Uma coisa que adorava era 8xMK-41 para 32 ESSM mais 24 Sylver para Aster 30
Mas nunca irá acontecer 
Esta discussão sobre o nº e o tipo de VLS por navio é um bocadito Académica. A Marinha não vai adquirir Tactom´s/MDCN e 60 misseis antiaéreos por navio... 
Não, não é uma discussão académica. É o que dizem as necessidades reais, para enfrentar ameaças reais. Todos os países reconhecem esta necessidade, e estão a aumentar os VLS dos seus navios combatentes.
Espetar 3000M em 3 fragatas, e estas só terem capacidade para carregar 16 mísseis AA em simultâneo, é pura incompetência, e será um grande tiro no pé.
Os mísseis sempre podes ter um stock inicial como parte do pacote de aquisição das fragatas (ex. o suficiente para encher 2 das 3 fragatas), e ir comprando mais ao longo do tempo.
Já ao ter menos VLS, depois se quiseres mais, vais ter que enviar os navios para o estaleiro, durante meses, esburacar aquilo tudo para meter mais 16. Isto fica muito mais caro do que simplesmente ter logo os navios com os 32 de origem.
Entre as 2 opções faladas oficialmente, a FREMM EVO é claramente superior (até tem raio de acção maior). Qualquer uma das opções precisa dos 32 VLS.