Sobre o comando e fogos, nós aqui em Melres também tivemos umas peripécias
Várias vezes recusaram lutar fogos mais pequenos por diversas razões:
Ou porque achavam que não tinham acesso, quando o meu pai repetidamente frisou que tinham e que os levaria se necessário
Ou porque não tinham meios, quando tiveram uma vez 4 carros parados na estrada
Mesmo quando viram outros a combater alguns fogos, também houve basicamente algumas recusas em combater e ficaram só a olhar, numa ocasião estava algum pessoal de uma empresa privada (ligado à portocel) a combater um pequeno fogo, o meu pai pediu várias vezes aos bombeiros que estavam por aqui para irem lá apoiar e poderem acabar com aquilo, a reposta foi que não podiam fazer nada porque não tinham ordens....
Noutra situação um comandante disse que ia pensar num pedido que o meu pai tinha feito (não me recordo agora do que foi) mas que teria de ir ao Posto de Comando em Entre-os-Rios (~15 minutos de distância), algo mesmo incompreensível para mim sinceramente
Noutra instancia vem outro comandante aqui a casa (de Valbom penso), isto enquanto estamos nós com o trator e a cisterna a tentar controlar um fogo numa plantação de castanheiros. Veio pelo menos falar e ver como aquilo estava? Não, em vez disso esteve a falar com o meu irmão que o jipe que nós temos aqui (Land Rover Santana) era muito bom e valiam uns milhares e que era como o que ele tinha só que de um modelo diferente etc....
Noutra ocasião o fogo a uns 100-200 metros da casa, e por aqui estava um camião que tinha vindo ajudar pelas 4h30 quando o fogo veio imparável pela propriedade. Bom este fogo "divide-se" em duas frentes e uma é controlada com a ajuda destes, ficando outro aos tais 100-200 metros de distância, conclusão do tipo da proteção civil e alguns bombeiros que aqui estavam? Era para ir embora.....O da proteção civil foi-se, os bombeiros lá acabaram por ficar... mas o camião estava sem água, portanto ficaram só 3 sozinhos que coitados acabaram nem 5 minutos depois por defender a casa só com uma mangueira nossa. (Bombeiros eram até de Nogueira da Maia diga-se

)

Bom tudo isto para dizer que as impressões deixadas por quem anda a gerir o combate não foram muito positivas
Não quero dizer que se tivessem agido em alguns fogos por aqui pequenos que a coisa teria mudado muito e nada teria ardido ou algo assim, mas ficou uma impressão que talvez a coisa poderia ter sido melhor controlada, o que penso que seria melhor para todos a nível tanto físico para os bombeiros como a nível de gestão de meios.
Um último ponto sobre os camiões dos bombeiros, não conhecendo minimamente os mesmos parece-me que seria positivo terem a capacidade de reabastecer de água de um reservatório por exemplo, os que estavam aqui tinham de ir a Melres reabastecer....o que prejudicou algumas vezes e tendo nós um acho que poderia ter sido uma boa ajuda.
E uma última dica, se vão combater incêndios não o façam de calções de praia, t-shirt e uma máscara dos tempos do covid

Não recomendo a experiência