Apetece-me gritar bem alto, FO...

• 3540 Respostas
  • 617151 Visualizações
*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #645 em: Setembro 30, 2011, 10:32:06 am »
Citação de: "Camuflage"
Sim em Portugal desde que os paineis e as ventoínhas estão há venda que abate 30% no IRS, no entanto neste ultimo orçamento acabaram com isso, portanto não será válido para os próximos abates em sede de IRS.
As instalaçóes dependem do que querem fazer, eólica é mais cara e a produção é inconstante, além de requerer um espaço maior. Na solar tens a opção de aquecimento de águas ou produção de energia, a segunda opção é a mais cara, dá-te autonomia e permite-te vender à rede, sendo que a EDP paga-te. No entanto só obtens o digo resgate do negócio ao fim de uma média de 7 anos no aquecimento de águas e 11 anos na produção de luz. A vida média dos paineis é de cerca de 20 anos.
Obrigado Camuflge, no entanto nao vi grande adesao a isto nas áreas urbanas.
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Já viram este sistema? Solar + AQS + Aquecimento + Arrefecimento tudo num só. :wink:  :wink:

*

Camuflage

• Investigador
  • 1534
  • Recebeu: 207 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +268/-1311
« Responder #646 em: Setembro 30, 2011, 08:58:59 pm »
Já se vê um crescimento nos painéis para aquecimento de águas, mas não é uma adesão em massa porque se trata de um investimento caro, além do equipamento é preciso pagar a mão-de-obra e é coisa para ter um custo mínimo sempre a rondar os 2000€... tendo em conta o salário médio no privado rondar os 700€ é natural que as pessoas atribuam outros destinos ao $.

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • +44/-254
« Responder #647 em: Setembro 30, 2011, 10:38:19 pm »
Já se vê um crescimento nos painéis para aquecimento de águas, mas não é uma adesão em massa porque se trata de um investimento caro, além do equipamento é preciso pagar a mão-de-obra e é coisa para ter um custo mínimo sempre a rondar os 2000€... tendo em conta o salário médio no privado rondar os 700€ é natural que as pessoas atribuam outros destinos ao $.
Mas isso do custo nao será uma falsa questao? Dou-te o meu exemplo que vivo num país da europa central onde no inverno a temperatura pode chegar aos -20. No entanto quando chego a casa tiro o casaco e fico de t-shirt sem frio nenhum (a casa tem aquecimento central), em Portugal quando vou aí no inverno (natal) chego a casa e só me apetece gritar bem alto, FO... que frio. Olho para os aquecedores no mercado (nao tenho aquecimento central aí) e agora há uns todos high-tech que nao queimam o ar, consomem pouco e sao todos ecológicos (da maneira que a publicidade é feita até parece que também passam a ferro  :roll:  :roll:

*

quimbolas

• 52
  • +0/-0
« Responder #648 em: Outubro 01, 2011, 12:18:18 am »
Actualmente e de acordo com a legislação em vigor é obrigatório colocar painéis solares para AQS em novas construções, desde que as condições o permitam, isto é , tenha uma água voltada a sul sem sombreamentos.

*

Camuflage

• Investigador
  • 1534
  • +268/-1311
« Responder #649 em: Outubro 01, 2011, 10:18:47 am »
Confirmo que em Portugal a legislação obriga a novas casas a terem paneis solares, mas se depois ficam realmente a funcionar ou se são apenas para cumprir a lei, é outra questão...

Quanto a viveres na europa central é natural que dadas as temperaturas negativas, eles tenham investido em aquecimento. No nosso país temos invernos, mas não são assim tão rigorosos, portanto ao longo dos tempos os métodos tradicionais para aquecimento foram mantendo-se em torno dos aquecedores a oleo, ventiladores etc. Por um lado as pessoas compram por ser barato e por outro reina um pouco de desconhecimento, pois em Portugal compensava bem o ar condicionado com bomba de calor, produz calor de inverno e frio de verão além de ter baixo consumo de electricidade face aos restantes métodos, mas lá está... o investimento é caro.

Um vizinho meu investiu cerca de 25 000€ em painéis solares para gerar electricidade e vender à rede, bem como no aquecimento de águas, ele queixa-se que hoje não teria feito o mesmo investimento, pois a EDP lhe paga pouco face ao investimento alto que fez. Já se sabe que há quem queira fazer muito dinheiro em pouco tempo...

*

PCartCast

• Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #650 em: Outubro 01, 2011, 05:49:19 pm »
Confirmo que em Portugal a legislação obriga a novas casas a terem paneis solares, mas se depois ficam realmente a funcionar ou se são apenas para cumprir a lei, é outra questão...

Está errado...

O que a lei obriga, é a obtenção de um certificado de eficiência energética. Para obter esse certificado nem sequer é necessário instalar painel solar nenhum, basta por exemplo optar por materiais isotérmicos. É claro, que para uma construção antiga, que utiliza materiais como a pedra, normalmente só se consegue esse certificado com medidas similares ás que você citou.

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
« Responder #651 em: Outubro 01, 2011, 09:32:07 pm »
A instalaçao de paineis solares para aquecimento de agua e obrigatória  em todas as novas construçoes desde há varios anos

Independentemente da classificação energética da casa, tem de ter os painéis instalados (e a funcionar, já agora), de acordo com o nº2 do artº 7 do DL80/2006.
Para determinar a Classe Energética, o contributo dos painéis solares só pode ser contabilizado (ou seja, só pode contar com a energia fornecida pelos painéis) na classificação energética se:
- Forem painéis certificados.
- Forem colocados por instalador certificado.
- Tiver sido feito contrato de manutenção válido por 6 anos.

Novas construções com licenciamento anterior a 2006 apenas sao obrigadas a ter a pre instalaçao.

A unica exceçao é se nao tiveres 1m2 de area com exposiçao solar por cada habitante da casa.

*

oultimoespiao

• Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
« Responder #652 em: Outubro 02, 2011, 12:04:06 am »
Quanto a viveres na europa central é natural que dadas as temperaturas negativas, eles tenham investido em aquecimento. No nosso país temos invernos, mas não são assim tão rigorosos, portanto ao longo dos tempos os métodos tradicionais para aquecimento foram mantendo-se em torno dos aquecedores a oleo, ventiladores etc. Por um lado as pessoas compram por ser barato e por outro reina um pouco de desconhecimento, pois em Portugal compensava bem o ar condicionado com bomba de calor, produz calor de inverno e frio de verão além de ter baixo consumo de electricidade face aos restantes métodos, mas lá está... o investimento é caro.

Eu penso que se esta a referir a bomba como uma tradicional "heat pump" se e isso nao passa de um condensador com uma ventoinha atras, esses sistemas so sao eficientes em predios ou edificios muito grandes para evitar haver muitas caldeiras espalhadas por todo o lado, assim com uma caldeira central e suficiente e poupa espaco.

Aqui em Manhattan ha um sistema centenario que distribui vapor de baixa ou alta pressao canalizado pelas ruas como se fosse agua ou gas, evita que cada casa ter que ter caldeira e os predios grandes usao o vapor para aquecimento, ar condicionado e pode-se por o vapor numa turbina e gerar tambem a propria electricidade.

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • +44/-254
« Responder #653 em: Outubro 02, 2011, 06:42:34 pm »
OK, obrigado, fiquei esclarecido.

*

Smoke Trails

• Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #654 em: Outubro 02, 2011, 08:08:01 pm »
Boa noite,

Austeridade acima de tudo, mas só para alguns..................

Aqui não há cortes decididos pela Troika

Governo: Dois ministros e sete secretários de Estado com subsídio. Subsídio de alojamento dá 1152 euros aos governantes.

Dois ministros e sete secretários de Estado vão juntar 1152 euros de subsídios de alojamento aos respectivos salários mensais por não terem residência permanente em Lisboa.

João Pedro Aguiar-Branco, ministro da Defesa, e Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, são os dois membros do Executivo que juntarão este subsídio à sua remuneração mensal de 6885,40 euros dado terem residência habitual no Porto e em Braga, respectivamente.

Já os secretários de Estado que verão os vencimentos mensais de 6133,55 euros acrescidos em 1152 para a comparticipação dos custos com habitação na capital serão José Cesário, responsável pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas; Juvenal Peneda, adjunto do ministro da Administração Interna; Simões Júlio, Administração Local e Reforma Administrativa; Cecília Meireles, Turismo; Daniel Campelo, das Florestas e Desenvolvimento Rural; Marco António Costa, Solidariedade e Segurança Social, e Vânia Barros, adjunta do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

A concessão de subsídios de alojamento a estes governantes foi publicada ontem em Diário da República.

Cumprimentos

*

chaimites

• 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
« Responder #655 em: Outubro 03, 2011, 09:13:01 pm »
Seria interessante saber quanto pagam de renda, pela habitaçao.
Deve haver "chicos espertos" a viver em casa bem mais barata e a meter o resto ao bolso!

