Construção local custa sempre mais é possível baixar o preço construído na França... Não esquecer existe mais em jogo que as fragatas... Os franceses estão interessados na tap e os portugueses vão ter compar comboios de alta velocidade para as futuras linhas...
Certo, mas a mão de obra grega é muito mais barata que a francesa, logo quase que equilibra as coisas.
Nem sei se o RAM e o canhão de 76mm das gregas estão incluídos no negócio, ou se é GFE pago à parte.
Espero que as FDI, a virem, sejam com 32 VLS... mas se não for, continuam a ser anos luz melhor que as VdG e as BD... e as FDI poderão receber os 32 VLS mais tarde, tal como a Marinha francesa planeia fazer. https://www.navalnews.com/naval-news/2025/11/france-to-double-aster-missile-capacity-on-fdi-frigates/
Será parte do MLU daqui a 18 anos. 
Se vierem FDI com 16 VLS, que a segunda série seja de navios com maior capacidade AAW, mesmo mais FDI com 32 VLS, ou preferivelmente 3 FREMM EVO ou outra.
Mas comparar com as VdG e BD é um erro, dada a obsolescência das ditas fragatas. Qualquer coisa moderna é superior, inclusive algumas corvetas que custam menos de metade das FDI.
As FDI na configuração francesa não justificam o preço. Ainda para mais se tivermos que gramar com apenas 16 VLS, com os Exocet como SSM, e nenhum CIWS.
32 VLS + RAM + SSM que não o Exocet era o mínimo.
Instalar os VLS mais tarde fica mais caro do que instalar agora. Isto aplica-se também às FREMM EVO, que espero que a Marinha exija em ambos os casos os 32 VLS, e não o típico FFBNW.
Eu vou continuar a insistir na necessidade de ter 32 VLS, sobretudo para navios com Sylver. É uma oportunidade perdida ter a chance de comprar fragatas modernas com capacidade AAW decente e capacidade land-attack, mas depois ser minimalista e poupar uns trocos ao optar apenas por 16.