Acho que as pessoas estão se a esquecer que durante a guerra fria, os americanos alimentaram metade de uma cidade durante 1 ano.
http://www.history.com/topics/cold-war/berlin-airliftvoltando ao caso português o LPD não virá tão cedo , como tal seria mais interessante procurar um reabastecedor um pouco maior que o Bérrio que consiga ter uma dupla função.
Os leopard nunca sairão da península ibérica, quanto muito podem ir fazer uns exercícios esporádicos a Itália ou a um país europeu e nesse caso só irão meia dúzia, nada mais.
Se não me engano tentaram mandar M113 para o Kosovo, mas os custos foram tão grandes que os tiveram que retirar rapidamente.
A meu ver em caso de necessidade, mandam-se duas fragatas o novo reabastecedor com capacidade de suportar EH101 e ocupa-se com uma força de para-quedistas e fuzileiros o aeroporto mais próximo. A seguir é requisitar os aviões à TAP e toca a retirar os cidadãos em perigo.
Em caso de necessitar de utilizar pandures ou outro equipamento pesado, aí a coisa é mais complicada, mas como tão cedo essas coisas não virão e até porque os pandures que temos actualmente não conseguem flutuar não vejo necessidade para tal capacidade.