KC-390 na FAP

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4665 em: Hoje às 12:25:29 am »
Com certeza o peso, clima, características da missão são determinantes e os cálculos complicados e necessitariam tabelas específicas para cada avião, por isso coloquei os MTOWS só para lembrarem que são aeronaves de peso diferentes pois o pessoal tende a esquecer esse facto.

Mas pelo que estimo os consumos são bem parecidos: KC consome mais sim, ~6,7t em 1 hora de voo em cruzeiro, mas o J vai levar uns 80 minutos para cobrir a mesma distância consumindo o correspondente a mais, o KC pode entregar uma carga mais pesada também, mas se ambos estiverem com 15t de payload o KC tende a consumir menos também pois estará mais longe do MTOW que o Herc.

Sds
« Última modificação: Hoje às 12:26:33 am por MMaria »
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4666 em: Hoje às 12:26:10 am »
Segundo a IA...
"O consumo de combustível do C-130H varia bastante dependendo do tipo de missão, mas estima-se que seja de aproximadamente 2.500 a 3.000 litros de combustível por hora de voo. Este valor é uma média, pois o consumo real é influenciado por fatores como a carga, a altitude, a velocidade e a duração do voo."

Do pouco que encontrei,  estimo que o consumo do KC-390 andará nos mesmos valores por hora de voo.

A diferença é que o KC-390 percorre mais 300km em cada hora por ser mais rápido.

Vai daí,  em voos como o de Providence para Ovar, o KC-390 demora cerca de 7 horas e o C130H aproximadamente 11.

O KC-390 consome 21.000 litros e o C130H mais 12.000 litros, o que provavelmente até torna inviavel o voo direto.

Conclusão, o KC-390 será bastante mais económico além de mais rápido do que o C130H.


« Última modificação: Hoje às 12:28:32 am por Lampuka »
João Pereira
 

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Galicia

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4667 em: Hoje às 12:30:53 am »
Não sou piloto nem nada que se pareça, mas tinha a ideia que o peso é uma variável determinante nos consumos (e logo na autonomia) de qualquer avião. Como também são as condições climatéricas encontradas durante a viagem
Donde falar em consumos sem mencionar o valor da carga é capaz de não fazer grande sentido, se calhar...

Está interligado mas não de forma directa.

O consumo é um resultado do esforço do motor - e é fixo.

Por exemplo, o motor xpto consome 350l/h ás 3000rpm (estou a pensar em motores da WWII).
Em condições normais, neste regime, o avião atinge, imaginemos, 400km/h.
Mas, se transportar duas bombas, e mantiver as 3500rpm, o consumo vai ser o mesmo mas a velocidade vai ser menor - assim como a distância percorrida.

Além do arrasto aerodinâmico extra das bombas que também interfere, e muito, na velocidade/distância.
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4668 em: Hoje às 12:50:31 am »
É um bom exemplo, mas como disse são muitas as variáveis, se a missão privilegiar o tempo em vez da distância e exigir que que se mantenha os 400 km/h o regime terá de ser maior e o consumo também.
Todo caso é um assunto bastante técnico, aqui tem a sugestão de um livro clássico em português, estudei por ele para obter minha carteira de PCA:



Sds
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4669 em: Hoje às 12:50:55 am »
MMaria,  por curiosidade,  de onde tiraste este consumo?

Citar
Motor V25000: consumo 3345l/h x 2 = 6690l/h | Cruise speed: 870 km/h
Consumo/distancia: 7,68 l/km 
João Pereira
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4670 em: Hoje às 01:15:43 am »
No datasheet do motor (https://www.easa.europa.eu/en/downloads/7687/en) não encontrei, por isso fiz a pesquisa por "V25000 engine fuel consumption" e usei os dados fornecidos pela IA, para os outros motores também.

Sds
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4671 em: Hoje às 01:40:35 am »
Parece-me demasiado.
Até porque não bate certo com os tempos de voo conhecidos.
E está demasiado longe dos valores de consumo, por exemplo, do A320 com o mesmo motor.
Abraço
João Pereira
 

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4672 em: Hoje às 02:03:57 am »
Isso é para mim ??? Porque o unico, até prova do contrario, com experiença de 3 décadas na aviação , sou eu !  ::)

Não é  o unico, não senhor, caro Mayo !
Em 1987 fui eu para a aviação depois de sete anos de serviço militar.

Qual é , foi, a tua função ?

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4673 em: Hoje às 02:19:47 am »
Parece-me demasiado.
Até porque não bate certo com os tempos de voo conhecidos.
E está demasiado longe dos valores de consumo, por exemplo, do A320 com o mesmo motor.
Abraço

Pode ser, eu pesquisei pelo V2500 'genérico' certificado em 1988, o modelo específico do KC é o V2500-E5 de 2015.

https://prd-sc102-cdn.rtx.com/-/media/pw/newsroom/collateral/documents/commercial-engines/ce_v2500e5_pcard.pdf?rev=f4a750aad2314470833d362505bad15b&hash=6B7459A20686F16FB5835FD1A0CD56E8

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4674 em: Hoje às 12:43:58 pm »
Errado ! Mais rapido = mais combustível gasto e menos tempo de voo , dai a noção de Cost Index ( CI ) , parâmetro muito importante numa companhia aérea !

Cost Index (CI) = Time Cost ($/hour) / Fuel Cost ($/kg or $/lb)

Não entendeu o que eu quis dizer, mas tudo bem. Eu disse que ia mais rapido, logo o combustível utilizado na viagem é menor. Não mencionei combustível gasto por hora, mas sim na totalidade.

Se vai mais depressa , consomes mais !  Vê com o teu carro, para ver se consomes menos indo mais rápido !


Você ainda não entendeu. O gasto total de combustível na viagem é menor no KC-390 é menor do que o de um Hercules. Já que vai mais rápido, chega antes e consome menos combustível total, Além dos custos e tempo de manutenção menores.

Bem esta conclusão para mim é  muito boa mesmo, espectacular do melhor que já li, muito bom !!!
...já que vai mais rápido chega antes e consome menos combustivel total,.... fabuloso !! :bang:

Durante 37 anos que estive na Aviação fui completamente enganado por todos os formadores, e, em termos de trip fuel tudo o que aprendi está errado, é no FD que estão os verdadeiros especialistas, e Iluminados, da área da aviação, quem diria !!! :bang:

Como pode haver alguém que se diz perceber muito ou pouco da area da aviação afirmar uma treta destas, santa paciência.

Nao haja dúvida que é mesmo neste fórum se aprende muito, e com especialistas destes, ainda se aprende mais e melhor !!
Pelo visto eu entendo um pouco mehor que voê e olha que só trabalho há 20 anos na área.
Está dificil de entender que o avião mais rápido faz em menos tempo o percurso enquando o mais devagar gasta mais  pois tem que fazer mais horas de voo pra cumprir? MEU DEUS. Décadas desperdiçadas.

Na verdade, matematicamente, faz todo o sentido.
Num carro, por exemplo, mede-se o consumo em função da distância (x litros/por 100 km), se aqui medimos o consumo por hora de voo, ficamos a saber tão somente isso. Sabemos que por cada hora voada um gasta mais ou menos que outro, se voarem a mesma hora. Mas para saber o consumo em função da distância, precisamos saber quanto tempo cada um demora a percorrer a mesma distância. Se o A consome 1l/h e demora 4h a fazer X km, consome 4l, se o B consome 2l/h mas demora 1h a fazer os mesmos X km, vai consumir apenas 2l.
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4675 em: Hoje às 01:02:52 pm »
Entretanto pedi à IA para calcular o consumo dos 2 para percorrer 200nm.

KC-390 (carga zero, 200 nm): ≈ 1 550 kg de combustível
(≈ 3 420 lb; ≈ 1 940 L).

C-130J (carga zero, 200 nm): ≈ 1 950 kg de combustível
(≈ 4 310 lb; ≈ 2 440 L).
 

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4676 em: Hoje às 01:47:29 pm »
O que é importante é saber o consumo específico de cada motor ! E de aquilo que sei, o do C-130J é ligeiramente inferior ao do KC-390.

V2500 :  ~0,55 lb/lbf·h

Rolls-Royce AE :  ~0,48–0,52 lb/hp·h

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4677 em: Hoje às 02:25:42 pm »
O que é importante é saber o consumo específico de cada motor ! E de aquilo que sei, o do C-130J é ligeiramente inferior ao do KC-390.

V2500 :  ~0,55 lb/lbf·h

Rolls-Royce AE :  ~0,48–0,52 lb/hp·h

S+o que depois no KC é preciso multiplicar esses valores por 2 e no C-130J por 4 e lá se vai essa vantagem nos consumos....
Cumprimentos,
 

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4678 em: Hoje às 02:34:28 pm »
O que é importante é saber o consumo específico de cada motor ! E de aquilo que sei, o do C-130J é ligeiramente inferior ao do KC-390.

V2500 :  ~0,55 lb/lbf·h

Rolls-Royce AE :  ~0,48–0,52 lb/hp·h

S+o que depois no KC é preciso multiplicar esses valores por 2 e no C-130J por 4 e lá se vai essa vantagem nos consumos....

Tinha dado um exemplo mais acima. Parece que o C-130 consumia menos.

Mas tudo depende de aquilo que se pretende. Para uns o C-130 é melhor, para outros é o KC-390.

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4679 em: Hoje às 05:14:10 pm »
Acho que está difícil perceber mesmo.

O consumo específico de cada motor, por si só, é irrelevante.

É preciso saber o consumo por hora e o tempo que demora a percorrer a mesma distância.
O C130J consome menos por hora, mas demora mais horas a fazer o mesmo percurso, por isso no fim, para percorrer a mesma distância precisa de mais combustível.