Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #210 em: Maio 31, 2017, 09:45:09 pm »
Essa conversão do Asterix é mais cara que um navio novo. Os canecos são malucos.

Então que se lixe a conversão! Arranjava-se um projecto de um AOR barato como os ingleses que estão a ser feitos na Coreia e fazia-se cá.

Os sul-coreanos já cá estiveram e levaram uma palmadinha nas costas da nossa parte e nada mais...




Segundo a Marinha Portuguesa:
"O Embaixador da República da Coreia, S.E. Chul-min Park foi recebido em audiência pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Silva Ribeiro. O encontro decorreu em ambiente salutar, de diálogo e partilha."

Sim. Não deve ter passado disso: ambiente salutar, diálogo (conversa de salão) e partilha.

Coitado do Sr. Embaixador sul-coreano que apesar vir de boa-fé, veio perder tempo com esta gente.
Ingenuamente os sul-coreanos constatando que a Marinha portuguesa possuía um navio reabastecedor (em que a única modernização digna desse nome que foi sujeito, ainda estava nas mãos dos britânicos) num estado obsolescência profunda e como a Royal Navy está a substituir navios idênticos por novos construídos na Coreia do Sul. Naturalmente pensaram, manda-se lá o nosso "homem" em Lisboa falar com os portugueses para tentar vender um novo navio reabastecedor (pensando eles que a Marinha irá continuar com essa valência) e proporcionar futuras conversações negociais entre os estaleiros e os responsáveis portugueses na tentativa de vender o navio.

Só que eles ainda não viram com o tipo de gente que se vieram meter. Quando cá lhes disserem que o orçamento para esse eventual navio é de 20 milhões de euros, os sul-coreanos vão pensar que estamos a fazer pouco deles ou que é uma cena para os "apanhados".

É pena porque a BMTDSL tem o projecto do AEGIR 10 que está mesmo a medida de substituir o bérrio, e se os noruegueses pagaram 160 milhões de € por um AEGIR 18R, um 10 com algumas modificações para apoio logistico ficava mesmo a matar. Até ja temos os CIWS para ele e tudo!

http://www.bmtdsl.co.uk/media/1057880/BMTDSL-Aegir-Brochure.pdf
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #211 em: Junho 01, 2017, 10:53:41 am »
Essa conversão do Asterix é mais cara que um navio novo. Os canecos são malucos.
Por isso eles convertem. e depois pode ser que nos vendam a preço de saldo quando receberem os novos AOR...  ;D ;)

Citar
JSS construction is scheduled to begin in 2018.

http://navaltoday.com/2017/03/01/canada-contracts-seaspan-for-final-jss-design/

Saudações
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #212 em: Junho 01, 2017, 11:08:40 pm »
Citar
E só por curiosidade a Lisnave não tem capacidade de construção? É que os antigos ENVC parecem um bocado pequenos para navios desse tamanho.
 :G-beer2:

Repara  na foto a pequeno do NRP Sines ao centroid da foto junto do  Regina Baltica que esteve a ser  para a ser recondicionado depois de ter sido sido comprado  pela  Baleária
https://1.bp.blogspot.com/-BdPgm320VqI/WSSTvvYpq9I/AAAAAAAAUcs/yVWhBzOzMzwVQ_y2vfKhzsL2_8DPpOqDgCLcB/s1600/20170523_215343.png
 :G-beer2:


 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #213 em: Junho 01, 2017, 11:27:14 pm »
Citar
E só por curiosidade a Lisnave não tem capacidade de construção? É que os antigos ENVC parecem um bocado pequenos para navios desse tamanho.
 :G-beer2:

Repara  na foto a pequeno do NRP Sines ao centroid da foto junto do  Regina Baltica que esteve a ser  para a ser recondicionado depois de ter sido sido comprado  pela  Baleária
https://1.bp.blogspot.com/-BdPgm320VqI/WSSTvvYpq9I/AAAAAAAAUcs/yVWhBzOzMzwVQ_y2vfKhzsL2_8DPpOqDgCLcB/s1600/20170523_215343.png
 :G-beer2:

Ok, consegue levar uns navios ainda valentes, mas fiqueis sem saber, a Lisnave tem capacidade para construção de navios de grande porte ou não? Pelo site deles só fazem manutenções ,pinturas e coisas do genero. E é de estranhar visto terem uns estaleiros enormes.
 

