Projecto NPO 2000 da Marinha Portuguesa

• 5925 Respostas
  • 1780506 Visualizações
*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #510 em: Agosto 01, 2006, 12:24:01 pm »
Sim eu tambem acho mas com nao tenho a area desse espaco por isso e que perguntei ao esperto em barcos do nosso forum. :roll:
Cumprimentos e obrigado pelo incomodo.

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #511 em: Agosto 01, 2006, 01:16:26 pm »
Pedro escreveu:

Eu estive a ver e por a parte de tras nao a nada para defender o barco nem se quer uma metrelhadora para defender o linx caso ele tenha que aterrar no NPO de emergencia o durante um ataque. o sim a algo?  

Oh Pedro um Offshore Patrol Vessel não entra em guerras, só controla a pesca ilegal, os corredores de tráfego marítimo, operações contra o contrabando e tráfico de droga, e efectua missões de salvamento.
E palpita-me que só lá aterrará um Lynx durante algum exercício na nossa costa, ou algum helicóptero espanhol em operações conjuntas de controlo do estreito de Gibraltar ou em Cabo verde.
Portanto não há hipótese de ataque fortemente armado contra um NPO.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

luis filipe silva

• Investigador
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #512 em: Agosto 01, 2006, 01:22:22 pm »
Sierra 002 escreveu:

Luis Felipe, se está pensando en los BAM para ir a patrullar las costas de Somalia que están infestadas de piratas y atacan pesqueros españoles. La idea es buena, ya que se supone que bastan para luchar contra dichos piratas, pero si estos emplean un misil antibuque, adios BAM. Esta es la preocupación que antes del ataque de Hizbolá parecia impensable.

Os piratas actuam normalmente em barcos rápidos semi-rígidos. O máximo que podem usar é um RPG, e isso não afunda um BAM.
Além disso têm o helicóptero para dar cobertura à operação, além dos RIB do navio.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #513 em: Agosto 01, 2006, 06:25:19 pm »
Sim caro luis filipe silva mas mais vale prevenir que remediar.
Cumprimentos

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #514 em: Agosto 01, 2006, 06:35:57 pm »
Citação de: "pedro"
Sim caro luis filipe silva mas mais vale prevenir que remediar.
Cumprimentos

Pela mesma lógica a GNR deverá ser equipa com Chaimites :twisted:

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #515 em: Agosto 01, 2006, 06:45:51 pm »
Sim caro Marauder mas o nosso pais nao e rico e nao se pode dar ao luxo de fazer um navio para uma so missao tomem como exemplo as fragatas holandesas M.
Cumprimentos

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #516 em: Agosto 01, 2006, 06:51:36 pm »
Sim caro Marauder mas o nosso pais nao e rico e nao se pode dar ao luxo de fazer um navio para uma so missao tomem como exemplo as fragatas holandesas M.
Cumprimentos

Sim, mas é preciso usar a lógica.

Por não ter esses recursos e não ser rico, realizar a patrulha costeira com navios criados para o efeito com tripulação reduzida e cujo investimento é irrisório vale a pena.

Agora, pagar a construção de 10 novas fragatas, multi-funções como tu o queres, ora bem...pagas tu?

E realizar a patrulha com esses navios, que têm custos operacionais superiores ao das vulgares NPOs...isso sai caro no final de tudo.

*

antoninho

• Analista
  • 751
  • Recebeu: 158 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +27/-32
(sem assunto)
« Responder #517 em: Agosto 01, 2006, 11:22:56 pm »

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #518 em: Agosto 02, 2006, 09:29:13 am »
Compreendo o ponto de vista da Marinha e dos colegas daqui que acham irrelevante que se arme mais os NPO's.

No entanto, e dado termos uma Marinha curta em termos de combate oceânico de superfície, nãi ficaria mal que pelo menos em 4 NPO's fosse colocado algo mais, nomeadamente umas metrelhadoras de 20mm, nos bordos ou na ré.

