...é a primera coisa que vê uma Cia aérea quando escolhe um motor para os seus aviões
Caro mayo, disseste bem, o motor.
Isso no caso de existir mais do que uma opção de motor para o mesmo modelo.
Quando uma companhia aérea decide entre um 320 ou um 737, tem uma visão mais abrangente. O motor, lugares, carga, eficiência (que é influenciada pelos motores, aerodinâmica, materiais...), custo, custos operacionais, manutenção, prazos de entrega...
O que estamos a discutir é diferente.
Saiu de Portugal um KC-390 para ir aos Estados Unidos carregar um helicóptero com cerca de 6t.
Um determinado trajecto realizado em determinado tempo.
Alguém questionou se o C130-H poderia ter feito o mesmo? E se custaria mais ou menos?
Partindo do princípio que o heli também cabia no C130H, a primeira diferença seria o tempo necessário. Mais cerca de 10 horas de voo.
A partir daí é matemática. Um consome x durante y horas.
Outro z durante k horas, que são mais 10 do que y.
Fazendo as contas, além de mais rápido, o KC-390 é mais económico.
Até pode acontecer do motor do C130H ser mais eficiente do que o do KC-390. Mas o avião, neste tipo de missão, não é.
Por serem 2 vs 4, o avião mais lento, e a diferença de consumo por unidade (motor) não ser suficientemente mais baixa para compensar essas duas situações.
Abraço