails,

Concordo com tudo o que disse, tirando a parte do:

"Uma das ironias do destino é que tanto na I Guerra Mundial como na II Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, os Estados Unidos sempre foram apanhados desprevenidos."

Na Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos não foram apanhados desprevenidos. Tanto que só se juntaram à frente aliada no final da guerra. Na Segunda Guerra Mundial, isso de terem sido "apanhados desprevenidos em Pearl Harbor", é tudo mentira. Os Estados Unidos sabiam que, mais cedo ou mais tardem tinham de intervir na Europa e no Pacifico, pois os ingleses, ainda em recuperação da Primeira Guerra Mundial, estavam de rastos, e, antes de darem por isso, estavam em guerra (de novo) com um dos exércitos mais disciplinados e bem treinados do mundo, agora com um poderio fora do normal. A França tinha bons tanques, e em grande quantidade, mas os Stukas alemães não lhes deram tréguas, aproveitando-se da ineficácia francesa na vertente anti-aérea. Além disso, o exército estava na mesma situação do exército inglês. No Pacifico, nínguem fazia frente ao poderio aeronaval japonês, nem à disciplina de um povo cuja mestria sempre foi a arte da guerra. Somando todos estes factores, os EUA viram que alguma coisa tinha de acontecer para se juntarem a guerra. De facto, já está comprovado. Antes do ataque de 7 de Dezembro de 1941, a marinha australiana tinha detectado navios japoneses em movimento, em direcção a Pearl Harbor. Mais! Avisou os EUA de que haviam elevadas possibilidades de um ataque eminente do Japão. Mas eles nada fizeram, e deixaram-se ser atacados. Eu defendo firmemente esta posição, porque, se me conseguir explicar porque é que, MILAGROSAMENTE, a marinha norte-americana tinha o "circo" todo montado em Pearl, mas faltavam as jóias da coroa: Os porta-aviões. Nenhum deles estava lá ancorado, quando o ataque se deu. E como deve saber, os porta-aviões eram a chave para a supremacia naval. Sem eles, não haviam hipóteses de derrotar o Japão. No entanto, tinham partido dias antes, dias esses que coincidiam com a data do relatório australiano. Desprevenidos não tavam, meu caro amigo. Eles sabiam que iam ser atacados. O restante, como já disse, estou de acordo.

Cumprimentos.
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #592 em: Outubro 06, 2010, 06:15:19 pm »
Boa tarde,

Quando digo desprevenidos digo em termos da evolução do material militar, nomeadamente carros de combate, aviões, e tácticas de combate.

Na I Guerra Mundial, os aviões eram os Spad franceses.

Quando os americanos chegaram á Europa e ao Norte de Africa, pensavam que sabiam tudo e não precisavam de ouvir os conselhos dos ingleses. No Norte de Africa o Afrika Korps de Rommel e na Europa a Luftwaffe depressa lhes demonstraram o contrário.

Na II Guerra Mundial só em Fevereiro de 1945, com a entrada em serviço de alguns T26 Pershing, é que os americanos tiveram um carro de combate capaz de enfrentar de igual para igual os Panther e os Tiger I e II. Comparativamente ao Sherman a superioridade do Pershing era apenas na blindagem, e, na potência de fogo, pois ele ainda utilizava o mesmo motor do Sherman, o qual era cerca de dez toneladas mais leve.

Na II Guerra Mundial os P-39 e os P-40 eram inferiores aos aviões europeus; para além do P-38 só o P-47 podia ser considerado equivalente mas os seus pilotos tinham que adequar as tácticas ao peso do avião, como tão bem demonstrou o 56th Fighter Group.

Foi o P-51 Mustang, inicialmente rejeitado pelos americanos por derivar de um projecto inglês que, ao escoltar os bombardeiros desde as suas bases inglesas até ao alvo e no regresso, salvou a ofensiva aérea da Oitava Força Aérea.

O P-51 Mustang, foi uma evolução do A-36 Apache, um projecto que os ingleses pediram para ser construído nos Estados Unidos. Os P-51B / C foram uma versão refinada do A-36 à qual os americanos juntaram o motor Rolls-Royce Merlin inglês. Curiosamente, o Merlin Packard, produzido nos Estados Unidos, tinha mais potencia do que o Merlin inglês!

Na Marinha o F4F Wildcat apenas fazia frente aos zeros devido a tácticas adequadas, só o aparecimento do F6F Hellcat é que deu á Marinha um avião capaz de enfrentar de igual o Zero e os seus sucessores.

A ineficácia francesa ficou a dever-se ao facto de eles pensarem que uma nova guerra seria travada segundo os moldes da I Guerra Mundial, estando as forcas francesas estruturadas para um conflito desse tipo. O descalabro começou quando Guderian contornou a Linha Maginot, avançando através da floresta das Ardenas, que os franceses julgavam intransponível para blindados.

