Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3%)
F-35
59 (44%)
Rafale
21 (15.7%)
Gripen
34 (25.4%)
Eurofighter Typhoon
16 (11.9%)

Votos totais: 134

Substituiçao dos F-16's

• 4862 Respostas
  • 1290406 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3710 vez(es)
  • +967/-1101
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #450 em: Setembro 12, 2010, 10:02:50 pm »
Citação de: "Luso-Efe"
Penso que o facto de ser administrador não lhe dá o direito de tecer considerações de ordem pesoal, mas enfim.

Não temos em nenhuma deles, é verdade, mas na minha opinião o material americano é melhor do que o da EADS, é apenas aminha opinião mas tenho direito ela.

Você tem direito à sua opinião, e eu acho que tenho direito à minha, ou por ser moderador já não posso dar a minha opinião?
E para completar esta parte do seu texto não percebo porque quando fala em material europeu só fala na EADS, caso não saiba há outras empresas europeias que projectam/constroem equipamento militar (hardware e/ou software), alias até lhe dou um bom exemplo, a maior empresa do mundo de armamento nem é americana é europeia e não é a EADS, a empresa em causa é a britânica BAE Systems, e se quiser dar uma vista de olhos pelo TOP pode ver no link várias empresas europeias além da EADS.
http://en.wikipedia.org/wiki/Defense_contractor

E depois se os próprios paises que estão ligados ao projecto do eurofighter fazem intenção de adquirir o F-35, ou seja, vão comer fora, deve ser porque vêm vantages no F-35, não?

E se eles vão eles vão, porque motivo nós não pode-mos ficar com o material americano em detrimento do da EADS.

Eu não estou muito por dentro do programa do F-35, sei que a nivel das Marinhas há necessidade para os porta-aviões ligeiros, a nivel de Força Aérea desconheço mas de certo que tem vantagens em relação ao Eurofighter, tal como acredito que o Eurofighter também deve ter as suas vantagens, senão não faziam mais nenhum.
E nós (Portugal) não temos que ir comprar o que os outros compram, só porque eles compram, não temos dinheiro para isso (é como o vizinho que tem um carro de grande cilindrada na garagem para andar ao fim de semana), quando compramos algo tem que ser porque há uma necessidade, e o material que comprarmos (aeronaves, navios, etc) tem que ser muito bem estudada para suprimir essa necessidade, pode até se achar que o F-35 é, demasiado bom (e caro) para essa necessidade! Quando compramos os F-16 nos anos 90 já havia aviões melhores na época como o F-15 e não compramos F-15, se quando chegar à altura de substituir e quem de direito disser que é o F-35 que devemos ter, muito bem.

Edit: lembrei-me agora de uma coisa, a Alemanha que está no projecto do eurofighter, não quer o F-35 e a Espanha (se bem que vai precisar deles para substituir o Harrier da Marinha), não falou nada em ter o F-35 para a Força Aérea, por isso temos um empasse de 50%, isto é, metade dos paises que estão no eurofighter (Reino Unido e Itália) é que também querem F-35 para a Força Aérea, a outra metade, a Alemanha e a Espanha, parece que não quer.

Penso que é consensual que os caças americanos são superiores aos da EADS.

Quais é que são os caças que a EADS constroe? A EADS (que representa os Alemães e Espanhois) em conjunto com os ingleses (BAE Systems) e os italianos (Alenia Aeronautica) constroi o Eurofighter, mas não é a EADS sozinha (isto parece uma teoria da conspiração contra a EADS :mrgreen: ), na europa além do eurofighter temos outros caças como o Rafale (feito pela Dassault da França) e o Gripen (feito pela Saab da Suécia), isso de ser consensual que os caças americanos são superiores aos da EADS é falso, isso é apenas a sua opinião, existem outras pessoas que não concordam consigo.

Admito que você a conheça melhor do que eu.

Pode argumentar que tem uma pista relativamente curta, 1900 metros, e não tem a estrutura de apoio de Montereal, mas com certeza que albergava lá 20 caças.

