ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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PedroI

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #345 em: Outubro 19, 2011, 12:03:57 pm »
Boas,

Desculpem o off-topic mas não posso deixar de partilhar:
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Quarta-feira, 19 de Outubro de 2011
Já ouviu falar em pavilhões para artes marciais?

A Praia da Vitória é uma cidade açoriana na ilha Terceira com cerca de 6.200 habitantes. Mas tenha cuidado se passar por lá. É que está a ser construído um pavilhão de artes marciais, repetimos, um pavilhão de artes marciais, no valor de 579 mil euros. Pode depois deixar o carro estacionado no parque que vai custar, pelo menos, 439 mil euros. Nem no Japão se vê luxos assim.
Publicada por Má Despesa Pública em 11:40

A verdade é que a Praia da Vitoria será (seria) um dos concelhos, e respectivo porto, com mais a ganhar se houvesse um serviço serio de transportes intra-arquipélago.
Ainda assim gasta-se, certamente com o apoio e ou conivência do Governo Regional, quase 1 milhão de Euros num pavilhão para artes marciais (nada contra as artes marciais) mas pelo menos que fosse um multi-desportivo.

Cumprimentos,
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #346 em: Outubro 19, 2011, 02:56:58 pm »
E esta hein?

Paulo portas e o Presidentte dos ENVC na Venezuela dias 31-10 e 1-11

O presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) deverá integrar a comitiva oficial que acompanhará o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, à Venezuela. A visita está prevista para o período entre 31 de Outubro e 1de Novembro.

 O presidente dos ENVC, Jorge Camões, poderá aproveitar a oportunidade para resolver assuntos pendentes com as autoridades venezuelanas.

Na deslocação à Venezuela, o presidente dos ENVC poderá igualmente desenvolver esforços para reforçar a carteira de encomendas, depois do contrato assinado em Maio do ano passado, para a construção de dois navios de transporte de asfalto, num valor estimado em cerca de 130 milhões de euros. O projecto está em execução dos ENVC depois de, em Fevereiro passado, ter sido paga a primeira prestação de 13 milhões de euros. Este negócio demorou mais de sete anos a concretizar-se e chegou a ser considerada a possibilidade de construção de outros dois navios, para transporte de produtos químicos.
 

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Lampuka

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #347 em: Outubro 20, 2011, 03:05:19 am »
Boas,

Desculpem o off-topic mas não posso deixar de partilhar (já que insistem) :wink: :

"As câmaras municipais gastam mais de 20 milhões de euros por ano com os estádios municipais construídos para o Euro 2004, avança o Jornal de Notícias. As câmaras já estão a movimentar-se de forma a libertarem-se desta ‘herança pesada’.
Segundo o JN, a Câmara de Leiria – afundada em dívidas - quer vender o seu estádio por 63 milhões de euros imediatamente. Em Aveiro, a autarquia quer passar a gestão para o Beira-Mar.

Estas são as duas autarquias que têm realizado os maiores esforços para se livrarem dos estádios. Mas Coimbra, Faro, Loulé e Braga estão com o mesmo problema em mãos.

O JN recorda, por exemplo, que a Câmara de Braga paga seis milhões de euros por ano à banca por empréstimos relacionados com o estádio. Também os outros municípios estão a pagar quantias semelhantes para conseguir manter as infra-estruturas."
SOL

Quanto à viagem, espero que finalmente sejam boas notícias e que se confirme o negócio, para bem dos ENVC.

Abraço
João Pereira
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #348 em: Outubro 20, 2011, 08:00:32 am »
Lampuka
Não consta que nenhuma Camara tenha mandado construir o estádio, o tenha recusado e depois alugado outro, por ano e meio, por metade do preço!
 

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Malagueta

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #349 em: Outubro 20, 2011, 09:27:18 am »
Aguiar
“Não há milagres” nos Estaleiros de Viana
Francisco Teixeira  
20/10/11 00:05
 
.O ministro admite várias soluções para um corte de 10% no número de militares. Incluindo rescisões por mútuo acordo.

Aguiar-Branco deverá decidir o futuro dos Estaleiros de Viana até ao final deste mês: "Tudo está a ser feito para salvar a empresa".

Já tem solução para a viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo?
Em Junho não havia nada e tudo apontava para o encerramento. Não havia conselho de administração da Empordef na sua totalidade, não havia presidente do conselho de administração dos Estaleiros e não havia nenhuma estratégia em carteira para assegurar a viabilização dos Estaleiros.

A empresa estava a um passo de fechar?
O que estava em cima da mesa era um despedimento com encerramento. De Julho até agora recompôs-se os órgãos sociais, e os conselhos de administração da Empordef e dos Estaleiros têm procurado um parceiro estratégico, quer para o capital, quer para a carteira de clientes. Espero e desejo que até ao final deste mês me sejam apresentadas as hipóteses de continuidade da empresa.