Na Coreia, os Estados Unidos utilizaram uma versão do Pershing com um novo motor mais potente, designada M26, e, o Centurion inglês.

No inicio da guerra da Coreia, os Estados Unidos apenas tinham Mustangs no Japão, tendo já destruído, ou, fornecido a alguns dos seus aliados a maior parte dos P-47 produzidos, os quais eram menos vulneráveis do que os P-51s no ataque ao solo.

Os F-86 Sabre foram enviados a seguir ao aparecimento do MiG-15 e só a experiência dos pilotos americanos, muitos deles veteranos da II Guerra Mundial, é que permitiu a superioridade do Sabre face ao MiG. Durante o fim-de-semana, os combates estavam mais iguais pois, só nessa altura é os pilotos soviéticos, também eles veteranos da II Guerra Mundial e apelidados de “Honchos” pelos americanos, tinham autorização para voar.

Não vale a pena especular sobre o que poderia ter acontecido se em vez do MiG-15, apenas marginalmente superior ao F-86A, os soviéticos tivessem optado pelo La-15, claramente superior ao MiG-15.

Cumprimentos
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #593 em: Outubro 07, 2010, 11:20:52 am »
Apesar de ser off-topic, só para quem pensava que se pode aumentar "exponencialmente" o número de Pilotos. No concurso da AFA para o ano lectivo de 2010/2011, das 16 vagas para PILAV foram ocupadas 15 (e obviamente que não existem candidatos suplentes, ao contrário das outras especialidades).

http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/n ... ETCMAM.pdf
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3169/-4574
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #594 em: Outubro 07, 2010, 11:25:01 am »
Citação de: "PereiraMarques"
Apesar de ser off-topic, só para quem pensava que se pode aumentar "exponencialmente" o número de Pilotos. No concurso da AFA para o ano lectivo de 2010/2011, das 16 vagas para PILAV foram ocupadas 15 (e obviamente que não existem candidatos suplentes, ao contrário das outras especialidades).

http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/n ... ETCMAM.pdf

E é essa a questão, o pessoal sonha com não sei quantos caças e esquecem-se que não temos pilotos para isso. :roll:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3709 vez(es)
  • +967/-1101
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #595 em: Outubro 07, 2010, 12:18:27 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E é essa a questão, o pessoal sonha com não sei quantos caças e esquecem-se que não temos pilotos para isso. :mrgreen: .
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +1/-0
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #596 em: Outubro 07, 2010, 12:59:46 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
E é essa a questão, o pessoal sonha com não sei quantos caças e esquecem-se que não temos pilotos para isso. :mrgreen: .

Já agora, o que é que Israel faz?  :oops:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3709 vez(es)
  • +967/-1101
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #597 em: Outubro 07, 2010, 02:58:09 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Já agora, o que é que Israel faz?  :oops:

Para começar tem serviço militar obrigatório o que obriga todos os homens (e as mulheres solteiras) e a se apresentarem ao serviço militar e depois há um sistema de prioridades de diversas forças militares, a Força Aérea é a primeira a escolher a nivel de pilotos (agora só não sei se são todos os pilotos ou só os pilotos de caças), isto é, de todos os jovens que se apresentam para cumprir o serviço militar a Força Aérea pode escolher qualquer um deles para ser piloto, depois desses terem sido selecionados, os restantes jovens vão ser selecionados para outras forças e funções das Forças de Defesa Israelitas, sempre pelo modo de prioridades, por exemplo os pára-quedistas também são logo das forças iniciais, como é lógico há unidades que dão prioridade aos testes fisicos, outros aos testes escritos, etc
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23352
  • Recebeu: 4273 vez(es)
  • Enviou: 3019 vez(es)
  • +3169/-4574
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #598 em: Outubro 07, 2010, 03:02:45 pm »
Basicamente é isso mesmo, as IDF têm muitas caracteristicas únicas. Por exemplo não há nada parecido com as nossas Academias, só os oficiais podem fazer carreira, o tempo de serviço militar obrigatório dependo do sexo, nacionalidade, especialidade, etc.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9943
  • Recebeu: 5096 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #599 em: Outubro 07, 2010, 04:59:28 pm »
Boas
Eu gostaria de propor umas ideias para um futuro pacote M6 dos F-16 MLU.É o seguinte:
-Instalação do novo radar SABR;
-Reforço das asas de maneira a permitir o transporte de armamentos mais pesados (ex.misseis Harpoon e SLAM-ER)
-Certificação para levar o misseil de cruzeiro JASSM;
-Instalação de tanques conformais identicos as F-16 Block 60, se for possivel tal instalação nos nossos Fs (se alguém puder dizer se tal é possivel agradecia :wink:

Cumps