As placas de dispersão teriam que ser feitas, mas se não lhe agrada Sintra sempre podiam ficar na Ota já que o aeroporto não vai para lá.

Depois se reparar eu disse isso, um bocado na ironia, e depois referi-me a ovar, ou vai-me dizer que base de ovar também não tem condições para receber 20 ou 30 caças.

Pode não ter as condições de Monte Real, e teriam que ser gastos uns trocos valentes na parte da manutenção e do alojamento do pessaol, mas Maceda tem uma boa pista e  raquetes de estacionamento.

Sim as bases da Ota e de Ovar tem melhores condições de serem construidas as infra-estruturas para alojar uma força de caças de combate, mas a base de Sintra não tem, além de ter boa parte do espaço ocupado pelo museu do ar e pela esquadra dos aviões da Academia e a propria Academia em si, eu não estou a dizer que a pista é curta, estou a dizer é que as placas de estacionamento, os hangares de manutenção, a falta de raquetes de dispersão, a falta de terreno para construir essas mesmas raquetes, a falta de espaço para construir depositos de armamento, depositos de combustivel, o espaço da base em si é pequeno, teriam que ficar "umas coisas em cima das outras", ou então teria que se comprar mais terreno para aumentar a base.

Não sou eu apenas que o digo, reporto para o inicio deste tópico onde isto também é dito da maneira que eu o disse, ironizando um pouco tal como eu fiz, mas não afastando de todo o cenário.

viewtopic.php?f=27&t=5206

Cada um tem direito à sua opinião.

Portugal precisa de ter estes aviões para poder assegurar as funções de soberania inerentes ao nosso vasto território.

E para poder participar nos compromissos internacionais no ambito da Nato.

A Força Aérea Portuguesa não precisa de 70 ou 80 caças para fazer isso, nem usamos todos os que temos, quer por falta de pilotos, quer também para cortar nas despesas.

E sem dúvida para estes servirem de disuasor para com espanha, porque não dize-lo?
~
Sim isso é verdade, mas há mais considerações a ter em conta quando se decide comprar equipamento militar além disso.

Afinal no fórum defesa, não se pode tocar em espanha, que parece que cai logo o carmo e trindade.

E depois não se tratam de concursos de medições, trata-se de olhar para o panorama europeu e para os países de dimensões semelhantes ás nossas, e constatar que Portugal podia e deveria ter mais aviões deste tipo.

Pois eu também gostava que tivessemos mais isto e aquilo, até havia por ai um tópico que tinha um nome do género "As minhas forças armadas" e o pessoal punha lá as suas ideias, umas mais realistas que outras, mas todos tinham direito a colocar lá as suas opiniões.

Agora que você não concorde, isso é problema seu.

Eu tenho direito á minha opinião, exposta com educação e sem insultar ninguém, que é partilhada por muita gente.

Passar bem.

Obrigado e igualmente.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #451 em: Setembro 14, 2010, 10:07:34 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pois sim, vamos adquirir 60/70 caças quando não temos pilotos nem sequer para 30. :evil:  
:G-bigun:

:mrgreen:  :mrgreen:  :G-beer2: , caro camarada muitos são os problemas que assolam as nossas FAP em geral, dentro da falta de verbas, falta de vontade política e mesmo falta de vontade de alguns militares, Portugal não necessita de comprar grandes quantidades para continuar a ser um livre e soberano estado. Na nossa posição geoestratégica muitos de nós gosta de acarinhar nossos Hermanos de inimigos, mas dentro do actual cenário internacional os Espanhois são nossos aliados tanto na NATO como na UE, sendo assim o nosso mais proximo vizinho é Marrocos, que com os acontecimentos recentes com um autocarro e cidadaos mostraram-se muitos prestaveis, amigos e solidários. Contudo é imperativo mantermos umas FAP profissionais equipadas com o melhor material dentro das nossas possibilidades mas continuar-mos a defenir o nosso caminho. Se comparar-mos Portugal na ultima década embora tenhamos comprado em menor quantidade estamos muito mais bem servidos hoje do que à uma decada atras. Com isto vou dar aqui alguns exemplos que englobam todas as forças:
- Aviocar Vs C295M
- A7 Vs F-16
- 2 Sub da classe albacora Vs futuramente 2 U209PN somente o melhor submarino convencional do mundo
- 4 Fragatas Joao Belo Vs 2 Fragatas tipo M
- 100 CC M60 Vs 37 Leo II A6 com possibilidade de mais 18
- Chaimites Vs Pandur II