Existem interessados?
Existem, mas somos diferentes do PS: não fazemos o anúncio de coisas que depois não acontecem. No último Governo foram anunciadas várias vendas e compras...

Fala do caso do "Atlântida"?
Sim. Até tivemos o Presidente Chávez a anunciar uma compra, com o anterior primeiro-ministro presente. Temos propostas concretas e, quando este processo tiver terminado, será anunciado"

PS: Boas, ao ler este topico, não posso deixar de comentar o seguinte, o pais é mal gerido, nos os açores, madeira, e continente, pela responsabilidade dos seus politicos, alimentar coisas do género que nos acçores se faz isto ou aquilo e no continente iden, só dá razao ao exposto em epígrafe.

Não me levem a mal mas num momento como este que vivemos, andar numa guerrinha dessas, só alimenta a desuiniam quando deviamos estar todos unidos para sair do buraco.
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #350 em: Outubro 20, 2011, 10:52:06 am »
Malagueta é por haver quem goste de ser  "comido"  que tipos como o Alberto João da Madeira continua a ser eleito

  Mas, cada um tem o que merece.
  Os Açoreanos sao "comidos" todos os dias e gostam!
 

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Malagueta

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #351 em: Outubro 20, 2011, 01:10:14 pm »
Boas,

é igual a quem elegeu a 2º vez o Sr Socrates.. etc.... ou 20 e tal % que voltaram a votar nele.

Alias andamos todos a ser comidos a bem ou mal.

Nota: No caso atlantida, pelo que tenho lido, alem de haver responsabilidades do governo dos acçores
ninguem me tira da cabeça, que assunção do prejuízo por parte dos estaleiros teve dedo do Socrates, e dos boys da empordef... alias eram ambos do mesmo partido.

Coisa que é pouco referido, e na altura o rumor era que a UE não ia comparticipar os navios dado terem sido considerados de luxo, e como podemos ver os novos concursos para os mesmos navios tem valores muito mas mesmo muito inferiores ao dois inicial contratados ao ENVC.
 

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PedroI

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #352 em: Outubro 20, 2011, 06:56:54 pm »
Boas,

Fosse para os Açores, para a Madeira ou para as Berlengas a maneira como o processo do Atlantida foi gerido é no mínimo criminosa.

Relativamente ao meu post sobre os investimentos na Praia não é por se ter derretido dinheiro em estádios no continente que se deve derreter em pavilhões nos Açores. De certo que o Porto da Praia da Vitoria onde tenho diversos amigos e contactos profissionais nas suas varias vertentes teria onde bem investir um milhão de Euros, já para não falar em outras infraestruturas que possam beneficiar de forma mais directa a população.

Relativamente aos Açorianos serem comidos.... tou com o Malagueta. toda a gente é comida a bem ou a mal todos os dias ou de vez em quando.
Por experiência própria cá em casa só se come carne Açoriana quando a patroa deixa........ antes fosse todos os dias.  :lol:
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #353 em: Outubro 20, 2011, 07:35:28 pm »
andámos é todos a ser comidos e sem vaselina  :D  :D

conheço um gajo que está a estudar em Paris que tinha um irmão a estudar kung-fu em Xangai  :twisted:
 

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Lampuka

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #354 em: Outubro 22, 2011, 10:34:00 pm »
No Açoriano Oriental online de hoje.

"Atlântida não atinge 19 nós

Regional | 2011-10-22 14:20

O relatório dos testes de mar efetuados ao ferrie Atlântida pela empresa Germanischer Lloyd indica que o navio apenas atingiu uma velocidade de 16,5 nós a 85 por cento da potência dos motores, quando o contrato exigia 19 nós.


O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, refere-se aos testes realizados entre 24 e 26 de março de 2009 por encomenda dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que construíram o navio para o Governo dos Açores, que o rejeitou por não cumprir os requisitos contratuais.
 
O relatório denominado ‘Ship Speed and Power Measuremenst on MV Atlântida’, com o número NB-EE 2009.048 B, indica que o navio Atlântida atingiu uma velocidade máxima de 17,78 nós quando usava 110 por cento da potência dos seus dois motores.
 
O contrato entre os ENVC e o Governo dos Açores exigia uma velocidade de 19 nós a 85 por cento da potência dos motores, admitindo que o navio poderia ser aceite se atingisse uma velocidade entre 18 e 19 nós, definindo para o caso clausulas indemnizatórias.
 
Mesmo usando 90 por cento da potência, cinco por cento acima do acordado, nos testes realizados pela Germanischer Lloyd o navio apenas conseguiu navegar a 17,13 nós.
 
Na sequência destes resultados, os ENVC repetiram os testes por duas vezes, uma com o acompanhamento da Atlânticoline e outra novamente com recurso à Germanischer Lloyd, não tendo o navio conseguido atingir os requisitos contratuais em nenhuma das ocasiões.
 
