O Reapetrechamento da Marinha

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1335 em: Maio 25, 2024, 12:19:51 am »
Devem ser os navios "limpos", sem o material GFE.

Valores idênticos (abaixo dos 600 milhões por navio), são apresentados para a construção de cada KDX-III Batch II sul coreano, custo esse que ultrapassa os 1000 milhões com o navio totalmente completo.

Suponho que a versão totalmente equipada, tenha pelo menos uns 400 milhões em cima daquele valor.

A questão que fica no ar, é se esta aparente redução de custos vai continuar à medida que vão construindo ainda mais navios da classe (à semelhança do que foi acontecendo com o F-35), ou se o 5ª e 6ª navios representarão o mínimo possível.

Num cenário hipotético em que o custo de cada fragata continuar a diminuir, para valores a rondar os 800 milhões, ou até abaixo disto, tornar-se-á uma opção verdadeiramente a ter em conta.
 

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Bubas

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1336 em: Maio 25, 2024, 12:49:38 am »
Ou isso ou uma economia de escala brutal…
1MM$ por duas Constellation-class frigates

https://www.fincantieri.com/en/media/press-releases/2024/fincantieri-is-awarded-contract-from-the-us-navy-for-the-fifth-and-sixth-constellation-class-frigates/

Estou a fazer mal as contas ou isto é mt barato?! Ou não traz (algum) equipamento?
 

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Pescador

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1337 em: Maio 25, 2024, 11:20:26 am »
Ou isso ou uma economia de escala brutal…
1MM$ por duas Constellation-class frigates

https://www.fincantieri.com/en/media/press-releases/2024/fincantieri-is-awarded-contract-from-the-us-navy-for-the-fifth-and-sixth-constellation-class-frigates/

Estou a fazer mal as contas ou isto é mt barato?! Ou não traz (algum) equipamento?

Imagino que as armas e alguns dos sensores sejam os americanos que metam os deles.

The Group’s proposal is based on the FREMM frigate platform, globally recognized as the most technologically advanced, and the backbone of a 10-unit program for the Italian Navy which Fincantieri is completing at present at its Italian shipyards.

Não presta. Por cá recusaram duas por 1,5 mil milhões a pagar em 10 anos. Hoje tínhamos Fragatas decentes, não fantasias de irresponsáveis.
« Última modificação: Maio 25, 2024, 11:23:10 am por Pescador »
 
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Cabeça de Martelo

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1338 em: Maio 25, 2024, 11:46:41 am »
1MM$ por duas Constellation-class frigates

https://www.fincantieri.com/en/media/press-releases/2024/fincantieri-is-awarded-contract-from-the-us-navy-for-the-fifth-and-sixth-constellation-class-frigates/

Estou a fazer mal as contas ou isto é mt barato?! Ou não traz (algum) equipamento?

A norma é quando é feito um contrato, no mesmo está incluindo tudo. A Marinha Norte-Americana não é a Portuguesa.

Pessoalmente também estou a achar muito estranho este valor, por saber os equipamentos e armamentos que vão ter estas Fragatas e também por saber o custo dos contractos das Fragatas já assinadas. Algo não bate bem.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1339 em: Maio 25, 2024, 01:25:13 pm »
A US Na y muitas vezes compra os navios ao longo de vários contratos. Começam por um contrato de “long lead items”, i.e., componentes que demoram muitos anos a serem construídos, depois um contrário de construção propriamente dito, e no final um contrato de apetrechamento, por assim dizer… este contrato é provavelmente do segundo tipo. A US Navy quer atingir um custo de cerca de $900 milhões por navio quando a linha estiver em regime estacionário de produção de duas por ano, a partir do navio número 6. Estas primeiras vão custar mais de $1Bi por navio no total.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1340 em: Maio 25, 2024, 06:21:38 pm »

A excepção do 57mm a partida é tudo americano  e não parece nada pouco que carrega e bem caro. Tanto sensores como armas 

 

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LM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1341 em: Maio 26, 2024, 11:52:32 am »
Uma coisa que me surpreendeu foi a necessidade que a US Navy teve de fazer alterações no projecto (maduro, testado e bem considerado) FREMM, que custaram dinheiro; parte por "manias" mas mt por terem standards de resistência a danos superiores ais das marinhas europeias...   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1342 em: Maio 26, 2024, 07:32:47 pm »
Uma coisa que me surpreendeu foi a necessidade que a US Navy teve de fazer alterações no projecto (maduro, testado e bem considerado) FREMM, que custaram dinheiro; parte por "manias" mas mt por terem standards de resistência a danos superiores ais das marinhas europeias...