... etc. Quantidade não indica qualidade. :G-beer2:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #452 em: Setembro 14, 2010, 10:58:40 pm »
Citação de: "Instrutor"
Na nossa posição geoestratégica muitos de nós gosta de acarinhar nossos Hermanos de inimigos, mas dentro do actual cenário internacional os Espanhois são nossos aliados tanto na NATO como na UE

Pois, o problema é que nos estamos a tornar aliados demasiado bons. Quando isso acontece, nada de bom se sucede. A desconfiança moderada é sempre boa. e eu de facto também considero os espanhois nossos irmãos, não nossos amigos. É que amigos pudemos escolher, irmãos já não.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

Daniel

• Investigador
  • 3032
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 225 vez(es)
  • +723/-9411
« Responder #453 em: Setembro 15, 2010, 10:56:28 am »
GI Jorge
e eu de facto também considero os espanhois nossos irmãos, não nossos amigos. É que amigos pudemos escolher, irmãos já não.

Não será ao contrário :shock: vizinhos sim, mais que isso é um mito. c34x

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #454 em: Setembro 15, 2010, 04:28:02 pm »
Totalmente de acordo consigo Daniel.

Vamos entregar a defesa do nosso país a um povo que andou séculos e séculos a tentar conquistar-nos? Quem quer que deu esta ideia, devia mas é ter respeito por aqueles que tombaram sem vida nos campos de Portugal, na defesa da nossa Pátria contra os invasores castelhanos. Irmãos? Amigos? Oh meu caro amigo GI Jorge, isso é pura ficção.

Em relação à substituição dos F-16, isto não pode ser uma bandalhada. Eu não tou a querer ofender nínguem. Só que há gente aqui que pensa que se compram aviões, como se compra uma playstation. Aquilo não é só comprar, meter gasolina e andar por aí a voar. Para caças avançados como o F-35 Lightning, seria necessária a formação de pilotos e de técnicos especializados na manutenção de tal tecnologia, já para não falar que o caça em si, custa 100 milhões de dólares! Não é ideia, nem muito menos sonho pensar nisso. É locura.
 Para quem fala de Sukhois, há que ter em mente que um tratado de armamento não é apenas um papel que está lá para se dizer que se tem um. A NATO tem padronizado quantos caças pode ter cada país, e de quem os deve obter. Passo a explicar:

