A b
Me desculpem a ignorância, mas no Atlantida, para que servem aquelas saliencias no casco junto à linha de água.
z
A
ABERRAÇÃO do projecto Russo tinha o centro de gravidade do navio mal calculado, foi preciso baixar o centro de gravidade para o navio ficar estavel,
Essa foi uma das correçÕes feitas para estabilizar o navio.

Foram colocadas umas toneladas extra de aço no casco submerso, de forma a baixar o centro de gravidade do navio, aumentando assim o seu calado
Esta tecnica é usada geralmente na reconversão e requalificação de navios antigos, mas teve que ser utilizada no Atlantida, talvez por causa uns litros de vodka a mais na cabeça do projectista.
ENVC: Atlântida superou velocidade contratualizada com a Atlânticoline
O navio Atlântida atingiu uma velocidade de 18,9 nós na sua viagem para Lisboa. Os dados estão disponíveis num site espanhol dedicado especificamente à localização de barcos e aviões em tempo real na Península Ibérica. Este valor foi atingido quando, na sua viagem rumo à Base Naval do Alfeite, o Atlântida passava ao largo de Matosinhos. Este valor não teria significado, não fosse o caso da rescisão do contrato entre a Atlânticoline e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo se ter baseado precisamente na velocidade atingida por esta embarcação.
Apesar de estar quase parado há dois anos, o Atlântida ultrapassou nesta viagem a velocidade que era exigida contratualmente pela Atlanticoline, ou seja, 18 nós. Recorde-se que, depois dos testes de mar realizados em 2009, a Atlânticoline afirmava haver uma diferença de 1,4 nós na velocidade contratualizada. De sublinhar que os dados revelados por este site são fornecidos pelo AIS do navio, ou seja, uma espécie de assinatura electrónica emitida constantemente pela embarcação e que revela a sua posição, direcção e velocidade. A viagem foi inclusivamente seguida na blogosfera. Houve mesmo quem acompanhasse a viagem a par e passo e que registou, no sábado, às 19h00, uma velocidade média de 17,4 nós, tendo atingido os 18,9 nós às 19h16. Às 19h53 mantinha uma velocidade de 18,7 nós.