O estado devia aloja-los em bairros sociais, assim sempre ficavam a conhecer melhor a realidade do país

*

Smoke Trails

• Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
« Responder #656 em: Outubro 04, 2011, 10:58:36 am »
Bom dia,

7 famílias mandam no Governo Regional há 30 anos

Os 35 anos de poder absoluto de Alberto João Jardim, na Madeira, transformaram o Governo Regional, numa monarquia hereditária. São sete as famílias que vivem na sombra do líder madeirense, há mais de 30 anos.

As lealdades familiares e as amizades partidárias ocupam lugares na administração pública madeirense e as centenas de jobs for the boys estão por todo o lado, desde casas do povo, juntas de freguesia, clubes, a empresas públicas, institutos, associações desportivas, etc.

Segundo o Diário de Notícias, as relações de "primos e primas" e o efeito histórico do "cartão laranja" tomaram conta de uma região autónoma com pouco mais de 260 mil habitantes.

Na ilha de Alberto João Jardim há sete famílias que há mais de 30 anos estão e mandam no Governo Regional da Madeira, segundo aquela publicação.

NC

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=69219

30 figuras do topo do Estado foram avisadas sobre as contas da Madeira, pelo Tribunal de Contas. Entre eles estão três Primeiros-ministros e dois Presidentes da República.

Todos foram informados mas ninguém reagiu aos sucessivos alertas do Tribunal de Contas, até chegar a troika.

Entre as personalidades avisadas estão dois Presidentes da República, dois Procuradores-gerais da República, três Primeiros-ministros, quatro Ministros das Finanças, três Presidentes da Assembleia da República, dois Presidentes do Supremo Tribunal Administrativo, três Presidentes do Tribunal Constitucional, três Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e entidades regionais, líderes dos partidos e deputados incluídos.

Segundo o Diário de Notícias, a lista a que o Tribunal de Contas entregou os pareceres sobre as contas das regiões autónomas é vastíssima e há ainda publicação no Diário da República mas ninguém agiu face aos avisos.

NC

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=69042

Jardim preside a uma inauguração e meia por dia

O buraco nas contas da Madeira não impede o presidente do Governo Regional de mostrar obra. Em pré-campanha, desde o início do mês, Alberto João Jardim já fez 30 inaugurações.
Desde 1 de Setembro, Alberto João Jardim já apresentou 30 obras, na Madeira.

As inaugurações englobam investimento público e privado e vão, segundo o Diário de Notícias, desde um arruamento de 528 metros mais respectivas infra-estruturas e que acabou por custar 932 mil euros, ao novo parque eólico, promovido pelo grupo Empresa de Electricidade.

NC

http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=69020
Cumprimentos

*

miguelbud

• Analista
  • 887
  • +44/-254
« Responder #657 em: Outubro 04, 2011, 12:01:29 pm »
:shock:  :shock:
E eu que fiquei chocado quando um colega meu italiano me disse que na Sicilia se compram votos.

*

Camuflage

• Investigador
  • 1534
  • +268/-1311
« Responder #658 em: Outubro 04, 2011, 12:37:34 pm »
Cá também não faltam votos comprados de uma forma ou de outra, basta ver que a muita da malta que está na mesa de voto é por cunha, tenho um conhecido que podia e pode ir quando quiser. Depois o comum é ir a mesas de voto e essa malta que devia estar calada estão a falar sobre eleições e partidos, tenho a ideia que isso é proibido na mesa de voto e nas proximidades, mas a lei é cagativa.

Em Portugal precisamos de observadores da OCDE para que as coisas se cumpram, somos um país do norte de África, nunca fomos europeus.

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
« Responder #659 em: Outubro 04, 2011, 05:38:53 pm »
Cá também não faltam votos comprados de uma forma ou de outra, basta ver que a muita da malta que está na mesa de voto é por cunha, tenho um conhecido que podia e pode ir quando quiser. Depois o comum é ir a mesas de voto e essa malta que devia estar calada estão a falar sobre eleições e partidos, tenho a ideia que isso é proibido na mesa de voto e nas proximidades, mas a lei é cagativa.

Em Portugal precisamos de observadores da OCDE para que as coisas se cumpram, somos um país do norte de África, nunca fomos europeus.

Mentira, por lei cada partido que concorre às eleições é obrigado a ter em cada mesa de voto um membro do seu partido, de modo a fiscalizar o acto. Quanto a falar sobre eleições isso depende das pessoas que estão na mesa. Por lei nenhum partido pode fazer campanha  a uma distancia inferior a 500 metros da mesa de votos.

Já estive vários anos seguidos na mesa eleitoral e posso garantir que o processo é transparente e tudo é sempre feito de acordo com todos os partidos que fazem parte da mesa.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva