Penso que o facto de ser administrador não lhe dá o direito de tecer considerações de ordem pesoal, mas enfim.
Não temos em nenhuma deles, é verdade, mas na minha opinião o material americano é melhor do que o da EADS, é apenas aminha opinião mas tenho direito ela.
Você tem direito à sua opinião, e eu acho que tenho direito à minha, ou por ser moderador já não posso dar a minha opinião?
E para completar esta parte do seu texto não percebo porque quando fala em material europeu só fala na EADS, caso não saiba há outras empresas europeias que projectam/constroem equipamento militar (hardware e/ou software), alias até lhe dou um bom exemplo, a maior empresa do mundo de armamento nem é americana é europeia e não é a EADS, a empresa em causa é a britânica BAE Systems, e se quiser dar uma vista de olhos pelo TOP pode ver no link várias empresas europeias além da EADS.
http://en.wikipedia.org/wiki/Defense_contractorE depois se os próprios paises que estão ligados ao projecto do eurofighter fazem intenção de adquirir o F-35, ou seja, vão comer fora, deve ser porque vêm vantages no F-35, não?
E se eles vão eles vão, porque motivo nós não pode-mos ficar com o material americano em detrimento do da EADS.
Eu não estou muito por dentro do programa do F-35, sei que a nivel das Marinhas há necessidade para os porta-aviões ligeiros, a nivel de Força Aérea desconheço mas de certo que tem vantagens em relação ao Eurofighter, tal como acredito que o Eurofighter também deve ter as suas vantagens, senão não faziam mais nenhum.
E nós (Portugal) não temos que ir comprar o que os outros compram, só porque eles compram, não temos dinheiro para isso (é como o vizinho que tem um carro de grande cilindrada na garagem para andar ao fim de semana), quando compramos algo tem que ser porque há uma necessidade, e o material que comprarmos (aeronaves, navios, etc) tem que ser muito bem estudada para suprimir essa necessidade, pode até se achar que o F-35 é, demasiado bom (e caro) para essa necessidade! Quando compramos os F-16 nos anos 90 já havia aviões melhores na época como o F-15 e não compramos F-15, se quando chegar à altura de substituir e quem de direito disser que é o F-35 que devemos ter, muito bem.
Edit: lembrei-me agora de uma coisa, a Alemanha que está no projecto do eurofighter, não quer o F-35 e a Espanha (se bem que vai precisar deles para substituir o Harrier da Marinha), não falou nada em ter o F-35 para a Força Aérea, por isso temos um empasse de 50%, isto é, metade dos paises que estão no eurofighter (Reino Unido e Itália) é que também querem F-35 para a Força Aérea, a outra metade, a Alemanha e a Espanha, parece que não quer.
Penso que é consensual que os caças americanos são superiores aos da EADS.
Quais é que são os caças que a EADS constroe? A EADS (que representa os Alemães e Espanhois) em conjunto com os ingleses (BAE Systems) e os italianos (Alenia Aeronautica) constroi o Eurofighter, mas não é a EADS sozinha (isto parece uma teoria da conspiração contra a EADS

), na europa além do eurofighter temos outros caças como o Rafale (feito pela Dassault da França) e o Gripen (feito pela Saab da Suécia), isso de ser consensual que os caças americanos são superiores aos da EADS é falso, isso é apenas a sua opinião, existem outras pessoas que não concordam consigo.
Admito que você a conheça melhor do que eu.
Pode argumentar que tem uma pista relativamente curta, 1900 metros, e não tem a estrutura de apoio de Montereal, mas com certeza que albergava lá 20 caças.
As placas de dispersão teriam que ser feitas, mas se não lhe agrada Sintra sempre podiam ficar na Ota já que o aeroporto não vai para lá.
Depois se reparar eu disse isso, um bocado na ironia, e depois referi-me a ovar, ou vai-me dizer que base de ovar também não tem condições para receber 20 ou 30 caças.
Pode não ter as condições de Monte Real, e teriam que ser gastos uns trocos valentes na parte da manutenção e do alojamento do pessaol, mas Maceda tem uma boa pista e raquetes de estacionamento.
Sim as bases da Ota e de Ovar tem melhores condições de serem construidas as infra-estruturas para alojar uma força de caças de combate, mas a base de Sintra não tem, além de ter boa parte do espaço ocupado pelo museu do ar e pela esquadra dos aviões da Academia e a propria Academia em si, eu não estou a dizer que a pista é curta, estou a dizer é que as placas de estacionamento, os hangares de manutenção, a falta de raquetes de dispersão, a falta de terreno para construir essas mesmas raquetes, a falta de espaço para construir depositos de armamento, depositos de combustivel, o espaço da base em si é pequeno, teriam que ficar "umas coisas em cima das outras", ou então teria que se comprar mais terreno para aumentar a base.
Não sou eu apenas que o digo, reporto para o inicio deste tópico onde isto também é dito da maneira que eu o disse, ironizando um pouco tal como eu fiz, mas não afastando de todo o cenário.
viewtopic.php?f=27&t=5206
Cada um tem direito à sua opinião.
Portugal precisa de ter estes aviões para poder assegurar as funções de soberania inerentes ao nosso vasto território.
E para poder participar nos compromissos internacionais no ambito da Nato.
A Força Aérea Portuguesa não precisa de 70 ou 80 caças para fazer isso, nem usamos todos os que temos, quer por falta de pilotos, quer também para cortar nas despesas.
E sem dúvida para estes servirem de disuasor para com espanha, porque não dize-lo?
~
Sim isso é verdade, mas há mais considerações a ter em conta quando se decide comprar equipamento militar além disso.
Afinal no fórum defesa, não se pode tocar em espanha, que parece que cai logo o carmo e trindade.
E depois não se tratam de concursos de medições, trata-se de olhar para o panorama europeu e para os países de dimensões semelhantes ás nossas, e constatar que Portugal podia e deveria ter mais aviões deste tipo.
Pois eu também gostava que tivessemos mais isto e aquilo, até havia por ai um tópico que tinha um nome do género "As minhas forças armadas" e o pessoal punha lá as suas ideias, umas mais realistas que outras, mas todos tinham direito a colocar lá as suas opiniões.
Agora que você não concorde, isso é problema seu.
Eu tenho direito á minha opinião, exposta com educação e sem insultar ninguém, que é partilhada por muita gente.
Passar bem.
Obrigado e igualmente.