Lightining, peço desculpa, pensei que o raio de acção do F-16 fosse menor. Na realidade, tem um RA de cerca de 2100 mn (3900 km). Não necessitamos então de um par de reabastecedores.
Cabeça de Martelo. Ainda estou para saber o que é um PA. O meu palpite é que seja um reabastecedor? Os estrangeiros chamam-lhe "tanker". Não estou a ver de onde vem o "PA".
Por fim, dc.
Eu achei que a substituição dos F-16 dos "Jaguares" (Esquadra 301) pelo A-10 Thuderbolt II seria adequada, mas pensei que não gostassem da ideia. Entretanto, estive a pesquisar, e não seria possível. Neste momento, os A-10 só estão em uso exclusivo pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Eles não iriam querer vendê-los. Em relação ao F-16 VISTA, isso seria bastante vantajoso, pois daria mais agilidade em "dogfight". O problema é que o nosso governo não sabe negociar. Se eu entrasse em negociações, e me dissessem que o A-10 está em uso exclusivo pelos EUA, eu dizia que a Base das Lages estava em uso exclusivo deles, e se não passassem para cá os A-10, bem que podiam agarrar no "uso exclusivo" deles e desandar do nosso país. Mas isso era eu. Os acordos da NATO são tudo uma grande aldrabice. Políticas de fora, sim dc, esse é o nome correcto. Thrust Vectoring, ou, em português, tal como disse, propulsão vectorial.