Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7071 Respostas
  • 1887995 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7400
  • Recebeu: 8497 vez(es)
  • Enviou: 5778 vez(es)
  • +10227/-2955
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7065 em: Hoje às 07:03:25 pm »
Um douche de água fria...

O Governo terá de apresentar em Bruxelas, até ao fim do mês, o seu plano para garantir o envelope de seis mil milhões de euros em empréstimos europeus do programa SAFE, que Portugal tem de executar até 2030.

"O processo, até final de fevereiro, será considerado pela Comissão Europeia. Em boa verdade, diria que o que tem a ver com o SAFE nasce no final de novembro e há um longo caminho até fevereiro. Neste momento, em novembro, não estamos a decidir aquilo que vamos concretizar. Aliás, o que se delibere pode bem ter uma previsão em novembro e não se concretizar em fevereiro", admitiu hoje Nuno Melo.

Na quarta-feira, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, tendo ao seu lado o homólogo italiano Guido Crosetto, Nuno Melo afirmou aos jornalistas que, "neste momento, não há nenhuma decisão" tomada sobre o negócio.

:bang: ::) :-[

Calma, não é nada de novo. O Nuno Teixeira já tinha dito isso ontem, são apenas notícias/soundbytes requentados.
« Última modificação: Hoje às 07:03:56 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Pilotasso

• Membro
  • *
  • 213
  • Recebeu: 130 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +56/-40
« Responder #7066 em: Hoje às 07:15:49 pm »
Existe alguma indicação que serão apenas 3 fragatas? (havia imagens de apresentação na marinha que seriam 5 ou 6)
É que se forem só 3 FREMM EVO sendo que o requisito da marinha seriam pelo menos 5 então o franceses ainda podem assegurar um contrato para 2 FDI?

Eu acho que seria porreiro, essas fragatas até são elegantes.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11671
  • Recebeu: 2680 vez(es)
  • Enviou: 4024 vez(es)
  • +1008/-1152
« Responder #7067 em: Hoje às 07:32:47 pm »
Estranho não se ouvir nada dos espanhois.

As negociações estavam a ir tão bem...

Segundo rumores vindos do Alfeite, e que aqui partilhei anteriormente, consta que um dos concorrentes não estaria propriamente interessado em investir no Arsenal, mas apenas na venda dos navios. Poderá ou não ser isso, porventura. A sensação que dá é que se ficou um pouco precocemente reduzido a dois competidores, a Naval Group e a Fincantieri, porém poderá ser só mesmo uma sensação, ou perceção como agora entrou no léxico.

Eu sei que vocês passam o que vão ouvindo... mas esses rumores às vezes valem o que valem... não sei nunca sofri tanto por algo que nem diz respeito à minha vida pessoal... tenho dormido mal até, podem ver pelas horas dos meus comentários... sem sono, excitado... sempre a pensar na EVO... aquele passar imperial... aaaaiii.. que calores jasus🥵 :mrgreen: na verdade... tenho receio do balde água fria... palavra de honra. tenho mesmo.

tenho andado pelo Facebook a defender a EVO, pelo X, pelo Threads, pelo insta, tenho tudo o que é rede social... mas não sei... tenho receio, mais uma vez, que não seja a escolhida...

Calma, relativiza, tenho receio é de isto não dar em nada e ficarmos na mesma com o que temos...

Eu por acaso nesta situação até estou muito confortável, apesar de reconhecer que as FREMM EVO são as melhores e considero eu, de estética mais bonita, as FDI Francesas também são muito boas, com muitas características interessantes, superiores a qualquer tipo de fragata que temos actualmente, e a nível estético, são estranhas, mas um estranho curioso, uma certa pinta retro-futurista, talvez disruptiva como agora se diz.  8)

Por isso qualquer uma para mim tá óptimo, tem é de vir 3 unidades.

