Estou eu muito bem aqui a trabalhar com militares de varios paises num TO que não vem ao caso, e a ver o forum defesa (coisa que faço com regularidade), me deparo com uma falta de respeito e ainda por cima uma caluniosa deturpação de um debate que eu tive há um tempo atrás, se a memória não me falha com o Bryan Ferreira.
A AUG não é ambidextra, da mesma maneira que um martelo de orelhas não é uma arma, ou seja, se inverteres a AUG ou a afastares do corpo podes usar a mesma do lado oposto ao que se é atirador (e praticamente só capacidade para fogo supressivo) e um martelo pode ser usado como arma.
Relativamente a usar a viatura para dar protecção, quando o terreno não confere protecção e a viatura é blindada, acho que não há duvida de onde uma pessoa se deve meter, sobretudo se tendencialmente o IN dispara de terreno elevado, e se considerarmos que uma zona de emboscada grande parte das vezes tem umas surpresas explosivas.
Os procedimentos a ser tomados devem se basear na informação de equipamento e TTP do IN e o resto é MITM e adaptação à situação.
Agoro volto à minha anonimidade, pois não gosto de escrevinhar em foruns neste belo pais onde me encontro a trabuquir.