A Sukhoi é uma empresa russa (óbvio!). A Rússia não faz parte da NATO, ou seja, a lógica leva-nos a um príncipio muito básico: Quem não é nosso amigo, não significa que seja nosso inimigo, mas pode, no entanto, ser uma potencial ameaça.  Portanto, as regras da NATO dizem que Portugal só pode ter uma X quantidade de caças, uma Y quantidade de caças bombardeiros, uma Z quantidade de aviões de patrulha e transporte e por aí fora... Caso um país exceda o número de aviões que está estipulado, inicia-se um processo que muitos já devem ter ouvido falar: Um tratado de desarmamento. O número de aviões que se pode ter depende de vários factores, como a localização geográfca do país (posição estratégica), a importância na diplomacia mundial, a economia do país e muitos outros. E se Portugal tem tratados com países da NATO, tem duas hipóteses: Ou compra aviões de empresas desses países, ou desenvolve uma indústria nacional de defesa. Como não reunimos condições (falta de vontade política) para criarmos projectos só nossos, temos de comprar aos outros. E não se pode comprar aos russos assim sem mais nem menos, porque ao fazê-lo, estamos a dar-lhes mais dinheiro para se armarem. Além disso, eles possuem os códigos de activação dos sistemas electrónicos dos aviões, logo, podem destruí-los assim que quiserem. Na minha opinião, isto é pura tirania americana. Eles estipulam quantos caças os outros podem ter, dizem que não podemos comprar nem vender aos russos, mas depois vendem Blackhawks aos chineses e compram aviões aos russos. O único país europeu que foi suficientemente inteligente para não cair nessa treta imperialista foi a França, quando no final da Segunda Guerra Mundial decidiram que a França iria ter um exército competente e organizado, com armas criadas por indústrias de defesa nacionais. Quando os americanos lhes fizeram a proposta de se juntar a NATO (desculpa esfarrapada para criar dezenas de bases no país deles), eles rejeitaram, e colocaram-se apenas como "amigos" da NATO. E assim são. Peço desculpa pela informação política completamente incontextualizada, mas foi só um desabafo. Na minha opinião, os Alpha Jets eram vendidos e compravam-se F-4S, que são grandes plataformas de armas e também, em caso de necessidade, podem servir como caças de intercepção. Além disso, só custam 2,5 milhões de dólares. Uma pechincha. Como substituição aos F-16, eu optaria ou pelo F-15 Eagle (robusto e ágil), ou pelo Mirage 2000 francês (pequeno, dificíl de detectar e ainda mais ágil). São muito mais baratos do que o Eurofighter Typhoon e têm basicamente o mesmo desempenho. Os F-4's fariam o trabalho do Eurofighter como caça bombardeiro (sim, o Eurofighter Typhoon é um caça bombardeiro) e uma daquelas duas opções o trabalho do F-16, como caça de intercepção, porque estamos a falar da substituição de caças feitos para combate ar-ar, e não ar-terra, logo, substituir o F-16 pelo Eurofighter Typhoon é o mesmo que num jogo de futebol, tirar um ponta de lança para meter um defesa.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #455 em: Setembro 15, 2010, 05:22:06 pm »
Substituir uma aeronave, que essencialmente e actualmente, serve para apenas para treino (Alpha Jet), por uma aeronave da geração anterior, que está a ser substituída em todos os países utilizadores (F-4 Phantom) e que já não é usada pelo país fabricante (EUA), que pode apenas ser utilizada como caça-bombardeiro e sem utilidade como avião de treino...Basicamente é o mesmo que uma escola de condução substituir os Opel Corsa da década de 80/90 por Porsche da década de 60...

F-16 por F-15 ou Mirage 2000...são tudo equivalentes e da mesma geração...mas claro um Ford Fiesta ou um Renaul Clio são muito melhores que um Opel Corsa (do mesmo ano e com a mesma cilindrada)...já para não falar que o F-15 é bimotor (mais €€€ na manutenção).

*

GI Jorge

• 617
  • +1/-0
« Responder #456 em: Setembro 15, 2010, 05:22:55 pm »
Citação de: "whiskey01"
Totalmente de acordo consigo Daniel.

Vamos entregar a defesa do nosso país a um povo que andou séculos e séculos a tentar conquistar-nos? Quem quer que deu esta ideia, devia mas é ter respeito por aqueles que tombaram sem vida nos campos de Portugal, na defesa da nossa Pátria contra os invasores castelhanos. Irmãos? Amigos? Oh meu caro amigo GI Jorge, isso é pura ficção.

Pois, de facto quis dizer que os espanhois não são nossos amigos. falei em irmãos porque muitos se odeiam, tipo Caim e Abel.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar

*

Luso-Efe

• 467
  • +0/-0
« Responder #457 em: Setembro 15, 2010, 07:06:24 pm »
Citação de: "Daniel"
GI Jorge
e eu de facto também considero os espanhois nossos irmãos, não nossos amigos. É que amigos pudemos escolher, irmãos já não.

Não será ao contrário :shock: vizinhos sim, mais que isso é um mito. :G-beer2:

Os espanhóis são nossos vizinhos, por isso devemos manter uma relação de cordialidade com eles por força da geografia, mais nada.

Sendo assim, para mim Espanha é no máximo é um vizinho, mais vezes mau que bom vizinho, e muitas delas inimigo, chamar-lhe hermanos é para mim fazer propaganda iberista, e é cuspir na história Portuguesa e desonrar as memórias de milhares de Portugueses que durante séculos lutaram e ainda hoje lutam contra o inimigo castelhano.

