O Reapetrechamento da Marinha

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Bubas

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2400 em: Abril 25, 2025, 12:43:36 pm »
Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso? 




FOI LANÇADO HOJE O CONCURSO PARA:

Vasco de Gama Frigate Modifications


a) Work Package 1 (WP1): Chilled Water System and Main Circuit.
b) Work Package 2 (WP2): Mast and Primary Structure.
c) Work Package 3 (WP3): Secondary Structure.
d) Work Package 4 (WP4): Cabling and Electrical.
e) Work Package 5 (WP5): Piping.
f) Work Package 6 (WP6): Installation.
g) Work Package 7 (WP7): General Support Works


Falta o mais importante:

a1) Work Package 1 1/2 (WP1 1/2): Chilled Wine System and Main Circuit, vulgo paiol de vinho das VdG.  :mrgreen: ::)
« Última modificação: Abril 25, 2025, 01:20:27 pm por Bubas »
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2401 em: Abril 25, 2025, 01:25:43 pm »
Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso? 




FOI LANÇADO HOJE O CONCURSO PARA:

Vasco de Gama Frigate Modifications


a) Work Package 1 (WP1): Chilled Water System and Main Circuit.
b) Work Package 2 (WP2): Mast and Primary Structure.
c) Work Package 3 (WP3): Secondary Structure.
d) Work Package 4 (WP4): Cabling and Electrical.
e) Work Package 5 (WP5): Piping.
f) Work Package 6 (WP6): Installation.
g) Work Package 7 (WP7): General Support Works


Falta o mais importante:

a1) Work Package 1 1/2 (WP1 1/2): Chilled Wine System and Main Circuit, vulgo paiol de vinho das VdG.  :mrgreen: ::)


Depois eu é que sou um cancro.

O CharlieJaguar da FAP a chamar bêbados aos da Marinha depois de ter perguntado se vem um navio de desembarque anfíbio.

 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2402 em: Abril 25, 2025, 01:42:48 pm »
Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso?

A conversa dos paiois de vinho, vem de uma longa história da Marinha ter requisitos para instalação de paiois de vinho nos navios, algo que se tornou uma piada como "justificação" para não se comprar o navio X ou Y. À semelhança do campo de golfe no Alfeite, sempre as prioridades erradas.

Isto tudo fica mais caricato quando os marinheiros tinham que comprar garrafas de água em máquinas dentro dos navios.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2403 em: Abril 25, 2025, 02:05:10 pm »


FOI LANÇADO HOJE O CONCURSO PARA:

Vasco de Gama Frigate Modifications


a) Work Package 1 (WP1): Chilled Water System and Main Circuit.
b) Work Package 2 (WP2): Mast and Primary Structure.
c) Work Package 3 (WP3): Secondary Structure.
d) Work Package 4 (WP4): Cabling and Electrical.
e) Work Package 5 (WP5): Piping.
f) Work Package 6 (WP6): Installation.
g) Work Package 7 (WP7): General Support Works


Falta o mais importante:

a1) Work Package 1 1/2 (WP1 1/2): Chilled Wine System and Main Circuit, vulgo paiol de vinho das VdG.  :mrgreen: ::)

A julgar pelas longas cessões de alucinação colectiva que tem havido no Forum, tanto na secção da Marinha como na da FAP, penso que será saudável contemplar uma notícia que é da esfera da "realidade".
Será saudável para ti Charlie.

A seguir podes regressar ao vosso Magic Show.

Cancros como tu, festejam o nível a que chegou a Marinha...Deves ser mais um "infiltrado", do Bangladesh.

Tu e o teu amigo festejam fantasias.

Por isso é que nunca demonstram aqui qualquer capacidade para enterder e/ou explicar e/ou prever nada.

Estão constantemente a serem surpreendidos.
Não se interessam por notícias reais.

O Forum precisa de mais cancros como eu e menos como tu.

Já há traidores suficientes.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2404 em: Abril 25, 2025, 02:50:32 pm »
Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso? 

