Maior prova do retrocesso de Portugal?
A falta de uma frota Nacional de aeronaves " pesadas " para o combate aos FF, preferencialmente os tais CL415/515, que ano após ano, são requisitados como ajuda.
Essa lacuna será mesmo a maior limitação que o dispositivo, o tal DECIR, tem todos os anos.
Abraço
Tinha visto há uns tempos um estudo em que os Air Tractor tinham uma maior eficiencia.
No entanto o ideal talvez fosse ter um pouco de tudo, helicópteros e diferentes aviões, para depois explorar o melhor de cada um em função dos diferentes cenários.
Portugal é o país da Europa com mais meios aéreos de combate a incêndios por km2. 86 por 100.000km, vs Grécia com 62, Itália com 29 e Espanha com 10 (números da IA por confirmar).
E sim, os Air Boss são mais eficientes e com um custo/benefício incomparavelmente melhor.
Já temos gente a mais no combate a incêndios e meios a mais.
Temos uma orografia complexa e uma floresta abandonada e sem rentabilidade, o que em conjunto com outros factores, resulta no despovoamento do meio rural. E enquanto isto não mudar vamos ter incêndios e incêndios grandes e de forma cíclica, de acordo com os ciclos de recuperação da floresta depois dos maiores incêndios.
Não fazem falta mais meios aéreos nem regimento do exército a brincar aos bombeiros.
Para aqueles que têm um fascínio pela UME vejam o que fizerem na dana.