Aproveita é o sol que em breve vem chuva.
« Última modificação: Hoje às 07:34:05 pm por Lightning »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 22054
  • Recebeu: 7754 vez(es)
  • Enviou: 8759 vez(es)
  • +8181/-13875
« Responder #7068 em: Hoje às 08:01:17 pm »
Um douche de água fria...

O Governo terá de apresentar em Bruxelas, até ao fim do mês, o seu plano para garantir o envelope de seis mil milhões de euros em empréstimos europeus do programa SAFE, que Portugal tem de executar até 2030.

"O processo, até final de fevereiro, será considerado pela Comissão Europeia. Em boa verdade, diria que o que tem a ver com o SAFE nasce no final de novembro e há um longo caminho até fevereiro. Neste momento, em novembro, não estamos a decidir aquilo que vamos concretizar. Aliás, o que se delibere pode bem ter uma previsão em novembro e não se concretizar em fevereiro", admitiu hoje Nuno Melo.

Na quarta-feira, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, tendo ao seu lado o homólogo italiano Guido Crosetto, Nuno Melo afirmou aos jornalistas que, "neste momento, não há nenhuma decisão" tomada sobre o negócio.

:bang: ::) :-[

Isso saiu logo ontem....  :P
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

antoninho

• Analista
  • 761
  • Recebeu: 159 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +30/-33

*

sivispacem

• Investigador
  • 1831
  • Recebeu: 1065 vez(es)
  • Enviou: 1152 vez(es)
  • +466/-659
« Responder #7070 em: Hoje às 08:53:21 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/fragatas/fremm-evo/fragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite/20251126/69272cb5d34e3caad84bbd2b

Fragatas italianas que Portugal pondera comprar precisam de "maré especial" ou de obras de dragagem para entrar no Alfeite

Regulamento portuário define que o canal de acesso à Base Naval tem uma cota de serviço de seis metros e uma referência máxima de 135 metros de comprimento, limites que as fragatas italianas ultrapassam. Para não tocarem no fundo, os navios ficariam dependentes da maré alta para sair para missão ou de obras de dragagem
As fragatas italianas FREMM EVO, que o Ministério da Defesa está a considerar adquirir para renovar a frota portuguesa, ultrapassam as dimensões de referência para a navegação no canal de acesso à Base Naval do Alfeite, o que condicionará a operação destes navios no Tejo a períodos de maré alta para poderem entrar e sair da própria base.

A CNN Portugal cruzou as especificações técnicas das navios italianos que o Ministério da Defesa está a ponderar comprar com o Regulamento de Autoridade Portuária de Lisboa (APL) e detetou incompatibilidades entre os navios pretendidos e as infraestruturas atuais do Alfeite.

Segundo o Regulamento da APL, os navios que se destinam à Base Naval têm como referência um comprimento máximo de 135 metros, sendo o acesso feito através do "Canal do Alfeite", a única via de acesso, que tem "uma cota de serviço" de seis metros de profundidade. Mas com 145 metros de comprimento e um calado superior a oito metros, as fragatas italianas excedem os limites operacionais padrão, o que pode impedir a entrada ou saída em situações de emergência ou maré baixa, ficando a frota refém das "condições meteorológicas e de maré" para aceder ao cais.

Isto significa que, em condições normais de maré baixa ou média, o navio poderia tocar no fundo. O próprio regulamento da APL prevê que navios com características excecionais fiquem com as manobras "condicionadas ao período de enchente".

Para contornar estes constrangimentos seria necessário fazer a dragagem do fundo do canal, algo que não seria inédito na história da marinha portuguesa. Quando Portugal adquiriu os submarinos aos alemães da Howaldtswerke-Deutsche Werft, em 2004, foi necessário proceder à limpeza do fundo do canal.

Além disso, a largura da doca seca do Arsenal do Alfeite também se apresenta como estreita demais para a fragata italiana. A FREMM EVO tem 20 metros de largura, uma dimensão que não lhe permite ser levada para a doca seca do Alfeite para reparação, uma vez que a estrutura tem apenas 18 de largura.