Rezam as crónicas que os paióis de vinho nas fragatas da classe Vasco da Gama eram uma realidade, e que pouco após a chegada a Portugal foram transformados no Arsenal do Alfeite em células extra de combustível (ou combustível aeronáutico para os Super Lynx, não tenho bem a certeza). Conheço várias pessoas que dizem ter estado envolvidas diretamente nesse processo de transformação no AA, entre outras reparações urgentes que as novas fragatas necessitaram pouco depois de chegarem ao nosso país (tubagens e cablagens podres, canalizações e chapa de alumínio em mau estado, etc, que até levaram a uma queixa formal aos estaleiros de Hamburgo).

O "paiol de vinho" era uma característica de outras eras que foi considerada completamente desadequada pelo MDN de então, Fernando Nogueira, que após ter sabido ordenou ao CEMA da altura (Alm. Fuzeta da Ponte) que se procedesse à reconfiguração no AA. Rezam também as crónicas que os alemães ficaram atónitos com esta exigência, considerada arcaica, porém o responsável pela introdução da mesma, e que acompanhou na íntegra durante vários anos a construção das fragatas em Hamburgo, foi depois até promovido a Almirante e inclusivamente chegou a ser administrador do Arsenal do Alfeite.

Por isso, da próxima vez, talvez seja melhor informar-se antes de se irritar à toa e/ou com quem não deve.
« Última modificação: Abril 25, 2025, 05:18:42 pm por Charlie Jaguar »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2405 em: Abril 25, 2025, 03:10:55 pm »
Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso?

A conversa dos paiois de vinho, vem de uma longa história da Marinha ter requisitos para instalação de paiois de vinho nos navios, algo que se tornou uma piada como "justificação" para não se comprar o navio X ou Y. À semelhança do campo de golfe no Alfeite, sempre as prioridades erradas.

Isto tudo fica mais caricato quando os marinheiros tinham que comprar garrafas de água em máquinas dentro dos navios.


E o que é que o CJ tem a ver com isso?

 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2406 em: Abril 25, 2025, 03:57:16 pm »
O que é que este debate tem a ver com o Reapetrechamento da Marinha?
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2407 em: Abril 25, 2025, 04:24:55 pm »
O que é que este debate tem a ver com o Reapetrechamento da Marinha?

Não tem nada. ;)

Apenas quis responder ao forista que se mostrou agastado com a minha brincadeira relativa a um facto que já lá vai. O resto do debate são trollices mais ou menos ordinárias do de sempre. Siga a Marinha.

Voltando ao tema do JdW, de facto com a PNM para quê um LPD puro? Aqui até eu prefiro XOs do que um JdW/Rotterdam/Galicia, que sempre foram navios que apreciei bastante.
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2408 em: Abril 25, 2025, 05:17:08 pm »
Um LPD puro não faz sentido há muitos anos. E para ganhar capacidade anfíbia, não faltam alternativas, seja com 1 ou 2 navios dedicados, seja com navios "multifunção" como os XO.

Temos opções low cost como os LST da Damen (navios estes que facilmente podiam ser construídos 2 ou 3 em Portugal).

Opção extremamente ambiciosa com um LHD capaz de operar UCAVs (como o Anadolu).

Opções intermédias, como 1 ou 2 Crossover 131A, ou com 1 MPSS 9000 (PNM militarizado e maior).

A opção de substituir os 4 NPOs originais por 3/4 XO 115S ou XO 123SF.

Ou a opção de substituir as VdG por 3 XO 139CF.

É inteiramente possível um cenário em que se comprassem 3 XO 139 + 1 XO 131A no mesmo pacote, por exemplo.

Eu já ficava contente com a substituição dos 4 NPOs originais por XOs, ou a substituição das VdG pelos 139CF.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2409 em: Abril 25, 2025, 05:27:11 pm »
Um LPD puro não faz sentido há muitos anos. E para ganhar capacidade anfíbia, não faltam alternativas, seja com 1 ou 2 navios dedicados, seja com navios "multifunção" como os XO.

Temos opções low cost como os LST da Damen (navios estes que facilmente podiam ser construídos 2 ou 3 em Portugal).

