Protestos na Ucrânia e a possibilidade de guerra civil

• 1254 Respostas
  • 306819 Visualizações
*

legionario

• Investigador
  • 1747
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 435 vez(es)
  • +432/-7773
Re: Protestos na Ucrânia e a possibilidade de guerra civil
« Responder #315 em: Março 21, 2014, 07:39:00 pm »
Os dirigentes europeus reuniram-se hoje em Bruxelas para eventuais sanções economicas contra a Russia. Um pequeno "hic" : o presidente francês, François Hollande, mudou de ideias e opõe-se a estas sanções. Portugal perdeu a oportunidade de comprar em saldo  um dos navios da classe Mistral que a França esta a construir para a Russia. :lol:

No entanto a Russia tem motivos para se preoupar pois a França propôs o envio de 4 aviões de combate para proteger a Polonia e a Roménia duma eventual invasão russa.  Esta "force de frappe" ja causou danos : alguns deputados da Duma russa ficaram feridos ao cairem a rir das suas cadeiras.
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12956
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 7951 vez(es)
  • +1219/-2025
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #316 em: Março 21, 2014, 08:38:28 pm »
Coluna militar ucraniana.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: FoxTroop

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6546/-1406
« Responder #317 em: Março 21, 2014, 09:27:58 pm »
A legenda refere Zhaporoskaya Oblast.
Isto são eventualmente tropas pertencentes à 17ª brigada blindada, com base a mais de 100km de distância, em Kryvyi Rih.

Noto no entanto inexistência de proteção anti-aérea.
Dá a impressão que se vê uma viatura com mísseis mas não dá para ver bem.

Em caso de conflito gravo, a primeira coisa que os russos vão fazer é atacar as tropas terrestres ucrânianas para destruir os tanques. Se os russos não conseguirem destruir as unidades blindadas e os carros de combate, fica dificil enfrentar os ucranianos a não ser que se utilize a velha tática estalinista do tudo ao molho.

Dificilmente a força aérea da Ucrânia teria capacidade para controlar o ar, mas a Ucrânia oriental é demasiado grande para o exército russo controlar com facilidade.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +374/-8786
« Responder #318 em: Março 21, 2014, 10:53:44 pm »
Citação de: "mafets"
Se eu tenho referido o Cáspio é porque entendo que uma análise completa em vez de meros perfis psicológicos é mais contra-producente quanto à estratégia e às reais intenções do Presidente Russo. Agora por achar que o Cáspio é zona de influência não prevejo para já grandes problemas para Moscovo, até porque à décadas que a Russia assegura a sua influencia como potência dominante na zona.
Quando a Rússia viu o fim da frota conjunta das ex-republicas sediada em Kazakh percebeu que não apenas o Kasaquistão pretendia ter a sua própria frota como preparava-se para tentar chamar parceiros de negócio fora da sua esfera de influência (o mesmo se passando com outras ex republicas). Às primeiras encomendas de corvetas à Turquia e Coreia do Sul o Kremlin depressa agiu fornecendo as unidades necessárias a preço competitivo (só a Turquia conseguiu vender algumas canhoneiras) e fornecendo apoio técnico (não só, também económico e politico como forma de minimizar as tensões territoriais na zona). Em seguida avançou para a nova delimitação da organização das águas do Cáspio, que permite principalmente ao Irão e a Rússia vantagens do transporte de derivados do petróleo e futuros gasodutos/oleodutos numa zona que passa a controlar militarmente e administrativamente, junto com importantes jazidas principalmente de gás. O ocidente nem tentou jogar neste tabuleiro e muito menos enxerga a atenção Russa ao Artico.

Penso que o objectivo sempre foi, e irá continuar a ser, o Cáspio, dissimuladamente ou nem tanto. As intervenções na Georgia e agora a Ucrânia, assim como o apoio a Assad (a estrada para Teerão passa por Damasco e é assim desde Xenofonte) são o mostrar de uma clara linha que a permitir-se a ser passada colocará em xeque todo o arranjo russo no controlo desse nó energético que é o Cáspio. Os russos sabem bem que os USA não vão entrar directamente num conflito com ele, ou os chinenses ou mesm os indianos, o ideal é colocar russos chineses e indianos em luta entre si e nada melhor que "estrangular" as linhas energéticas.