Tornavam os navis mais "polivalentes" em cenáros de baixo conflito em que não fosse necessário atirar com a peças de 40mm, partindo do princípio de que as peças retiradas aos Cacine ainda funcionem, mas que perante uma ameaça e sem tempo para chamar a Armada, os NPO's pudessem segurar a situação até que viessem os "reforços".

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #519 em: Agosto 02, 2006, 09:31:38 am »
Citação de: "Rui Elias"
No entanto, e dado termos uma Marinha curta em termos de combate oceânico de superfície, nãi ficaria mal que pelo menos em 4 NPO's fosse colocado algo mais, nomeadamente umas metrelhadoras de 20mm, nos bordos ou na ré.

Rui, isso está tudo pensado, a Marinha vai fornecer G-3 aos tripulantes :wink:

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #520 em: Agosto 02, 2006, 09:42:09 am »
Caro Marauder eu dei como exemplo as M.
Caro Marauder se a nossa marinha nao e rica entao porque que nao se aproveita os canhoes em stock com os de 20 mm ao de 40mm eu acho que por mais um canhao de 40 mm nao vamos morrer porque o temos em stock o problema e a falta de vontade. :wink:
Cumprimentos

*

Rui Elias

• Investigador
  • 1696
  • +2/-3
(sem assunto)
« Responder #521 em: Agosto 02, 2006, 09:46:17 am »
Pedro:

Os NPO's já vão ter os "canhões" de 40mm.

Do que precisariam era, quanto a mim de duas boas metrelhadoras pesadas de 20mm.

O Maurauder está a brincar, não está?   :lol:

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #522 em: Agosto 02, 2006, 09:48:33 am »
Caro Marauder eu dei como exemplo as M.
Caro Marauder se a nossa marinha nao e rica entao porque que nao se aproveita os canhoes em stock com os de 20 mm ao de 40mm eu acho que por mais um canhao de 40 mm nao vamos morrer porque o temos em stock o problema e a falta de vontade. :wink:
Cumprimentos

E quantas M tens no mercado disponiveis? De certeza que não são 10, para além de não serem material novo (para a função que vão desempenhar, a marinha quer navios novos pouco armados que durem muito tempo), e qual é a diferença entre tripulação entre a M e um NPO?

Eu prefiro gastar uns milhões por 10 NPOs e no futuro apostar noutros navios, do que comprar por muitos milhões apenas algumas M, e depois é o "jogo da Manta", porque o numero de M presentes no mercado não serve para a nossa ZEE, ou voce quer que a gente ande a comprar um pouco de tudo, para termos um pesadelo logístico?

*

pedro

• Investigador
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #523 em: Agosto 02, 2006, 09:54:09 am »
As M sao um exemplo do que se poderia fazer com os NPO mas nao era para por os armamentos que uma M tem num NPO.
Eu so queria mais um canhao de 40 mm e depois estava bom.
Cumprimentos

*

Marauder

• Investigador
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #524 em: Agosto 02, 2006, 10:01:33 am »
As M sao um exemplo do que se poderia fazer com os NPO mas nao era para por os armamentos que uma M tem num NPO.
Eu so queria mais um canhao de 40 mm e depois estava bom.
Cumprimentos

Mas...para qué?

Numa guerra convencional as NPO seriam um desperdício de dinheiro, então já viu quanto custa um missil anti-navio, e uma NPO? O agressor ficaria a perder  :lol:

Uma NPO é um "petisco" para um caça-bombardeiro com misseis anti-navio. Não é uma peça de 40mm que vai fazer alguma diferença.

A verdade é que os NPO servem para aquilo que foram feitos e mais nada. Acrescentar mais uma peça de 40mm na situação actual, é o mesmo que nada. Na 1ª guerra mundial teria resultado, na 2ª teria que ter anti-aéreas, e hoje em dia, para ser um meio com que a gente possa contar para uma guerra, tem que ter muitos sistemas electrónicos e no mínimo alguns sistemas de mísseis.

http://www.naval-technology.com/projects/commandante/
Se a NPO tivesse um design assim deste género e mais umas 20mm, secalhar não haveria tanta discórdia.