KC-390 na FAP

  • 4484 Respostas
  • 895468 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 990
  • Recebeu: 485 vez(es)
  • Enviou: 636 vez(es)
  • +73/-7
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4455 em: Junho 25, 2025, 11:36:57 am »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, wyldething

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1513
  • Recebeu: 844 vez(es)
  • Enviou: 888 vez(es)
  • +460/-549
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4456 em: Junho 25, 2025, 12:16:41 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?
Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 990
  • Recebeu: 485 vez(es)
  • Enviou: 636 vez(es)
  • +73/-7
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4457 em: Junho 25, 2025, 12:26:20 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Dos meus humildes conhecimentos, o callsign BLASTxx costuma corresponder a viagens para Ponta Delgada...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6928
  • Recebeu: 7689 vez(es)
  • Enviou: 5263 vez(es)
  • +10196/-2936
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4458 em: Junho 25, 2025, 01:26:41 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Dos meus humildes conhecimentos, o callsign BLASTxx costuma corresponder a viagens para Ponta Delgada...

Apesar do aparato do acidente/incidente, talvez os estragos na asa esquerda tenham de facto sido de pouca monta e fácil reparação, ao ponto dos trabalhos terem sido inclusivamente efetuados no hangar do AT1 como mostraram as imagens que o Tenente facultou na semana passada. É uma suposição minha, atenção.

É uma boa notícia se de facto o "01" já está de novo a voar.  :)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, tenente, sivispacem

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10776
  • Recebeu: 6330 vez(es)
  • Enviou: 4910 vez(es)
  • +8578/-2069
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4459 em: Junho 25, 2025, 02:30:31 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Dos meus humildes conhecimentos, o callsign BLASTxx costuma corresponder a viagens para Ponta Delgada...

Apesar do aparato do acidente/incidente, talvez os estragos na asa esquerda tenham de facto sido de pouca monta e fácil reparação, ao ponto dos trabalhos terem sido inclusivamente efetuados no hangar do AT1 como mostraram as imagens que o Tenente facultou na semana passada. É uma suposição minha, atenção.

É uma boa notícia se de facto o "01" já está de novo a voar.  :)

Assim parece CG.
O Staff envolvido na reparação esteve a dar-lhe a sério, para que a aeronave voltasse ao activo ASAP !

Ainda bem que o incidente não afectou outras áreas do plano de asa esquerdo!!

Abraço

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, sivispacem, PTWolf

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10776
  • Recebeu: 6330 vez(es)
  • Enviou: 4910 vez(es)
  • +8578/-2069
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4460 em: Junho 25, 2025, 02:32:27 pm »
Qualquer dia só falta também quererem comprar uma versão do KC-390 armada com mísseis ar-ar para substituir os F-16. É um verdadeiro pau para toda a obra. ::)

 :mrgreen:  :mrgreen: :mrgreen:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • Recebeu: 992 vez(es)
  • Enviou: 456 vez(es)
  • +246/-53
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4461 em: Junho 25, 2025, 02:37:51 pm »
Qualquer dia só falta também quererem comprar uma versão do KC-390 armada com mísseis ar-ar para substituir os F-16. É um verdadeiro pau para toda a obra. ::)

 :mrgreen:  :mrgreen: :mrgreen:
Dêem-lhes ideias… nos States já se fala de usar o B-21 como missile truck em conjunto com o F-47 e drones, para saturar as defesas e aviação chinesas. E já testaram o C-130 como plataforma lançadora de paletas com dezenas de mini-mísseis de cruzeiro, JASSM, se não me engano…
« Última modificação: Junho 25, 2025, 02:39:37 pm por JohnM »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Subsea7

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10776
  • Recebeu: 6330 vez(es)
  • Enviou: 4910 vez(es)
  • +8578/-2069
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4462 em: Junho 25, 2025, 02:50:23 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Dos meus humildes conhecimentos, o callsign BLASTxx costuma corresponder a viagens para Ponta Delgada...

E para LPBJ .