No início de outubro, o secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, disse à Lusa que o Atlântida tinha conseguido atingir uma velocidade superior à contratualmente prevista durante os testes de mar recentemente realizados.
 
“Os testes de mar que o navio fez entre Viana do Castelo e Lisboa revelaram que é capaz de fazer uma velocidade superior a 19 nós, contrariamente ao que havia sido dito anteriormente e que teria sido uma das justificações para a celebração do acordo de rescisão do contrato de fornecimento”, afirmou o secretário de Estado."

lusa

A  saga continua...
João Pereira
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #355 em: Outubro 23, 2011, 12:37:08 am »
Mas isto não é uma noticia de 2009?
Deve esta a doer alguma coisa a alguem!

Eu Gosto é dessa dos 110% devem ter posto os remos!
 

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Turlu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #356 em: Outubro 23, 2011, 01:24:34 pm »
Boas,

A meu ver, e após ter "ouvido" várias opiniões, quer aqui no fórum, quer em outros sítios, passou-se o seguinte:
- O Navio Atlântida não atingiu a velocidade estipulada à potencia contratada (motivo da rejeição);
- O Navio Atlântida atingiu uma velocidade superior à estipulada mas a uma potência superior à contratada (motivo da contestação à rejeição);
O Governo Regional dos Açores, tinha duas hipóteses:
- Aceitava o navio e ficava sujeito à contestação da opinião pública interna (que lhe dá os votos);
- Rejeitava o navio e ficava sujeito à contestação da opinião pública externa, que está quase sempre contra as autonomias e que não lhe aquece nem arrefece, sendo antes um motivo para uma maior "união" dos açorianos contra as bocas do exterior.
Não se esqueçam que normalmente nas pequenas regiões, vilas, aldeias e até países, as pessoas se unem quando se sentem "atacadas" por pessoas de fora. Basta ver as reacções nacionais às "bocas" da Sr.ª Merkel sobre os países endividados. Ninguém disse que ela tinha razão e que os culpados eram quem endividou o país.
O mesmo se passa, por exemplo na Madeira, quanto mais batem no Alberto João, mais as pessoas se unem contra quem, de fora, "ataca a Madeira".
O que deve ser feito? Em vez de simplesmente falar mal e atacar tudo e todos, explicar o que em alternativa podia ser feito para corrigir os problemas.

Cumprimentos,

Turlu
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #357 em: Outubro 23, 2011, 02:45:15 pm »
Independentemente da noticia

A velocidade maxima contratada foram 18 nós, de acordo com o 4º aditamento ao contrato assinado por Atlanticoline e ENVC
O mesmo aditamento aprova o aumento de calado de 4.6 para 5 metros

Nao volto a falar de Atlantida tou farto de ver mentiras e notícias encomendadas
 

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Lampuka

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #358 em: Outubro 23, 2011, 03:43:09 pm »
Citar
Eu Gosto é dessa dos 110% devem ter posto os remos!
Foi corrigido o erro na edição do jornal em papel.

Curioso é que, segundo me parece, tal é possivel na aviação.

Quanto à noticia, está no Açoriano Oriental de hoje. Concerteza que os factos reportam a 2009, altura dos testes "oficiais".

Achei foi interessante que afinal existiram várias "oportunidades" de teste e que também estava previsto no programa do concurso o desvio máximo permitido para velocidade em causa. Também se fala dos valores de velocidade e potência.

Coisa que estranho é que apenas as notícias aparentemente "encomendadas" na Região esclarecem alguns factos e valores "matemáticos" daquilo que se passou. De resto, só "meias verdades"...
João Pereira
 

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Edu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #359 em: Outubro 23, 2011, 04:20:41 pm »
Apesar de para alguns poder parecer absurdo, 110% é possível na aviação, nos meios navais e em qualquer tipo de motor. Consegue-se sempre extrair mais qualquer coisa de um motor do que a potência de origem, claro que isso vem à custa da fiabilidade.

A aviação militar usa-se isso com mais regularidade em situações de emergência, normalmente até é chamada de WEP (war emergency power).

Agora esta historia do Atlantida não veio beneficiar ninguém, nem os estaleiros nem os habitantes dos Açores. Mesmo o navio não cumprindo o contratualizado devia ter havido um esforço, visto que ambas as partes respondem ao mesmo "patrão", para que o navio tivesse entrado em operação.

Que interessa que a união europeia pagasse ou não o navio? O navio já esta construído, sendo os ENVC uma empresa de capitais públicos o mesmo foi pago pelos contribuintes, se tivesse-mos pessoas minimamente inteligentes à frente dos destinos do país ele já estaria a operar e mais nada. Ao menos assim este investimento público estaria já a ter algum retorno.