A notícia é basicamente a mesma em todo o lado Espero que a proposta italiana também seja tornada pública
🤤😔🥹🤧
Eu lembro-me do tempo em que negociavamos o escoamento de polpa de tomate.
O NM esteve na reunião de Julho, e ficou a babar com as FREEM...Cps
Citação de: Subsea7 em Hoje às 09:06:54 pmO NM esteve na reunião de Julho, e ficou a babar com as FREEM...CpsAmigo Subsea, sabes se ele chegou a visitar as instalações da Leonardo em Cameri, para eventualmente espreitar o F-35?
Opção usada, fora do programa SAFE-Transferência de usadas (FREMM Bergamini, 2013-built): ≈ €240–€350M / navio (dependendo da condição e do pacote de suporte/armamento). Para 3 navios: ~€720M–€1.05B só navios; com armamento + spares + TLS espere €1.0B–€1.5B. Novas / FREMM EVO (nova série): €650–€900M / navio. 3 navios ≈ €1.95B–€2.7B (mais armamento/spares). 1) Preço — cenários detalhados (valores indicativos)A. Cenário rápido — 3 FREMM usadas (transferência + re-fitting):Preço por navio (transferência básica): €260M–€320M (média mercado 2025: ~€300M citado para vendas italianas recentes). Refit / modernização por navio (CMS ajustes, sensores, pintura, habitabilidade): €20M–€60M.Armamento (se incluir SAMs/ASuW/torpedos): €60M–€120M / navio (varia muito conforme escolha).Spares + initial stores + treinamento: €10M–€30M / navio.Total por navio (pronto para operação): ≈ €350M–€530M.Total 3 navios (pronto): ≈ €1.05B–€1.59B.B. Cenário nova construção — 3 FREMM EVO (export configuração):Navio: €650M–€900MArmamento/integr.: €80M–€150M / navioSpares + TLS inicial: €20M–€50M / navioTotal por navio ≈ €750M–€1.1B. → 3 navios ≈ €2.25B–€3.3B.2) Opções técnicas / escolhas de Portugal (que influenciam preço)Variante: GP (multi-role) vs ASW (melhor sonar/torpedoes). ASW = +custos de sensores e capazes. Sistema de mísseis SAM: manter Aster ou mudar para alternativa (ESSM/alternativas) — atenção a licenças de exportação. Anti-ship: TESEO/OTOMAT (italiano) vs NSM/Harpoon; integração e aprovação export.Combat Management System (CMS): usar Leonardo / Fincantieri pacote (mais fácil) ou integrar CMS local/terceiros (mais trabalho).Helicóptero / UAV: hangar e apoio para 1 helicóptero pesado + UAVs ASW (implica integração e ops-centre).Estado estrutural / vida restante (usado): inspecção detalhada (hull fatigue, m/shaft, turbines) altera preço.3) Contrapartidas (contrapartidas industriais) em Arsenal do Alfeite — propostas concretasO Arsenal do Alfeite é a infraestrutura natural em Portugal (shipyard público dentro da Base Naval de Lisboa) com experiência em construção, reparação, MRO e já presta serviços de armas/torpedos — logo pode absorver boa parte das contrapartidas. Propostas de contrapartidas (lista prática para incluir no contrato)Refit & modernização local (workshare)Transferir 1 a 2 refits pesados (ou manutenção periódica programada) para Alfeite: remoção/instalação de módulos, pintura, manutenção HVAC, tubagens, elétrica, pequenas soldaduras estruturais.Valor esperado: 10–15% do trabalho de refit inicialmente, escalável. (Fincantieri continua FM e integrador principal enquanto Alfeite recebe subcontratos e know-how). Centro nacional de manutenção / MRO para FREMM (instalação em Alfeite)Criar um logística e stock central de spare-parts para as 3 FREMM em Alfeite (armazém + depósito).Formação de equipa de técnicos, certificação de processos e fornecimento de ferramentas especiais (treinamento pela Fincantieri/Leonardo).Impacto: redução de custos vida-útil, ganho de autonomia.Linha de manutenção de armas e sensoresExpandir capacidades da Arsenal para manutenção básica de: OTO Melara 127/76mm, CIWS/SeaSparrow, lançadores Mk32, torpedos (conforme capacidades já existentes para algumas armas). Isto aproveita expertise anunciada de Arsenal. Transferência de capacidades & formação (Knowledge Transfer)Programa de train-the-trainer: cursos de manutenção de plataforma, CMS, e operações de hangar. Simuladores hospedados em Alfeite ou em Portugal com instrutores da Fincantieri.Documentação técnica (manuais, planos de manutenção) e acesso a actualizações (licença) durante X anos.Upgrades locais / contrato de Through-Life Support (TLS)Contrato de TLS de 5–10 anos onde Alfeite executa manutenção de nível 2 e 3; Fincantieri fornece peças/apoio nível 4 e software. Percentagem do TLS executada localmente: 20–40% ano-a-ano.Transferência de trabalho para indústria portuguesaSubcontratação a empresas portuguesas (equipamentos elétricos, isolamento, pintura naval, cablagem) — objetivo: offsets de 15–30% do valor do contrato (negociável). Documentar KPI de conteúdo local.Centro de treino / simulador em AlfeiteInstalar simulador de ponte/CMS para formação inicial e reciclagem. Reduz custos de deslocação e aumenta prontidão.Garantia de emprego / planos sociaisCompromisso de recrutar e treinar X técnicos portugueses (ex.: 100–200 empregos diretos/indiretos dependendo do volume de trabalho).Como isso fica no contrato (exemplos contratuais)Offset clause: Fincantieri garante mínimo 15% de conteúdo local nos primeiros 3 anos, com meta progressiva até 25%. Falha = compensações financeiras. Workshare schedule: cronograma mostrando quais atividades vão para Alfeite (ex.: 1.º refit limitado a componentes, 2.º refit parciais, TLS anual).Capacitação: Fincantieri fornece 24 meses de formação e treinadores; Alfeite atinge níveis de certificação para MRO.Transfer pricing e auditoria: cláusula de auditoria para verificar execução dos offsets.4) Benefícios / impacto esperado em Alfeite (estimativas)Criação direta de emprego: 80–250 postos durante período de refits + manutenção recorrente (depende do pacote).Ganho de know-how: manutenção de sistemas ocidentais (CMS, sensores), possibilidade de Alfeite competir por manutenção de terceiros (regional).Redução de custo de ciclo de vida: execução local de serviços reduz custos logísticos e tempo de indisponibilidade.(Estas são estimativas sensíveis à amplitude da contrapartida negociada. Arsenal já tem infra e experiência para absorver esse trabalho). 5) Riscos e cláusulas a incluir para PortugalAprovações de exportação (Itália / fabricantes de armas) — condicionante: garantir prazos e responsabilidades se houver atrasos. (Cláusula condicional de fechamento). IP & software — Portugal precisa de licenças operacionais e de manutenção; não espere cópia de código-fonte; negociar acesso a pacotes de manutenção e APIs.Garantia de qualidade dos subcontratos — cláusula de inspeção e auditoria para trabalho em Alfeite.Penalidades por não cumprimento de offsets (compensações financeiras ou entrega de trabalho adicional). 6) Proposta prática (texto-curto que Portugal pode propor a Fincantieri como contrapartida)Proposta-contrapartida (sumário): Fincantieri compromete-se a dedicar 20% do trabalho de refit e 25% do volume de TLS inicial para execução no Arsenal do Alfeite, incluindo: (i) montagem de um centro de spares & logística em Alfeite, (ii) programa de formação de 24 meses para técnicos portugueses, (iii) transferência de processos e ferramentas específicas para manutenção de CMS e sensores, e (iv) subcontratação preferencial de empresas portuguesas para cablagem, pintura, isolamento e sistemas auxiliares. A extensão/ou cumprimento destas contrapartidas será atrelada a marcos de pagamento do contrato principal e sujeita a auditoria bilateral anual.7) Próximos passos recomendados (práticos)Pedir RFI / MoU a Fincantieri com 3 opções: (A) 3 FREMM usadas, (B) 3 FREMM EVO novas, (C) mix 1 new + 2 used — cada proposta com preço FOB + lista de contrapartidas propostas.Inspeção técnica imediata das unidades candidatas (survey – hull, máquinas, eletrónica).Negociar offset mínimo e definição clara do papel do Arsenal do Alfeite (atividades, KPIs, cronograma).Acionar SACE / ECA para enquadrar financiamento e condicionantes de pagamento.Redigir Term Sheet com cláusula de export approval, milestones de entrega, penalidades e auditoria de offsets.
Entretanto a US Navy cancelou as FREEM...https://www.navalnews.com/naval-news/2025/11/constellation-class-frigate-program-cancelled-u-s-navy-looking-for-faster-procurement-of-alternatives/
Citação de: Subsea7 em Hoje às 09:21:37 pmEntretanto a US Navy cancelou as FREEM...https://www.navalnews.com/naval-news/2025/11/constellation-class-frigate-program-cancelled-u-s-navy-looking-for-faster-procurement-of-alternatives/Estes tipos são só estúpidos......Não sei se isto será político acima de tudo...
O mundo está virado do avesso.Portugal a ter de escolher entre FREMMs ou FDIs, o Benfica a ganhar um jogo na liga dos campeaoes e o P44 a mostrar que consegue ser optimista.O que falta acontecer mais?
O Trump quer couraçados
Previsões saabGripen:Na semana passada disse que haveriamos de ter visitas esta semana. Não errei muito.Esta semana os contactos vão ser com o Nuno Melo.No fim de semana as conversas vão ser entre o PM e os seus pares e a decisão vai ser feita nesses dois dias.Que não se esqueçam que há LUS-222, STs e KCs para vender.Eu lembro-me do tempo em que negociavamos o escoamento de polpa de tomate.