Opção extremamente ambiciosa com um LHD capaz de operar UCAVs (como o Anadolu).

Opções intermédias, como 1 ou 2 Crossover 131A, ou com 1 MPSS 9000 (PNM militarizado e maior).

A opção de substituir os 4 NPOs originais por 3/4 XO 115S ou XO 123SF.

Ou a opção de substituir as VdG por 3 XO 139CF.

É inteiramente possível um cenário em que se comprassem 3 XO 139 + 1 XO 131A no mesmo pacote, por exemplo.

Eu já ficava contente com a substituição dos 4 NPOs originais por XOs, ou a substituição das VdG pelos 139CF.

Completamente de acordo com aquilo que escreveste, mas tal como afirmaste no tópico do A330 MRTT também considero tudo isto "muita fruta". É necessária uma completa mudança de paradigma nas nossas Forças Armadas para que haja sequer uma hipótese mínima disto tudo se poder vir a cumprir, e continuo com sérias dúvidas que a classe política atual tenha coragem ou habilidade para o fazer. Valha-nos, talvez, a pressão externa neste momento.
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2410 em: Abril 25, 2025, 05:45:33 pm »
Um LPD puro não faz sentido há muitos anos. E para ganhar capacidade anfíbia, não faltam alternativas, seja com 1 ou 2 navios dedicados, seja com navios "multifunção" como os XO.

Temos opções low cost como os LST da Damen (navios estes que facilmente podiam ser construídos 2 ou 3 em Portugal).

Opção extremamente ambiciosa com um LHD capaz de operar UCAVs (como o Anadolu).

Opções intermédias, como 1 ou 2 Crossover 131A, ou com 1 MPSS 9000 (PNM militarizado e maior).

A opção de substituir os 4 NPOs originais por 3/4 XO 115S ou XO 123SF.

Ou a opção de substituir as VdG por 3 XO 139CF.

É inteiramente possível um cenário em que se comprassem 3 XO 139 + 1 XO 131A no mesmo pacote, por exemplo.

Eu já ficava contente com a substituição dos 4 NPOs originais por XOs, ou a substituição das VdG pelos 139CF.

Completamente de acordo com aquilo que escreveste, mas tal como afirmaste no tópico do A330 MRTT também considero tudo isto "muita fruta". É necessária uma completa mudança de paradigma nas nossas Forças Armadas para que haja sequer uma hipótese mínima disto tudo se poder vir a cumprir, e continuo com sérias dúvidas que a classe política atual tenha coragem ou habilidade para o fazer. Valha-nos, talvez, a pressão externa neste momento.

Não acredito que a pressão mude algo, por algum motivo andamos 16 anos atrasados  ::)
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2411 em: Abril 25, 2025, 09:27:14 pm »
Espero que da próxima vez se escuse a insultar homens que fazem o melhor que podem com o que o povo lhes dá, quer seja verbas quer sejam políticos para nos governar.
Se o paiol de vinho está no passado deixe-o lá estar, e não o desenterre para os dias de hoje, nem como piadas brejeiras.

Como foristas pouco podemos fazer que tenha algum impacto real nas futuras aquisições. Mas quem sabe alguém por aqui escreva boas ideias. e boas ideias são sempre boas ideias.



Isto é mesmo daquelas coisas que me irrita.
Para que raio vou eu votar em alguém que diz que vai gastar um cêntimo numa carrada de bêbados? Está a afirmar que os nossos marinheiros só pensam no paiol de vinho? Para que raio precisam esses marinheiros de fragatas, crossovers e submarinos, não são sacos de vinho?
Como é que um bando de bêbados encontra um puto dum alfinete no meio de um oceano do tamanho do nosso e faz a maior apreensão de uma lancha meio que submersa? Como é que bêbados fazem isso? 

Rezam as crónicas que os paióis de vinho nas fragatas da classe Vasco da Gama eram uma realidade, e que pouco após a chegada a Portugal foram transformados no Arsenal do Alfeite em células extra de combustível (ou combustível aeronáutico para os Super Lynx, não tenho bem a certeza). Conheço várias pessoas que dizem ter estado envolvidas diretamente nesse processo de transformação no AA, entre outras reparações urgentes que as novas fragatas necessitaram pouco depois de chegarem ao nosso país (tubagens e cablagens podres, canalizações e chapa de alumínio em mau estado, etc, que até levaram a uma queixa formal aos estaleiros de Hamburgo).