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Lightning

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #214 em: Junho 02, 2017, 12:36:06 am »
Podem não ter pessoal qualificado para tal.

A Lisnave ainda funciona? Pensava que tinha ido à falência.
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #215 em: Junho 02, 2017, 01:06:39 am »
Podem não ter pessoal qualificado para tal.

A Lisnave ainda funciona? Pensava que tinha ido à falência.

Sim, tem um estaleiro enorme em Setubal na zona de santa catarina, mas bota enorme nisso.
http://www.lisnave.pt/index2.htm
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #216 em: Junho 02, 2017, 10:25:33 am »
Podem não ter pessoal qualificado para tal.

A Lisnave ainda funciona? Pensava que tinha ido à falência.

Sim, tem um estaleiro enorme em Setubal na zona de santa catarina, mas bota enorme nisso.
http://www.lisnave.pt/index2.htm

Eu já lá estive a tirar fotografias, mas fiquei com a impressão que eles agora limitam-se a reparar e não constroem nada. Em todas as noticias que li, os ditos estaleiros estão a ter bons lucros e são uma empresa "saudável". Isso não quer dizer que não possam construir, apenas que se especializaram num determinado serviço. Os Estaleiros que vejo ainda a construir são os de Viana do Castelo, o do Alfeite e os do Mondego.

O “Haksolok”, que significa felicidade em tétum, é lançado à água no dia 26. Trata-se de um “ferryboat” encomendado por Timor Leste, num investimento de 13,3 milhões de euros. É a primeira grande embarcação saída dos Estaleiros Navais do Mondego desde há muitos anos.

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #217 em: Junho 02, 2017, 09:39:12 pm »
Podem não ter pessoal qualificado para tal.

A Lisnave ainda funciona? Pensava que tinha ido à falência.

Sim, tem um estaleiro enorme em Setubal na zona de santa catarina, mas bota enorme nisso.
http://www.lisnave.pt/index2.htm

Eu já lá estive a tirar fotografias, mas fiquei com a impressão que eles agora limitam-se a reparar e não constroem nada. Em todas as noticias que li, os ditos estaleiros estão a ter bons lucros e são uma empresa "saudável". Isso não quer dizer que não possam construir, apenas que se especializaram num determinado serviço. Os Estaleiros que vejo ainda a construir são os de Viana do Castelo, o do Alfeite e os do Mondego.

O “Haksolok”, que significa felicidade em tétum, é lançado à água no dia 26. Trata-se de um “ferryboat” encomendado por Timor Leste, num investimento de 13,3 milhões de euros. É a primeira grande embarcação saída dos Estaleiros Navais do Mondego desde há muitos anos.



Sim a Lisnave têm intalações  3 ou 4 vezes maiores que Viana do Castelo.
Dedicaram-se ao negocio mais rentável! a reparação naval e  gozam
de muito boa saúde.



Esse Ferry para Timor é o Anticiclone que foi rejeitado pelo Açores.
Os estaleiros do Modego compraram como sucata os blocos do navio que ja estavam prontos para serem montados pelos ENVC juntamente com toda a maquinaria e montaram o ferry nas suas intalações.
« Última modificação: Junho 02, 2017, 09:44:39 pm por ICE 1A+ »
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #218 em: Junho 12, 2017, 03:47:32 pm »
A Lisnave está instalada onde era antes a Setnave, nos Estaleiros da Mitrena, que são instalações enormes.
Mas a empresa só se dedica à reparação naval e é uma empresa saudável, como já foi dito.
Dá um pequeno lucro todos os anos.

Depois de tudo o que já li, confeço ter alguma dificuldade em entender como é se refere que os ENVC tem dificuldade de cosntruir barcos de grau de dificuldade baixo ou médio, como são os NPO ou seria um navio reabastecedor...até a entervista do responsável pelos estaleiros, após a entrega do primeiro NPO me pareceu estranha...há qualquer coisa que não bate certo no meio disto tudo!...quem faz um navio como o frigorífico Carmel e faz ferries, não faz um abastecedor com base num projecto já existente?...não é possível!...se for um projecto simples e bem testado, tem de fazer e barato!..e a Marinha tem um navio novo...não será por 20 milhões...isso é verdade...mas será feito cá...
« Última modificação: Junho 12, 2017, 03:50:19 pm por jpthiran »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #219 em: Dezembro 23, 2017, 04:39:49 pm »
Boa tarde.

A construção de um novo navio abastecedor (feito em Portugal),
com base num projecto bem testado quanto
1) custaria
2) demoraria
Cumprimentos,

Jean-Pierre.
 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #220 em: Dezembro 23, 2017, 07:11:31 pm »
Tendo em conta que o NRP Bérrio é inferior às 12 000 toneladas, um navio à volta das 13 000 toneladas seria o ideal. Por exemplo a BMT oferece 3 tipos de navios, entre as 10 000 e as 26 000 toneladas. Este é o modelo na caso das 18 000T (o das 10 000t parece-me pequeno mas deixo a brochura https://www.bmtdsl.co.uk/media/6097759/BMTDSL-Aegir-Conpaper-WMTC-Mar06.pdf ) :



http://www.bmtdsl.co.uk/bmt-design-portfolio/auxiliaries/bmt-aegir-logistic-support-vessels/

Em termos de preço, os Tide de 39 000t (derivados dos BMT mas maiores) estão na ordem dos 115 milhões de libras (4 encomendas num total de 450 milhões) mas o da Noruega vai aos 140 milhões. Depende do que se lá colocar, mas um modelo menor será na ordem dos 60 a 70 milhões .São navios que estão a levar entre o corte de chapa e a entrega à volta de 2 anos.  https://en.wikipedia.org/wiki/Tide-class_tanker

http://www.bmtdsl.co.uk/media/1057880/BMTDSL-Aegir-Brochure.pdf

A meu ver para Portugal faria sentido um JSS que pudesse operar com fuzos e veículos, desembarcados por lanchas e apoiados por helicópteros alem de fazer reabastecimento . Diversas empresas tem concepções desse tipo mas o preço é maior, ficando-se a partir dos 140 milhões até aos 400 milhões de euros do JSS Karel Dorman.



Saudações

« Última modificação: Dezembro 23, 2017, 07:14:01 pm por mafets »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #221 em: Dezembro 23, 2017, 09:50:24 pm »
Tendo em conta os modelos da BMT, os designs parecem bastante modulares. De certeza não seria difícil passar o Aegir 10 para as 12K toneladas.
 :new_argue:
 

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jpthiran

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #222 em: Dezembro 23, 2017, 10:09:15 pm »
ou seja, se falamos por exemplo de 120 milhões de euros e
dados problemas com os orçamentos de estado e a demora de construção de 2 anos...
...poderia fazer-se a coisa da seguinte maneira...
...40 milhões no primeiro ano
...40 milhões no segundo ano
...e 40 milhões no início do terceiro ano...
...se o trabalho começar no início do primeiro ano e acabar no fim do segundo ano...
...pode ser pago em 3 prestações anuais...
...não me parece um exagero para o Estado...
...que vos parece?...
 

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mafets

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #223 em: Dezembro 24, 2017, 12:15:11 pm »
Foi a partir do BMT de 26 000 toneladas que surgiram os Tide de 39 000 toneladas, pelo que como o Stalker79 diz e muito bem converter o projecto para as 13 000, acrescentando um deck Roll On-Roll Off e duas lanchas mais as respectivas gruas não parece ser nada de mais (tipo o canadiano embora menor e mais barato).

Citar
https://rusi-ns.ca/hadr/

O problema em Portugal não é dinheiro mas sim falta de vontade. Quando foi preciso arranjar dinheiro para os Kc390 a bem de uma série de coisas, segundo a maralha política, nem se pestanejou com 360 milhões. Com este dinheiro a marinha tinha JSS, Upgrade nas fragatas e tejo (com a verba equivalente pois a FAP precisa de aparelhos de transporte) o que já não era nada mau (se sobrasse para mais 2 ou 3 helis, melhor.



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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #224 em: Janeiro 22, 2018, 07:34:03 pm »
SeaWaves Magazine

 
@seawaves_mag
 1h1 hour ago

France is planning to order four new AORs to replace the Durance class, of which, only three are still in service.

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas