Olá
Ontem estava a ver um programa documental muito interessante (Como a Terra nos fez) dedicado á influência dos ventos na história da humanidade.
Fiquei muito contente quando chegou ao séc. XV e começou a falar da exploração da costa Africana e referiu a construção do Forte d Mina pelos Portugueses.
Pensei para mim. “Ora cá está um bom documentário que vai falar do seminal contributo dos Portugueses na descoberta de novos mundos”: Grande ilusão a minha!
O Documentário apenas referiu o Forte da Mina para referir que o Colombo aí foi (partindo de Espanha?) e descobriu os ventos alíseos que lhe permitiram chegar às Américas. Sobre o período que passou a aprender com os navegantes Portugueses nada.
Mais engraçado: quando referem a utilização da rota ao longo de Africa para chegar ao Oriente , nada de navegantes Portugueses, mas sim referem os Holandeses; no Pacifico referem os Espanhóis (adiantando que estes navegaram até às Filipinas e Califórnia e passaram ao lado do Japão). Nada das navegações dos Portugueses nesse Oceano e, até particularmente, a chegada dos Portugueses ao Japão
No final referem, voltando ao Forte da Mina, que esse foi o início do comércio dos escravos.
Ou seja a contribuição Portuguesa para a idade das descobertas foi o comércio de escravos?

Como se tratou de um documentário,no resto até bem fundamentando, pareceu-me (paranóias à parte) que este tinha sido um erro tão grosseiro (e propositado?), que decidi escrever ao seu autor, o Dr. Ian Stewart, dando-lhe conta da estranheza com que esta matéria tinha sido tratada.
Gostaria de apelar aos colegas, com bom conhecimento de História, que contactem o autor e o elucidem sobre a matéria, para que o mesmo possa perceber que deve aprofundar as suas pesquisas quando faz um trabalho de divulgação científica.
O autor, Dr. Ian Stewart é docente na Universidade de Plymouth (Plymouth University).
Obrigado