Cumprimentos.
« Última modificação: Setembro 15, 2010, 07:13:48 pm por Luso-Efe »
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal

*

Luso-Efe

• 467
  • +0/-0
« Responder #458 em: Setembro 15, 2010, 07:09:53 pm »
Citação de: "Instrutor"

:mrgreen:  :mrgreen:  :G-beer2: , caro camarada muitos são os problemas que assolam as nossas FAP em geral, dentro da falta de verbas, falta de vontade política e mesmo falta de vontade de alguns militares, Portugal não necessita de comprar grandes quantidades para continuar a ser um livre e soberano estado. Na nossa posição geoestratégica muitos de nós gosta de acarinhar nossos Hermanos de inimigos, mas dentro do actual cenário internacional os Espanhois são nossos aliados tanto na NATO como na UE, sendo assim o nosso mais proximo vizinho é Marrocos, que com os acontecimentos recentes com um autocarro e cidadaos mostraram-se muitos prestaveis, amigos e solidários. Contudo é imperativo mantermos umas FAP profissionais equipadas com o melhor material dentro das nossas possibilidades mas continuar-mos a defenir o nosso caminho. Se comparar-mos Portugal na ultima década embora tenhamos comprado em menor quantidade estamos muito mais bem servidos hoje do que à uma decada atras. Com isto vou dar aqui alguns exemplos que englobam todas as forças:
- Aviocar Vs C295M
- A7 Vs F-16
- 2 Sub da classe albacora Vs futuramente 2 U209PN somente o melhor submarino convencional do mundo
- 4 Fragatas Joao Belo Vs 2 Fragatas tipo M
- 100 CC M60 Vs 37 Leo II A6 com possibilidade de mais 18
- Chaimites Vs Pandur II

... etc. Quantidade não indica qualidade. :G-beer2:

Em primeiro lugar eu não vim para aqui barafustar com ninguém, se você o fazia isso é problema seu.

Depois eu posso estar registado no fórum à relativamente pouco tempo, mas já acompanho isto há muito.

Eu fiz uma exposição fundamentada baseada numa análise comparativa entre Portugal e outros países da Europa de dimensão e poder económico similar ao de Portugal, nomeadamente Holanda, Bélgica, Grécia e Dinamarca.

E depois disto chega-se á conclusão, que comparativamente Portugal devia dispor de muito mais que 40 caças F-16, muitos deles ainda por modernizar para os padrões MLU.

Depois houve quem disse-se que alguns destes países tinham pib’s mais elevados, e ai eu fiz uma análise comparativa analisando os respectivos pib’s e esquecendo a parte territorial onde somos claramente superiores a qualquer um dos países com quem eu comparei Portugal, e a conclusão é que ao nível de caças de combate Portugal está claramente deficitário, no mínimo devíamos ter 65/70 aeronaves.

Quantidade não é qualidade, nisso tem razão.

Mas dizer que não precisamos de mais aeronaves para mim isso é mentalidade de :

PORTUGAL DOS PEQUEINNOS.

Depois em relação a Espanha, para mim Espanha no máximo é um vizinho, mais vezes mau que bom, e muitas delas inimigo, chamar-lhe hermanos é para mim fazer propaganda iberista, e é cuspir na história Portuguesa e desonrar as memórias de milhares de Portugueses que durante séculos lutaram e ainda hoje lutam contra o inimigo castelhano.

E a mim choca-me ver um Transmontano com essa retórica, Trás-os-Montes e os Transmontanos sem desfazer de outras regiões do pais foi sempre um bastião de patriotismo, e por aqui os castelhanos nunca fizeram farinha, e você com essa retórica dos hermanos não honra sem duvida a historia patriótica de Trás-os-Montes e dos Transmontanos, não sei se algum dia ouviu falar dos capitães de ordenanças e dos fossados Transmontano, não sei se isso para si é um corpo estranho.

O slogan da infantaria do marão diz, tudo, nem um passo atrás.

Por fim as FAP e a este ritmo vão acabar por desaparecer, que é o que os iberistas socialistas, e não só pelos vistos querem, já Mário Soares, um dos maiores traidores á pátria de todos os tempos em Portugal, veio aqui há uns tempos dizer que a solução é acabar com as Fap, que estas não tem capacidade para defender o pais de nada, este tipo cospe assim na cara dos militares, e pior parece eu tem gente que o apoia.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #459 em: Setembro 15, 2010, 07:39:37 pm »
Bem meu caro PereiraMarques, peço-lhe desculpa. Pensei que os Alpha Jets ainda estavam em serviço como caças-bombardeiro. Neste caso claramente temos um problema. Portugal deveria ter uma esquadra de caças de combate ar-ar, e outra de caças bombardeiros. Agora estar a usar os F-16 para fazer tudo e mais alguma coisa, é o mesmo que não estar a fazer nada. E quando eu falei em trocar os F-16 pelos F-15, estava a dar opções realistas. Não quero ofender nínguem, mas já vi aqui com cada recomendação idiota, que até me deu vontade de chorar. Desde F-35 a Eurofighter Typhoons. Enfrentem a realidade. Portugal não tem, nem dinheiro, nem vontade política para ter tais aeronaves. O Eurofighter Typhoon custa 60 milhões de dólares, e o F-35 custa 100 milhões de dólares. Fora a manutenção e o treino. Portugal gasta 2.3% do PIB nas forças armadas (Manutenção). Isso equivale a cerca de 5 biliões de euros. Só de manutenção. E temos de ter em conta que há F-16 que não estão em manutenção, porque estão a ser melhorados. E não podemos concentrar todo o PIB na Força Aérea. Temos de ter exército terrestre e marinha. Saliento também que na compra de novos aviões, gasta-se dinheiro na manutenção, gasolina, transportes e, por fim, na compra em si. Disse-me que o F-15 tem dois motores, logo era mais dinhero na manutenção. Verdade. Então e o Eurofighter? Tem quantos motores? E a gasolina que o F-35 gastaria? Além disso, a maioria das pessoas está a falhar o ponto: O F-35, apesar de aparecer em todo o lado como sendo um caça "multi-role", foi desenhado para fazer dupla com o Raptor como caça bombardeiro, e não como caça de superioridade aérea. Para isso é que existe o F-22. O Eurofighter Typhoon pode ser usado para vários serviços, mas seria melhor termos aviões especializados, para máxima eficácia. Por esta razão, insisto no F-15. E para caça bombardeiro, tem razão. O F-4 está a ser retirado de serviço. Nesse caso, posso dar outra opção que serviria os interesses de Portugal. Além de ser robusto e uma enorme plataforma de armas, o Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II é barato (aprox. 11.8 milhões de dólares). E por alguma razão, ficou conhecido como "Tank Killer". É uma excelente hipótese. Quanto aos Alpha Jets, poderíamos ficar com uns quantos para a instrução.
« Última modificação: Setembro 15, 2010, 07:42:56 pm por whiskey01 »

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
« Responder #460 em: Setembro 15, 2010, 07:41:14 pm »
" E a mim choca-me ver um Transmontano com essa retórica, Trás-os-Montes e os Transmontanos sem desfazer de outras regiões do pais foi sempre um bastião de patriotismo, e por aqui os castelhanos nunca fizeram farinha, e você com essa retórica dos hermanos não honra sem duvida a historia patriótica de Trás-os-Montes e dos Transmontanos, não sei se algum dia ouviu falar dos capitães de ordenanças e dos fossados Transmontano, não sei se isso para si é um corpo estranho".

E não... aqui os Espanhois não mandam, mas sabe isto pode vir a ser influencia da proximidade da fronteira..... gasoleo e gasolina mais barato, melhores estradas, melhores hospitais e maternidades, produtos alimentares mais baratos, enfim uma panoplia de géneros muito mais baratos.... será disso?? Ah é verdade uma coisa é patriotismo isso eu tenho e orgulho em ser Portugues e pertencer a este magnifico quadrado... outra coisa é vergonha de ser governado da forma que sou eu e os transmontanos principalmente do Distrito de Bragança, o porquê? pergunta vossa excelencia? Será por sermos o unico distrito do país sem um km de autoestrada? Será por sermos o Distrito mais pobre e menos industrializado do país? Será por termos umas das maiores taxas de desemprego do país? Será por termos 1 maternidade e as gravidas terem os bebes em Espanha ou nalguma ambulancia a caminho dessa maternidade de Bragança? Será por sermos o povo mais esquecido deste país por parte dos nossos políticos? Mas contudo, é com orgulho que somos Portugueses, e o pouco que contribuimos de impostos os cerca de 150 000 habitantes do distrito de Bragança, servirá este dinheiro para ser investido no nosso distrito? Nahhhhhhhh, serve para construir autoestradas Lisboa-Porto, TGV que vão passar pelo distrito de Bragança ahahaha; industrias na zona de Braga Porto Coimbra Lisboa e Setubal.... enfim contribuimos por sermos patriotas mas somos colocados de parte no desenvolvimento do país.... Mas ORGULHOSAMENTE SOMOS PORTUGUESES. :G-beer2:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

dc

• Investigador
  • 9943
  • Recebeu: 5096 vez(es)
  • Enviou: 849 vez(es)
  • +5369/-1151
« Responder #461 em: Setembro 16, 2010, 04:51:40 pm »
Boas
Eu sei que todos têm o direito de opinar mas têm que dar opiniões com sentido.
1º-Substituir os F-16 MLU por Mirage 2000 :shock:  nas missões de ataque é um disparate.Isto seria voltar atrás no tempo. :mrgreen:
Os possiveis concorrentes para substituir o F-16 lá para 2025 são o Typhoon (muito caro),Rafale (caro),F16 Block60/70 (proposta bastante acessivel),Gripen NG (igualmente acessivel mas com algumas limitações no alcance),F-35 (teóricamente muito caro mas com a vantagem de ser stealth e levar grande variedade de armamentos),F-18 E/F (bastante acessivel mas é bimotor, o que a FAP não quer),Mig-35 (é acessivel mas é russo) SU-35(tambem é russo).
Até ao momento não sei de mais nenhuma proposta viável no mercado de aviões de geração 4.5 e não estou a incluir nenhum tipo de F-15 porque a versão C/D já é "velha" e a versão E não sei se seria viável devido a ser um avião mais virado para missões de ataque.
A coisa mais engraçada é terem afirmado que o preço do Typhoon é de 60 milhões.Penso que foi o próprio forista Menacho que disse que a força aerea espanhola pagou cento e tal milhões por cada Typhoon.Quase o preço do F-22.
Sendo assim pensem antes de escrever certas "barbaridades".
Aquilo do Typhoon ter abatido um F-22 não é nada de especial já que foi um F-16 C/D americano o primeiro caça a conseguir abater um.Ou seja o tal avião a que vocês chamam algo desactualizado a comparar com Typhoons, Rafales e Gripens. :lol:

Cumps

*

AC

• Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #462 em: Setembro 16, 2010, 05:45:29 pm »
dc,
o potencial preço de uma aeronave é um pouco mais complicado.

Espanha participou e participa no desenvolvimento do Typhoon. Esses 100+ M€ que Espanha "pagou" incluiram custos fixos: desenvolvimento, etc.
Igualmente, a última avaliação do GAO pôe o custo dos F-22 em 360M€/unidade mas isso também inclui custos fixos.

Agora, quanto é que custariam 20 Typhoons ou 20 F-35 ou 20 F-22 a Portugal?
Algures entre o custo real de produzir +20 aeronaves, sobresselentes e treino e... aquilo que o vendedor conseguir sacar do cliente.
Sendo que o custo real
a) vai variar muito conforme o estado da linha de produção
b) é sempre um dos segredos mais bem guardados de qualquer negócio

A melhor perspectiva disto que podemos ter é tentar analizar as propostas que os fornecedores fazem aos clientes externos.

*

whiskey01

• Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
« Responder #463 em: Setembro 16, 2010, 06:07:39 pm »
dc,

Sugiro que leia outra vez o meu post. Quando você diz que substituir os F-16 por A-10 é um disparate, concordo plenamente consigo. É, no mínimo, uma autêntica idiotice. Outro disparate foi ler o meu texto "na diagonal", se é que me entende. Eu sugeri que se substituisse alguns Alpha Jets por A-10, e F-15, pelos F-16. Além disso, as versões mais avançadas do F-15 são tão boas como as do F-16, não me diga que o F-15 é pior. Mas acho que os F-16 melhorados servirão melhor o país, pois não iremos querer ter uma Força Aérea com aparelhos muito diferentes uns dos outros. Isso é uma complicação. Em suma, acho que a melhor substituição dos F-16's seria um upgrade dos F-16's. No entanto, 40 caças não nos servirão bem. Pelo menos uns 60 ou 70 iriam ser perfeitos. Mantinha-se os Alpha Jets como avião de treino avançado. A única desvantagem de mantermos os F-16's são o raio de acção relativamente pequeno que possuem, o que é mau para o mar que temos de defender. Quando falei em 60 milhões, estava a falar em custos do avião, sem contar com armamento. Então agora veja: Se 60 milhões já é caro, imagine 100 milhões. E se 100 milhões já é impensável, imagine o preço do F-35 com armamento. Nem pensem nisso. A não ser que os militares se mexam e limpem estes políticos que estão a estragar e roubar a nossa nação, Portugal só vai ter aviões stealth quando os americanos inventarem aviões invisíveis. Portanto, engraçado é pensarem em comprar Rafales e nesses aviões baratinhos (ironia). Fala em substituir F-16 por Gripens? Isso é o mesmo que trocar uma moeda de 2 euros por duas de 1. Não saímos do mesmo sitío. Para isso melhora-se com armamento e electrónica do Block 60/70. Note que eu nunca disse que os F-16 estavam desactualizados, ou até mesmo antigos. Eu apenas dei sugestões para substituições. Até agora, nínguem deu uma boa sugestão, tirando a sua do F-16 Block 60/70, que é barata e excelente. Há pessoas que o vêm como um pequeno passinho em frente. Eu vejo isso como juntar o agradável ao útil. Falando agora da substituição, deve-se saber que o avião deve obedecer aos seguintes critérios:

- Raio de acção considerável, de modo a permitir que a aeronave patrulhe o nosso território marítimo;
- Seja moderno e capaz de fazer frente a qualquer outro caça;
- Multi-role, ou seja, capaz de desempenhar missões de intercepção, escolta, CAS (Close Air Support), bombardeamento e superioridade aérea.

Eu sei que o F-35, o Eurofighter e mais algum exemplo que encontrem que custe mais do que 100 milhões cumpre todos os requisitos, mas não digam estes, por favor. São simplesmente demasiado caros para nós.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3710 vez(es)
  • +967/-1101
« Responder #464 em: Setembro 16, 2010, 07:30:07 pm »
Citação de: "whiskey01"
- Raio de acção considerável, de modo a permitir que a aeronave patrulhe o nosso território marítimo

O nosso território maritimo pode ser entendido por duas coisas, uma é o "mar territorial" esse é todo o oceano até 12 milhas da costa, outro entendimento que se pode ter é a "Zona Económica Exclusiva" que se prolonga até às 200 milhas da costa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_territorial

A grande diferença é que a primeira (mar territorial), é para todos os efeitos territorio nacional e o seu espaço aéreo também é nacional, enquanto que o segundo é todo internacional, quer o ar quer o mar, sendo que é "económicamente" para uso exclusivo de Portugal, isto é, só nós (ou alguém que o governo permita) é que pode explorar os seus recursos, por isso é que a ZEE é patrulhada regularmente por navios da Marinha e aeronaves de patrulhamento maritimo da Força Aérea a fim de controlar por exemplo os pescadores (actividade economica) mas não há qualquer controlo de quem por lá queira passar pelo mar ou pelo ar (caças) visto que é espaço internacional. Esse controlo de caças só é feito no espaço aéreo nacional (que vai no máximo até às 12 milhas do mar territorial).