Saudações guerreiras
No inicio do mês passado encontrava-me na Figueira da Foz e ao longe avistava, de vez em quando, algo que me pareceu suspeito. Havia uma silhueta que estava sempre ao alcance visual e sempre na linha do horizonte, ou seja, dava para entender que estava ali um navio, mas que tipo de navio é que não se conseguia deslindar porque estava longe.
Por ele estar lá sempre na mesma posição e que pelas suas dimensões algo fora do normal, comparando com uma embarcação de pesca (o maior arrastão que já vi na Figueira talvez não ultrapassasse as 400/500 tn e nunca se assemelharia a tal embarcação que avistei ao longe) que na mesma posição não passaria de uma talvez ténua inexistente silhueta.
Como achei aquilo muito estranho, resolvi recorrer aos binóculos que trazia comigo para ver o que se passava. Infelizmente só comecei a desconfiar de que poderia se tratar de um NPO quando o tempo, que estava muito instável e entre o nublado e algumas abertas, fez das suas, e em todo o tempo que estive muito mais atento quando o barco aparecia no horizonte, não deu sequer para identificar o que quer que fosse que tivesse visto e com muita pena minha.
Só me lamento não ter suspeitado muito mais cedo, mas como estava distraído com outras coisas, passou a oportunidade de ver o que se passava quando o tempo estava melhor, mesmo ao longe. Nem sequer posso afirmar que, aquilo que vi se tratou de um NPO. O que é certo é que aquilo que vi foi um OFNI (Objecto Flutuante Não Identificado), mas posso aceitar que tenha sido um NPO. Ou isso ou uma fragata, mas se fosse uma fragata, julgo que, mesmo estando longe e observando com binóculos àquela distância, julgo ter podido identificar logo se se tratasse de uma fragata ou corveta, por causa do armamento, o que não aconteceu.
As Fragatas têm guindaste atrás? Creio que não. No entanto, foi uma coisa que consegui observar ao longe. Creio que nem um arrastão grande tem a necessidade de ter um “spoiler” tão alto para rebocar redes. Foi um pormenor que me fez pensar ainda com mais intensidade. Se alguém poder dizer que sim, que vi um NPO, fico, desde já, agradecido.
--------------------------------
Eu próprio tirei fotos aos NPO, só ainda não as postei aqui no forum, pela simples razão, da bronca que deu anteriormente, as fotos postadas aqui por um colega do forum dos NPO. Apagaram as fotos do forum, acho que foram a casa do rapaz etc.
Estou a pensar se ponho ou não as fotos.
Já agora aceito sugestões.
Quero esclarecer, que quando falei no encerramento do site, tal encerramento sería sempre de minha iniciativa, e foi por mim considerado.
Não se deixem entimidar por nada e por ninguém. O estado também pode ser processado. Lamento tudo o que se passou, mas também devo dizer que há males que vêm por bem. Deve haver muito pus para saír com a história das limalhas. A mentira teve sempre perna curta.
Não há que temer quando não estamos a cometer nenhuma ilegalidade. É um absurdo que, por exemplo, de cima de um prédio exterior aos estaleiros em que se aviste tudo e mais alguma coisa, não se possa tirar fotos para dentro. Se quisessem guardar segredo que fossem mais competentes.
Metam lá as fotos, vá lá!!! se tiverem receio, mandem-me as fotos por PM que eu assumo a responsabilidade.
Cumprimentos