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6928
  • Recebeu: 7689 vez(es)
  • Enviou: 5263 vez(es)
  • +10196/-2936
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4463 em: Junho 25, 2025, 02:52:32 pm »
Não percebo é porque é que a USAF/ANG não planeia usar também o Eagle II como missile truck. Ainda por cima se vão regressar a Kadena, faria todo o sentido pelo menos armar aqueles F-15EX até aos dentes.

Por mim o EX era encomendado em maior número para substituir também os Strike Eagle. Tão cansados que estão e em tão grande demanda, que até estamos em risco de perder a Ala sediada em Lakenheath. Bom, mas isto é off-topic, sorry.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • Recebeu: 992 vez(es)
  • Enviou: 456 vez(es)
  • +246/-53
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4464 em: Junho 25, 2025, 03:01:53 pm »
Não percebo é porque é que a USAF/ANG não planeia usar também o Eagle II como missile truck. Ainda por cima se vão regressar a Kadena, faria todo o sentido pelo menos armar aqueles F-15EX até aos dentes.

Por mim o EX era encomendado em maior número para substituir também os Strike Eagle. Tão cansados que estão e em tão grande demanda, que até estamos em risco de perder a Ala sediada em Lakenheath. Bom, mas isto é off-topic, sorry.
A ideia é mesmo essa, meu caro. Os Eagle II  e os Super Hornet vão ser os principais portadores dos mísseis hipersónicos HACM, enquanto os B-62 levarão o ARRW (que voltou ao orçamento este ano)…

Quanto a números, a USAF bem queria substituir os Strike Eagle mais antigos, com os motores F100-PW-220, pelo Eagle II e atualizar os restantes para o padrão Eagle II, mas entre B-21, F-47, F-35 e, especialmente, o ICBM Sentinel, não há dinheiro para tudo… vai ser aos bocadinhos…

P.S. - a USAF anunciou a semana passada que os F-15E vão ser retirados de Lakenheath e voltar aos States…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Mentat

  • Perito
  • **
  • 489
  • Recebeu: 300 vez(es)
  • Enviou: 356 vez(es)
  • +81/-36
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4465 em: Junho 25, 2025, 03:10:21 pm »
E já testaram o C-130 como plataforma lançadora de paletas com dezenas de mini-mísseis de cruzeiro, JASSM, se não me engano…

Rapid Dragon.

 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10776
  • Recebeu: 6330 vez(es)
  • Enviou: 4910 vez(es)
  • +8578/-2069
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4466 em: Junho 25, 2025, 03:22:15 pm »
Se me é permitido, sugiro também uma versão gunship (ao estilo AC-130), outra para operações especiais (à la MC-130), outra de posto de comando (tipo mini E-4B) e finalmente uma de transporte VIP (várias opções disponíveis, mas aí à grande, como acontece em todos os países pobres, claro está! )
De nada!!!

 :mrgreen: :mrgreen:

Sugiro também uma versão anfíbia e outra para acrobacia aérea...  :mrgreen:

Apoiado!!!

(o melhor será comprarmos 30 KC, se calhar, para tanta versão....)   :mrgreen:

E trinta chegarão??

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10776
  • Recebeu: 6330 vez(es)
  • Enviou: 4910 vez(es)
  • +8578/-2069
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4467 em: Junho 25, 2025, 03:24:29 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Afirmativo, testes de potência e não só para testar a reacção do plano asa afectado pelo incidente!!

Abraço
« Última modificação: Junho 25, 2025, 03:26:40 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, Mentat, goncalobmartins

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 219
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 190 vez(es)
  • +23/-40
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4468 em: Junho 25, 2025, 04:02:33 pm »
O "01" parece estar ativo neste momento, com o callsign BLAST64:

https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cdc

Testes no solo?

Dos meus humildes conhecimentos, o callsign BLASTxx costuma corresponder a viagens para Ponta Delgada...

E para LPBJ .

É o mesmo callsign do dia do acidente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 1080
  • Recebeu: 157 vez(es)
  • Enviou: 293 vez(es)
  • +41/-1656
Re: KC-390 na FAP
« Responder #4469 em: Junho 25, 2025, 04:53:09 pm »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning