Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1904925 Visualizações
*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6558/-1409
(sem assunto)
« Responder #540 em: Agosto 03, 2006, 09:07:02 pm »
Quando tinhamos submarinos, os submarinos tinham funções nessa área.

Mas também depende do que se considera "espias"

Se se trata de espionagem electrónica então, é diferente...

Existem no entanto alguns meios para o fazer.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

Duarte

• Investigador
  • 4091
  • Recebeu: 647 vez(es)
  • Enviou: 2005 vez(es)
  • +3034/-1339
(sem assunto)
« Responder #541 em: Agosto 03, 2006, 09:38:07 pm »
bem.. os N.R.P. Almirante Gago Coutinho e N.R.P. D. Carlos I eram navios de vigilância e detecção anti-submarina /escuta submarina, se não me engano, e tinham no seu tempo sensores tecnicamente muito avançados.
Imagino que estes sensores foram retirados aquando da sua transformação em navios hidrográficos, mas não sei ao certo.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #542 em: Agosto 04, 2006, 08:47:10 am »
Agora a sério caro Sierra 002.

Nunca tivemos navios dedicados à espionagem. Até porque uma marinha com a nossa área de actuação e da dimensão da nossa, não justifica a operação de tais meios. Mesmo a Espanha nunca havia tido  nenhum antes de comprar o Alerta.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

sierra002

• Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #543 em: Agosto 04, 2006, 10:45:17 am »
En cuanto a buque espia me referia a esto:

http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2850

Disiento con Luis Felipe. Antes del "Alerta", sus funciones las realizaba una corbeta clase Descubierta equipada para ello.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #544 em: Agosto 04, 2006, 02:42:05 pm »
Eu sei que o Sierra se referia à versão AGI dos BAM, e se Portugal não iria ter uma dos NPO. Mas o que eu queria dizer, é que Espanha já antes usava navios colectores de informações.
Portugal não tem ameaças directas que justifiquem a aquisição de um navio caríssimo, além de que em caso de necessidade, os nossos aliados partilharão algumas informações com Portugal.
saudações:
Luis Filipe Silva

*

JQT

• Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +1/-0
Re:
« Responder #545 em: Agosto 04, 2006, 05:15:30 pm »
Luis Filipe Silva:
... além de que em caso de necessidade, os nossos aliados partilharão algumas informações com Portugal.

Mais depressa partilharão as suas mulheres connosco.

Realismo, meus senhores!

JQT

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #546 em: Agosto 04, 2006, 05:56:35 pm »
As mulheres também, JQT.
Mas eu escrevi:

além de que em caso de necessidade, os nossos aliados partilharão algumas informações com Portugal.
saudações:
Luis Filipe Silva

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1329 vez(es)
  • +6558/-1409
(sem assunto)
« Responder #547 em: Agosto 04, 2006, 09:02:39 pm »
Partilham ?
 :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

JQT

• Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +1/-0
Re:
« Responder #548 em: Agosto 09, 2006, 04:30:30 pm »
Nos anos 90, certo dia andava um C-212 da FAP a patrulhar a nossa ZEE. Ao longo da costa, próximo das nossas águas territoriais, dá de caras com uma força naval russa constituida em torno do porta-aviões Kuznetsov. Não era propriamente uma coisa menor. A força naval russa estava a ser seguida por uma fragata espanhola. Ninguém nos avisou de nada; nem espanhóis, nem americanos, nem ingleses, absolutamente ninguém. Acabou-se a Guerra Fria, agora é cada um por si.

Outra: quando nos anos 90 estavam a ser negociadas as alterações aos comandos regionais da NATO (em que a Espanha queria que a Madeira passasse para a área atribuída ao comando das Canárias), houve um navio espanhol que foi muito visto nessa época junto da Madeira: o Alerta.

Agora venham as mulheres.

JQT

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #549 em: Agosto 09, 2006, 06:33:51 pm »
E aonde e que estava a marinha de guerra portuguesa?
E o que que o aviocar fez?
Cumprimentos :lol:

*

sierra002

• Perito
  • **
  • 434
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #550 em: Agosto 09, 2006, 08:12:19 pm »
¿Cómo puede acercarse el Kutnesov y todo su grupo de combate a las costas portuguesas y no localizarlo Portugal?

Puede que la Armada Española y la OTAN hiciera mal no informando a la portuguesa, pero a lo mejor es porque se daba por supuesto que la portuguesa tenía representantes en la OTAN-NATO cuyo trabajo consiste en coordinarse con los de otras naciones para interarse de estas cosas.

No me creo que lo del Kutnesov fuera una mala jugada de la pérfida España ¿Qué ganaba España teniendo que vigilar sola a los rusos? ¿Gastar combustible? España no tiene petróleo.

Por lo demás, me gustaría que Portugal tuviera su propio navio de vigilancia electrónico para que colaborara en este aspecto a defensa de la OTAN-NATO.

*

migbar2

• Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #551 em: Agosto 10, 2006, 02:09:31 am »
Uma esquadra Russa no nosso quintal e nós não sabemos de nada ?
 :shock:  :shock:  :shock:  :down:! Gosto muito pouco de militares com gestão de carreira tipo políticos...

*

Jorge Pereira

• Administrador
  • 2229
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +118/-300
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #552 em: Agosto 28, 2006, 12:15:17 am »
Indo ao encontro das nossas “intenções” de dotar os NPO de maiores capacidades, o que pensam desta ideia:

Orca-1200 would be ship-based and carry electro-optical and infrared sensors, as well as a maritime surveillance synthetic aperture radar. EADS has opted for a smaller vehicle than some of its competitors-notably the Northrop Grumman Fire Scout-because it expands the market by increasing the number of ships that could accommodate the system, said Patrick Oswald, the company's VP overseeing the UAV business.

The system would feature autonomous takeoff and landing systems, a maximum takeoff weight of 680 kg, with a payload capacity of 180 kg. Endurance could reach up to eight hours, allowing a ship to attain 24-hour surveillance with three air vehicles. The Orka-1200 should be able to takeoff and land in rough seas. The company hopes soon to secure either a launch order or funding for further development of the system.

Several options are still under discussion for Orka-1200, including the potential addition of satcom to enable beyond-line-of-sight operations. However, there are still some engineering questions whether the rotor would disrupt the satcom. EADS also plans to offer two engine options, with the alternate being a diesel.

Existe uma nova versão apresentada recentemente denominada «Orka VSR 700»

:?:
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'

Cumprimentos

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11521
  • Recebeu: 2597 vez(es)
  • Enviou: 3797 vez(es)
  • +983/-1117
(sem assunto)
« Responder #553 em: Agosto 28, 2006, 11:17:26 am »
Citação de: "pedro"
E o que que o aviocar fez?

Tirou-lhes umas fotografias,estão na BA1... o que é que estavam à espera que ele fizesse, lançasse torpedos, ou um ataque kamikase?

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #554 em: Agosto 28, 2006, 04:15:18 pm »
Eu sempre pensei que o aviocar chama-se a esquadra o entao os f-16 o nao??? :roll:
Cumprimentos