Nos EUA os standarts são geralmente elevados depois muito testados e aprendidas lições. Tanto nas FA como nas FS.  E elas têm aprendido e mudado sempre que faz falta. Não fazem navios civis ou militarizados e depois metem umas coisas para os glorificarem naquilo que nunca serão, como cá.
No caso, se viram que podiam melhor, aproveitaram
 

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Charlie Jaguar

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1343 em: Maio 29, 2024, 09:42:33 pm »
A Van Speijk e o Rotterdam foram encostados nos Países Baixos devido à falta de tripulações.

https://marineschepen.nl/nieuws/Personeelstekort-Zr-Ms-Rotterdam-tegen-de-kant-280524.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1344 em: Maio 30, 2024, 08:08:30 am »
A Van Speijk e o Rotterdam foram encostados nos Países Baixos devido à falta de tripulações.

https://marineschepen.nl/nieuws/Personeelstekort-Zr-Ms-Rotterdam-tegen-de-kant-280524.html

Era aproveitar e com o dinheiro do ELU ir buscar a Van Speijk. 

Sempre passavam a ser 3 fragatas a navegar.

Pagam assim tão mal na Holanda?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1345 em: Maio 30, 2024, 09:59:55 am »
A Van Speijk e o Rotterdam foram encostados nos Países Baixos devido à falta de tripulações.

https://marineschepen.nl/nieuws/Personeelstekort-Zr-Ms-Rotterdam-tegen-de-kant-280524.html

Era aproveitar e com o dinheiro do ELU ir buscar a Van Speijk. 

Sempre passavam a ser 3 fragatas a navegar.

Pagam assim tão mal na Holanda?

Num outro tópico falou-se nisso de carreiras e o que pagam. Na verdade o problema é o "gostar" de estar. Infelizmente vai muita gente para as FA para se safar e depois assim que apanham uma oportunidade saem. Outros não vão porque existe já há muito tempo um discurso anti militar.
Não é só cá, a Holanda é outro bom exemplo desse discurso. Por isso alguns apesar de vestirem a farda, têm pouco do que vestem. E lá existem navios modernos a par desses menos modernos, mas em vias de serem substituídos.
Cá, além do discurso que "educa" gerações, também o ordenado e a obsolescência de meios não cativa.

Mas realmente não sei do que estão à espera de arrepiar caminho e mandar vir essa duas e selar de vez o assunto das VdG vendendo as duas operacionais e melhorando algumas coisas nas M.
 Isto não muda nada para o problema da próxima década, mas dá para chegar lá melhor  do que com 2 de cada. Para já a existência de sistemas similares é bom quando há pouco efectivo. Ou seja, quando um navio esta em manutenção usam o gêmeo.
Não sei, mas as coisa deviam de ser pensadas em termos práticos e operacionais e menos com ganhar algo com as tretas que fazem
No fundo nada se faz, nem lanchas se fizeram, nem salva vidas se fizeram. Só remendos e escrever muita tinta sobre fantasias
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1346 em: Maio 30, 2024, 12:33:08 pm »
Não sei se já andava por aqui...
João Pereira
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1347 em: Maio 30, 2024, 12:53:27 pm »
Vendam as 2 meko à Argentina ou ao Peru e vão buscar a Van Speijk burros do crl

Assim tb já não têm desculpa para falta de tripulantes

Para que servem 2 fragatas permanentemente encostadas?
« Última modificação: Maio 30, 2024, 12:56:42 pm por P44 »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1348 em: Maio 30, 2024, 01:04:20 pm »
Esse é o chefe do GT das fragatas de nova geração...
Estamos bem entregues.  :mrgreen:
 
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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #1349 em: Maio 30, 2024, 04:19:39 pm »
Vendam as 2 meko à Argentina ou ao Peru e vão buscar a Van Speijk burros do crl

Assim tb já não têm desculpa para falta de tripulantes

Para que servem 2 fragatas permanentemente encostadas?

Brinca brinca. Se ficarmos reduzidos a 3 fragatas M, então é aí que o número nunca mais vai subir disso.

A solução para a falta de guarnições, passa por adquirir fragatas novas, com guarnição mais reduzida.
Uma fragata moderna, consoante o modelo e equipamento, pode operar com 100 marinheiros. Menos uns 50 que a média (~150) de cada uma das nossas fragatas actuais.

3 M e/ou VdG, requerem 450 marinheiros. 4 fragatas modernas com guarnição de 100, requerem 400 e ainda sobra 50.

As Mogami têm aparentemente uma guarnição de 90, logo esses 450 marinheiros, davam para operar 5 em simultâneo, assim em números brutos.

Temos falta de pessoal, obviamente. Mas pior do que ter falta de pessoal, é fazer um mau aproveitamento do pessoal que temos.
 
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