Apesar de o ministro da Defesa, Nuno Melo, garantir que ainda não existe nenhuma decisão tomada acerca da compra das novas fragatas da armada, Portugal assinou esta quarta-feira um acordo de cooperação com Itália, numa cerimónia oficial no Forte de São Julião da Barra, que contou com a presença do homólogo italiano Guido Crosetto.

De acordo com declarações do ministro à agência Lusa, a decisão da escolha da fragata "é fundamentalmente técnica", sublinhando que são os três ramos das Forças Armadas e a Direção-Geral de Armamento e Património da Defesa que vão aconselhar a tutela sobre aquilo que melhor serve o país, tendo em conta o "atual contexto geopolítico", admitindo que a dimensão destes investimentos são "para uma geração".

A outra concorrente é a Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) do grupo estatal francês Naval Group. Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar junto da empresa francesa, a proposta chegou ao governo no final do mês passado e o negócio pode aproximar-se dos três mil milhões de euros por três embarcações, naquela que poderá ser a aquisição militar portuguesa mais cara deste século. Os valores rondam os 800 e os 900 milhões de euros por navio

Como vai ser com os NRE, de 11.000t de deslocamento, 137m de comprimento e boca de 19m???

Se calhar as dimensões limitadas da doca seca do Alfeite também farão parte da modernização, não? Idem para o canal de acesso....

Só por curiosidade, fui ver esses dados do recentemente desacrivado NRP Bérrio. Então temos:

Comprimento: 140,6m
Boca Máxima: 19,2m
Deslocamento: 11522t
Calado: 7,3m

https://www.marinha.pt/pt/a-marinha/historia/caismemoria/Paginas/nrp-berrio.aspx

Era só!  c56x1
Cumprimentos,

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 295
  • Recebeu: 113 vez(es)
  • Enviou: 1048 vez(es)
  • +31/-77
« Responder #7071 em: Hoje às 09:06:25 pm »
Estranho não se ouvir nada dos espanhois.

As negociações estavam a ir tão bem...

Segundo rumores vindos do Alfeite, e que aqui partilhei anteriormente, consta que um dos concorrentes não estaria propriamente interessado em investir no Arsenal, mas apenas na venda dos navios. Poderá ou não ser isso, porventura. A sensação que dá é que se ficou um pouco precocemente reduzido a dois competidores, a Naval Group e a Fincantieri, porém poderá ser só mesmo uma sensação, ou perceção como agora entrou no léxico.

Eu sei que vocês passam o que vão ouvindo... mas esses rumores às vezes valem o que valem... não sei nunca sofri tanto por algo que nem diz respeito à minha vida pessoal... tenho dormido mal até, podem ver pelas horas dos meus comentários... sem sono, excitado... sempre a pensar na EVO... aquele passar imperial... aaaaiii.. que calores jasus🥵 :mrgreen: na verdade... tenho receio do balde água fria... palavra de honra. tenho mesmo.

tenho andado pelo Facebook a defender a EVO, pelo X, pelo Threads, pelo insta, tenho tudo o que é rede social... mas não sei... tenho receio, mais uma vez, que não seja a escolhida...

Calma, relativiza, tenho receio é de isto não dar em nada e ficarmos na mesma com o que temos...

Eu por acaso nesta situação até estou muito confortável, apesar de reconhecer que as FREMM EVO são as melhores e considero eu, de estética mais bonita, as FDI Francesas também são muito boas, com muitas características interessantes, superiores a qualquer tipo de fragata que temos actualmente, e a nível estético, são estranhas, mas um estranho curioso, uma certa pinta retro-futurista, talvez disruptiva como agora se diz.  8)

Por isso qualquer uma para mim tá óptimo, tem é de vir 3 unidades.

Aproveita é o sol que em breve vem chuva.

Gostei do comentário, de como caracterizaste as fragatas. Tenho a mesma opinião.