O "paiol de vinho" era uma característica de outras eras que foi considerada completamente desadequada pelo MDN de então, Fernando Nogueira, que após ter sabido ordenou ao CEMA da altura (Alm. Fuzeta da Ponte) que se procedesse à reconfiguração no AA. Rezam também as crónicas que os alemães ficaram atónitos com esta exigência, considerada arcaica, porém o responsável pela introdução da mesma, e que acompanhou na íntegra durante vários anos a construção das fragatas em Hamburgo, foi depois até promovido a Almirante e inclusivamente chegou a ser administrador do Arsenal do Alfeite.

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2412 em: Abril 25, 2025, 09:35:40 pm »
4 das nossas Fragatas atuais não poderiam funcionar como tier 2 durante mais 15, 20 anos e adquirir agora 3 tier 1 em vez de adquirir 5 novas fragatas? dessa forma poderíamos alternar as aquisições, e ficavamos com um sistema Hi/Low interessante.
É muito descabido?
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2413 em: Abril 25, 2025, 09:55:48 pm »
Espero que da próxima vez se escuse a insultar homens que fazem o melhor que podem com o que o povo lhes dá, quer seja verbas quer sejam políticos para nos governar.
Se o paiol de vinho está no passado deixe-o lá estar, e não o desenterre para os dias de hoje, nem como piadas brejeiras.

Como foristas pouco podemos fazer que tenha algum impacto real nas futuras aquisições. Mas quem sabe alguém por aqui escreva boas ideias. e boas ideias são sempre boas ideias.

Citar um facto é insultar homens? Muito me diz você, mas também há muito que já deu para perceber ao que vem.

E claro, como é um facto embaraçoso para a Marinha, o melhor é que não se fale muito nisso e se deixe estar enterrado no passado. Temos Diácono Remédios aqui no fórum, está visto.  ::)



P.S. E o que eu faço ou deixo de fazer não é nem você, nem ninguém que me dita. Era o que faltava! O dia de hoje há 51 anos atrás serviu precisamente para que cada um de nós possa ter a liberdade de atuar como bem entender. Já lá vai o tempo dos sussurros e silêncios forçados, não se equivoque.
« Última modificação: Abril 25, 2025, 09:58:18 pm por Charlie Jaguar »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2414 em: Abril 25, 2025, 10:12:39 pm »
A ideia de adquirir primeiro 3 fragatas e curto prazo, e mais tarde adquirie outras 2 ou 3, substituindo as duas classes com vários anos de diferença, é algo que tem sido proposto há anos.

Até hoje não houve sequer coragem de propor essa ideia para a LPM de 2019, nem para a sua revisão de 2023, e não vimos a Marinha a apresentar uma proposta dessas a curto prazo, contentando-se com 4 fragatas reles até 2035 ou até mais tarde, nem mesmo perante uma possibilidade de aumento de investimento na Defesa.

Ora se nem substituir as VdG a curto prazo parece ser uma preocupação, quanto mais manter as 4 actuais e adquirir mais 3 navios...

Infelizmente a MGP, mesmo com a construção de 2 AOR e 1 PNM com alguma capacidade anfíbia, não retira das prioridades o NAVPOL, preferindo arrastar as VdG por mais uma década.

Relativamente às nossas 4 fragatas, tecnologicamente já nem navios de segunda linha são.
As BD na melhor das hipóteses são de 3a linha, enquanto as VdG, mesmo com a modernização prevista, são de 4a linha. As VdG precisavam de um upgrade ao armamento para chegar ao mesmo patamar das BD (particularmente com 1 VLS e ESSM.
E dificilmente aguentam mais 20 anos, 15 já é abuso, sendo que o seu limite devia ser até 2035 para as BD e 2030 para as VdG sem qualquer upgrade.
 
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