Quanto ao Ártico mal agora começou e os russos sabem muito bem que neste jogo quem leva vantagem é quem se posiciona primeiro.

Espanta-me e deixa-me algo confuso é esta histeria de traçar um paralelismo ao Adolfo ou algo que se pareça. Na minha prespectiva isto está mais para um quadro tipico do Sec. XIX do que para qualquer coisa passada no Sec.XX  :?

*

sidonio

• 17
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #319 em: Março 21, 2014, 11:43:52 pm »
@papatango --> como é óbvio não quis dizer que Estaline foi bom. Sou democrata, nunca defendi regimes ditaturiais com as características do estalinismo ou nazismo. Criticar o nazismo não faz uma pessoa comunista, criticar o comunismo não faz uma pessoa nazi.
 Estava a referir-me em termos de força e há capacidade de a projectar

___

Um momento curioso hoje: um PM ucraniano não eleito, de um governo não representativo, com vários elementos neonazis, a assinar um acordo de associação com a UE.
Da UE, assina outro senhor não eleito, que representa apenas os interesses de uma minoria.

Dava um bom debate sobre a legitimidade de um governo e sobre onde para a democracia no continente europeu

@foxtrop --> nunca tinha pensado nessa analogia. Realmente faz mais lembrar um Great Game do século XIX que qualquer coisa que ocorreu no século XX

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6546/-1406
« Responder #320 em: Março 22, 2014, 12:30:18 am »
Citação de: "sidonio"
papatango --> como é óbvio não quis dizer que Estaline foi bom. Sou democrata, nunca defendi regimes ditaturiais com as características do estalinismo ou nazismo. Criticar o nazismo não faz uma pessoa comunista, criticar o comunismo não faz uma pessoa nazi.
Estava a referir-me em termos de força e há capacidade de a projectar
Eu não impliquei que você achasse o Estaline bom, apenas lhe lembrei que dizer que Kerensky ou Yeltsin foram dos piores governantes russos, é forçar demasiado a história ...

Citação de: "sidonio"
nunca tinha pensado nessa analogia. Realmente faz mais lembrar um Great Game do século XIX que qualquer coisa que ocorreu no século XX
Até ao fim da II guerra mundial, não aconteceu nada que não fosse diferente do século XIX.
O III Reich alemão limitou-se apenas a continuar os jogos que tinham culminado com a I guerra mundial. Os impérios movimentaram-se depois da unificação alemã, da mesma maneira que se comportavam em 1910. Em 1939, continuavamos a ter mais ou menos os mesmos impérios em campo, a tomar posições.

O III Reich, pretendia (como hoje a Russia) retomar as suas áreas de influência e retomar os territórios que lhe tinham sido roubados num momento de fraqueza.
Enfrentava assim o império russo, que agora estava disfarçado de URSS. A Alemanha olhava também para os balcãs, que eram a antiga área do império austro-hungaro.

A guerra entre o império russo e o império alemão em 1939-1941 ocorreu essencialmente na Jugoslávia, onde os russos se degladiaram com os alemães (ganharam os alemães) e na Finlândia, onde os russos pretenderam retomar o poder sobre um antigo território imperial, tomando os estados bálticos, que também pertenciam ao Kzar.

A Alemanha de Hitler, apresentou pedidos durante os anos da década de 1930 para que lhe fossem devolvidos os territórios africanos que tinha perdido durante a I guerra.

A atual situação da Russia, é essencialmente igual à do III reich alemão, na sua tentativa de recuperar a sua posição, perdida após a I guerra mundial.
O Império Alemão tinha perdido a guerra, mas Hitler, como Putin, tinha como principal objetivo reconstrui-lo.

E em 1938/1939/1940 muita gente na Europa estava convencida de que não se deveria enfrentar a Alemanha, porque afinal eles apenas estavam a tomar o que era deles por direito.
É claro que os nazistas achavam que o que era deles por direito, era a Europa de Lisboa aos Urais, mas na altura ninguém sabia disso.

Como hoje, na realidade ninguém sabe o que quer o Putin ...

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +374/-8786
« Responder #321 em: Março 22, 2014, 01:50:31 am »
Citação de: "papatango"
Eu não impliquei que você achasse o Estaline bom, apenas lhe lembrei que dizer que Kerensky ou Yeltsin foram dos piores governantes russos, é forçar demasiado a história ...

Num ponto de vista puramente maquiavelico e tomando os ultimos 100 anos, foram sim, para lá de qualquer duvida.

Citação de: "papatango"
Como hoje, na realidade ninguém sabe o que quer o Putin ...

Ninguém sabe?! Está mais que claro, mas para ver isso não dá com palas ideológicas. Neste caso e contrariamente ao tal exemplo alemão do 3º Reich, foi uma jogada completamente destemperada e obtusa, por parte de dirigentes que se mostram totalmente inaptos para perceber o alcance das suas aventuras e ainda mais incapazes de lidar com as consequencias. Mesmo o Yeltsin não hesitou na Tchetchénia, isto quando os russos estavam aos bocados e eu pergunto-me o que se passou nas cabecinhas desta malta da UE dos USA mesmo depois do que se passou na Geórgia!

Não conheço em toda a História uma potência que não reagisse a tal ataque ao que é considerado um assunto vital para a Nação. Qual foi a reacção quando os russos se propuseram a pagar divida islandesa? Qual foi a reacção quando um cruzador russo mais um TU-160 foram até à Venezuela? Qual seria a reacção se o acordo com a Venezuela permitisse uma futura instalação de sistemas de armas estratégicas russas?

Após anos e anos de atropelos repetidos a todas as normas escritas e não escritas do "Grande Jogo", o que era de esperar? Agora é que se lembram que existe uma coisa chamada Direito Internacional?
Podemos considerar a actuação russa no campo das emoções e de toda uma série de outros valores muito bonitos para o idel como pessoas e latas de sardinhas, mas o certo é que a geoestratégia e a geopolitica não se regem por bons e maus nem por nenhuma dessas tretas pseudo-moralistas. Ou já te esqueceste do post que aqui tens a defender a espionagem da NSA a dizer que as criticas são de gente invejosa por não terem a capacidade de o fazer também e que os USA o fazem porque podem e ponto?!!!

Pois é meu caro, ali os russos fazem-no porque podem e sabem perfeitamente que é impossível ganhar um conflito com eles ali, ser recorrer a algo que significará aniquilação mutua. Fazem-no porque é vital para os interesses deles e não há sanções económicas que sejam piores do que o resultado da inacção. Fazem-no porque lhes deram todos os pretextos e condições para que eles os fizessem. E agora só basta esperar pelo Outono e pela próxima revolução ucraniana (aceitam-se apostas para a cor desta)

Putin pode ter mil e um defeitos na sua vida pessoal, eu não sei se os tem mas o meu caro dá a entender que sabe, mas no campo que lhe compete como Presidente da Rússia, tem mostrado uma inegável sagacidade e capacidade, coisa que numa UE onde conseguiram colocar em lugares chave nulidades do calibre de um Barroso, ou num USA onde uma Nuland fez a papinha toda aos russos com a estupidez digna de Livro do Guinness também quase que o desprestigia.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • Recebeu: 4314 vez(es)
  • Enviou: 3050 vez(es)
  • +3268/-4590
« Responder #322 em: Março 22, 2014, 11:50:42 am »
Eu já estou um pouco farto desta problemática na Ucrânia, mas verdade seja dita, tenho que concordar com o o Fox, o Putin pode ter todos os defeitos no mundo, mas ele diz que faz e faz mesmo, já os besuntas que estão em Bruxelas e em Washinton dizem que fazem e depois... mudam de opinião. Eu já nem falo do Hollande, que esse é tão mau que até dói (e eu não sou Francês)! :evil:

Com isto tudo a Russia está a reforçar o seu prestigio, já que para um Europeu ou Norte-Americano os Russo podem estar a serem agressivos e a invadir um país soberano, mas para o resto do mundo onde o sentimento anti-ocidente impera a única coisa que estão a ver é o Putin a dar um belo pontapé no traseiro dos EUA e na UE. Basta ir ao DB para ver isso mesmo.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, mafets

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
« Responder #323 em: Março 22, 2014, 02:15:58 pm »
A questao e bem mais simples que tudo o que se tem escrito. O papatango tem razao que putin deseja reconstruir o imperio russo e a estrategia e simplissima e genial. E assim:
Putin vai de estado a estado que quer na sua esfera e sobre um pretesto qualquer anexa um pedaco desse pais com a conviccao que qualquer desses paises estando em conflito com moscovo nao ha aproximacao ha ue ou a nato.
E tem funcionado... Alguem tem que pir o pe no chao e dizer o contrario porque so foi ate agora na georgia e ucrania, mais se seguem

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • +3268/-4590
« Responder #324 em: Março 22, 2014, 02:43:59 pm »
http://www.vice.com/pt_br/music-world/rave-no-mar-negro?utm_source=vicefacebr

Em 2007 a VICE visitou a República de Kazantip, uma rave/orgia anual que durou um mês num reator nuclear abandonado na costa meridional da Ucrânia. Lá os clubbers eram chamados de cidadãos e existia até um Ministério das Relações Exteriores. O lance todo parecia um portal para os anos 90, com muitos sapatos plataforma, dreads cor de rosa e energéticos. Fomos à festa de encerramento do festival daquele ano e ficamos amigos de expoentes da sociedade criminal russa.

:twisted:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

mafarrico

• Investigador
  • 1274
  • Recebeu: 20 vez(es)
  • Enviou: 74 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #325 em: Março 22, 2014, 04:36:44 pm »
Na minha opiniao a russia agiu bem na questao da crimeia. Foi um golpe brilhante. Com razao,sem violencia, e com referendo. Sabiam que muitos soldados ucranianos na crimeia passaram para o lado russo? Que esses mesmos soldados ucranianos tambem participaram com os pro-russos nas tomadas de bases ucranianas da crimeia? Permitam-me alguma emocao, porque historia foi feita. Sabe bem vencer. (Quanto aos delirios expansionistas de que acusam os russos nao e nada mais do que psicologia projectada ocidental. So por um motivo extraordinario vamos ter tanques russos a rolar pela ucrania. Aquela gente do kremlin, a nivel internacional, sabe muito bem o que anda a fazer e caso apos caso - ex. siria, irao, tem a razao do seu lado, como na situacao da crimeia)

« Última modificação: Março 22, 2014, 04:50:09 pm por mafarrico »
"All the world's a stage" William Shakespeare

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6546/-1406
« Responder #326 em: Março 22, 2014, 04:48:19 pm »
Citação de: "cabeça de martelo"
Eu já estou um pouco farto desta problemática na Ucrânia, mas verdade seja dita, tenho que concordar com o o Fox, o Putin pode ter todos os defeitos no mundo, mas ele diz que faz e faz mesmo, já os besuntas que estão em Bruxelas e em Washinton dizem que fazem e depois... mudam de opinião. Eu já nem falo do Hollande, que esse é tão mau que até dói (e eu não sou Francês)! :evil:

Com isto tudo a Russia está a reforçar o seu prestigio, já que para um Europeu ou Norte-Americano os Russo podem estar a serem agressivos e a invadir um país soberano, mas para o resto do mundo onde o sentimento anti-ocidente impera a única coisa que estão a ver é o Putin a dar um belo pontapé no traseiro dos EUA e na UE. Basta ir ao DB para ver isso mesmo.

Você está farto ...
A problemática no final da década de 1930 durou de 1936 até 1939.
Putin, faz o que faz porque pode, mas também porque não pode fazer mais nada. Ele tem que mostrar resultados, porque por muito brutal que seja o poder da KGB/FSB e dos oligarcas controlados por Putin, os russos mais tarde ou mais cedo vão começar a fazer perguntas.

Toda esta questão é apenas uma tirada nacionalista, com o objetivo de mudar as atenções. Foram os jogos de Sochi (orgia de roubo por parte dos aliados de Putin, que explica como é que um investimento de mais de 50.000 milhões na economia não deu em nada).

Putin, tem como única opção passar para a História como um Ivan o Terrível, porque está mais que demonstrado que não conseguiu ser um moderador, não conseguiu ser um modernizador, não conseguiu ser um pacificador, não conseguiu nada.
A Russia continua como estava, estagnada, com regiões paupérrimas a 50km do luxo e da ostentação de Moscovo.

O que é que Putin podia dar à Russia neste momento, em que a economia nem movida a incentivos e com o dinheiro do petróleo não vai a lado nenhum ?

E este é o verdadeiro problema. Não podemos olhar para o que se tem passado com os olhos de entusiastas, torcedores e fan-boys.
Esse tipo de análises não leva a nada.
Todos sabemos que se um agente da autoridade quiser dar um enxerto de porrada num cidadão ele pode.
Mas isso não transforma o enxerto de porrada numa coisa boa. E a solução nunca é devolver o enxerto de porrada.

