Canadair crisis: none of Portugal’s heavy-duty water-bombing planes operational
https://www.portugalresident.com/canadair-crisis-none-of-portugals-heavy-duty-water-bombing-planes-operational
Não é de estranhar, era pura e simplesmente inevitável. São Canadair CL-215 ex-Ejército del Aire, começaram a ser entregues a Espanha em 1971, e estão equipados com motores radiais da década de 1940.
Nem sequer são da versão CL-215T ao menos, por isso estranho seria não avariarem com maior frequência (e avariam).
Amigo CG, há uns valentes anos, fiz um voo de verificação, revalidação da licença de OOV, num 215, que tinha uma tripulação Lusa e efectuou uma rotação em LIS, e já nessa altura inicio dos anos 2000, os nossos se lamentavam sobre as características dos motores radiais vs as capacidades das turbinas dos, na altura, recentissimos 215T.
Os Espanhóis fazem, o que nos faríamos, enviam as aeronaves mais antigas e batidas, ficando com os 215T e os 415 para o uso doméstico e fazem muito bem
O que é muito triste é não se investir de uma vez, nestas aeronaves em número aceitável de modo a reduzir ao máximo as areas ardidas e a poupar ao contribuinte os custos, de recuperação, que serão largas centenas de milhões, das zonas ardidas.
Terá algum dos especialistas iluminados desta área dos combates aos FF, feito um levantamento dos custos anuais de recuperação das zonas afectadas ??
Ficará mais barato deixar arder, ou será melhor investir, o que já se deveria ter feito há 40+ anos, nestas excelentes aeronaves, pesadas, dedicadas ao combate aéreo aos FF?
Penso que dei a resposta......Mas, será que 'apenas' resta esperar mais umas décadas de dezenas de milhares de hectares ardidos para termos na FAP duas ESQ dedicadas a essa missão???
Espero bem que Não !!!
Abraço