Eu também considero ambas as classes de Fragatas multi-uso, posso concordar é que a classe Bartolomeu Dias possui maior capacidade anti-aérea pois possui mais misseis e o Goalkeeper é mais poderoso que o Phalanx e a classe Vasco da Gama possui maior capacidade ASW pois pode transportar 2 helicopteros Lynx (apesar de não ser usual).
O que me dá a entender é que sempre que o Sirocco (NRP D. Afonso Henriques, era porreiro era
) for dar um passeio até à Guiné terá que levar duas fragatas e um reabastecedor
O sirocco so precisa de reabastecedor se tiver que levar muito equipamento, se nao tem para la espaco para levar combustivel e viveres que chega para uma eternidade.
E a guine nao tem capacidade submarina, portanto nao precisa levar fragata so dedicada a isso.
Mas se pensarmos em qualquer outro cenario, claro que sim, enquanto uma se ocupa de procurar ameacas submarinas, a outra varre a superficie e ar. Isso teria de ser assim para qualquer situacao, uma fragata nao consegue dar conta das duas coisas ao mesmo tempo
E sem duvida D Afonso Henriques sera sempre um nome de eleicao.
Se bem que Afonso de Albuquerque tambem me agrada devido ao contexto historico Naval.