Quanto ao presidente da França, há muita coisa a correr nos lugares do costume, e como é costume é mentira.
O Hollande disse que a França poderia cancelar a venda de armas à França, se países como o Reino Unido agirem ao nível da City de Londres contra a economia russa.

Isso não está fora da mesa, mas é algo que só pode acontecer depois do terceiro estágio de sanções.

E neste momento há outra coisa que temos que considerar.
Putin fechou-se num beco.
Ele já não pode sair dele.
A única saída que tem é avançar com a Russia atrás por capricho pessoal, ou então demitir-se.
Mas ele é um agente da KGB, preferirá morrer.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23425
  • +3268/-4590
« Responder #327 em: Março 22, 2014, 05:00:10 pm »
Citação de: "mafarrico"
Na minha opiniao a russia agiu bem na questao da crimeia. Foi um golpe brilhante. Com razao,sem violencia, e com referendo. Sabiam que muitos soldados ucranianos na crimeia passaram para o lado russo? Que esses mesmos soldados ucranianos tambem participaram com os pro-russos nas tomadas de bases ucranianas da crimeia? Permitam-me alguma emocao, porque historia foi feita. Sabe bem vencer. (Quanto aos delirios expansionistas de que acusam os russos nao e nada mais do que psicologia projectada ocidental. So por um motivo extraordinario vamos ter tanques russos a rolar pela ucrania. Aquela gente do kremlin, a nivel internacional, sabe muito bem o que anda a fazer e caso apos caso - ex. siria, irao, tem a razao do seu lado, como na situacao da crimeia)

Mas tu ganhaste o quê? És Russo? És Ucraniano pró-Russo? Se és o teu nick não devia ser "mafarrico"...

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6546/-1406
« Responder #328 em: Março 22, 2014, 05:03:02 pm »
Na minha opiniao a russia agiu bem na questao da crimeia. Foi um golpe brilhante. Com razao,sem violencia, e com referendo.

Foi um golpe, sobre isso não há dúvida.

A razão, é a razão que está na ponta das espingardas dos grupos de nazistas organizados logo no inicio da crise pelos deputados da DUMA (PLD, partido nazi russo do Zhirinovsky).

Foi sem violência, como foi sem violência a invasão dos Sudetas pelos nazistas, e essa invasão não foi menos obscena e ilegal que a da Crimeia.

E o referendo, em que não havia possibilidade de dizer não, é tão absolutamente falso que os resultados só poderiam ser aqueles se dois terços dos ucranianos étnicos quisessem ser russos e tivessem votado a favor de deixarem de ser ucranianos de um dia para o outro.

Até Hitler deu mais tempo aos austríacos durante o Anschluss e até Hitler teve a decência de colocar um circulo pequeno para o voto NÃO.

Quanto à vitória ou à derrota, é muito, muito, muito cedo para concluir o que quer que seja.
Putin não pode parar por aqui.
Se parar ele terá ganho a peninsula da Crimeia com 2 milhões de habitantes e terá perdido para sempre a Ucrânia com 43 milhões.

Depois, as democracias não podem reagir tão depressa quanto as ditaduras, como no caso de Putin.
Não sabemos ainda o que realmente pensa a grande maioria dos europeus.
Não sabemos como é que a politica russa vai afetar as próximas eleições americanas

Depois há a China, que tem todo o interesse no agudizar da questão entre os russos e as democracias.
Esta crise volta a forçar os americanos a olhar para a Europa e a esquecer a Ásia...

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • +6546/-1406
« Responder #329 em: Março 22, 2014, 05:06:22 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Mas tu ganhaste o quê? És Russo? És Ucraniano pró-Russo? Se és o teu nick não devia ser "mafarrico"...

Cabeçade Martelo -> Mas você ainda não entendeu como funcionam os Fan Boys neste e noutros lugares ?
Para eles não há geoestratégia, não há análise, não há nada.

Para o mafarrico e outros, o jogo já acabou e já apareceu «GAME OVER» no ecrâ da consola.
Não há outra explicação para a express~eo «Permitam-me alguma emoção (...) sabe bem vencer».

Mas isso é o que eu tenho andado a dizer há muito tempo, e diga-se sofrendo as consequências de dar crédito à criançada ...  :mrgreen: