Agora que já ocorreu o primeiro voo do A-29N, podemos tentar adivinhar a numeração de cauda?
Embraer A-29N (Treino) ou (CAS)
Série: 2
Tipo: 1 (Treino) ou 5 (CAS)
Modelo: 5 (Treino) ou 4 (CAS)
Sequência: 01–12
Exemplo: 21501 (Treino) ou 25401 (CAS)
Ou porque foi anunciado antes do F-35A, será 25301?
Pela lógica, e dado o ST ter definida como missão principal e motivo para a aquisição o Apoio Aéreo Próximo, deverá ser 253xx, à semelhança da frota Alpha Jet, que pertencia à Esq 301 e era partilhada com a 103 de treino.
No entanto, e apesar da legislação nada dizer sobre a motorização das aeronaves (à exceção dos planadores), pode haver alguma resistência/preconceito em atribuir matricula de caça/caça bombardeiro a uma aeronave convencional, podem optar por privilegiar a missão de treino, caso em que será 215xx.
Se valorizarem as funções de ISR e reconhecimento armado, podem enquadrar a frota como sendo de "observação", o que significaria uma matrícula 238xx, a seguir à frota FTB-337.
Uma outra opção mais remota seria integrar a frota na classificação "aeronave de apoio e aeronaves especiais", caso em que seria 275xx, a seguir à frota Dassault Falcon.
Outra hipótese também algo remota seria classificar como aeronave de patrulhamento/bombardeiro, em que receberia as matrículas 249xx, a seguir à frota P-3