Quanto ao título, não estranho. Faz parte da retórica e desinformação em torno das FA's, de forma a desacreditar e diminuir a sua importância.
Aliás, mesmo por aqui sofremos do mesmo.
É ver novos equipamentos a chegar e o pessoal a "botar abaixo" constantemente.
Se fosse para criticar, andavam cá como melgas...
Hoje fui consultar aleatoriamente as páginas mais antigas deste tópico.
Impressionante e ao mesmo tempo revelador, quer da maledicência persistente, muitas vezes com argumentos fúteis. Quer das reais capacidades/conhecimentos de alguns "expertos" que arrogantemente adivinhavam e garantiam tudo e afinal o tempo tirou-lhes a razão.
Ainda bem, para Portugal, as FA's e todos nós.
Mais um passo importante na modernização da FAP.
Blue skies and tailwinds ao Rhino-04. 
Ficar ofendido com o termo "brinquedo"? Acho que é a primeira vez que vejo.
Agora é uma grande conspiração para espalhar desinformação em torno das FA, e contra a Embraer, ao chamar aos pods de reabastecimento de "brinquedo".
Mais grave é quando chamavam de cargueiro estratégico ao dito avião, isso sim.
Mas aí já não diziam que era desinformação.
E malta, vocês tenham calma, foi só a entrega do 4⁰ avião. Ele não foi à Lua e voltou com meio depósito.
Poupem a energia para festejar a entrega da primeira FREMM EVO, essas sim, um salto gigante em capacidades.
Mas numa coisa tens razão, muita gente estava errada relativamente ao KC-390. Muitos acreditavam que o avião ia custar 60-80M cada um, pouco mais de metade do A-400 na altura. Mas essas pessoas estavam bastante enganadas, com cada KC a ultrapassar os 100M.
PS: às vezes fico curioso para saber a que sapos se referem. Será o sapo para o contribuinte, que pagou mais do que previsto? Ou será o sapo para a FAP, que se viu obrigada a adiar programas para conseguir financiar os KC?
Já sei!
É o sapo para aqueles que diziam que com o aumento do preço do KC, e com a modernização C-130 a decorrer em simultâneo, bastava ter comprado 3 aviões, com o resto do dinheiro canalizado a suprimir outras necessidades da FAP! Esses é que engoliram o sapo, porque queriam uma FAP mais equilibrada!
Tomem lá seus imbecis que queriam a FAP bem equipada e equilibrada, e que não estourasse todo o orçamento em aeronaves de transporte!