Boa tarde, gostaria que me ajudassem a ver esclarecidas algumas dúvidas com que me encontro de momento:
-o que é que faz um praça no seu dia-a-dia durante os seis anos? E um sargento durante todo o tempo que lá estiver?
-Ah e já agora, li algures na net que atirador não é o mesmo que sniper...é verdade? É que no site do exército não encontro nenhuma referência a "sniper"...
-Na página 3 deste formulário: http://www.exercito.pt/recrutamento/for ... _praca.pdf tem uma lista das áreas funcionais existentes...é impressão minha ou na tropa normal não existe infantaria ligeira?
-Por último, nas PCS para praça da tropa normal, tem que se fazer 2 Km em 12 mins...caso eu faça esses 2 Kms em menos tempo, devo continuar a correr para fazer a máxima distância possível?
Obrigado desde já..
1- Há pessoas que podem responder a sua primeira questão com mais profundidade mas no dia-a-dia o Praça faz o que lhe mandarem fazer conforme a especialidade desde fazer serviço de Porta de Armas, a conduzir veículos, a prestar serviço de socorrismo, a varrer, pintar paredes, participar em exercícios militares e dar instrução (já vi Cabos a fazê-lo). As tarefas e responsabilidades da classe de Sargento variam muito desde 2º Furriel a Sargento-Mor (penso que será muito difícil um contratado subir acima de 1º Sargento) não se pode juntar tudo no mesmo bolo.
2-Respondendo sem conhecimento de causa, podes escolher a especialidade de atirador mas isso não te dá o "título" de sniper. Possivelmente haverá cursos que não estão acessíveis a todos, para formar os tais snipers. (isto é uma resposta baseada apenas no senso comum, mas não creio estar enganado).
3-No site do exército está bem explícito que infantaria ligeira é constituída por militares das Forças Especiais (Comandos, Operações Especiais e Pára-quedistas).
4-Não se preocupe com as provas.Desde que não seja detectada nenhuma substancia ilegal e não tente "aldrabar" nos psicotécnicos vai correr bem. Se disserem que você já concluiu a distãncia e não o mandarem parar, continue mas sem stress

não vai ficar à frente de ninguém, apenas vai ser considerado "apto" ou "inapto". O mesmo se sucede com as outras provas.
Você não procurou a resposta às suas perguntas no site do exército. Está tudo explicado. Menos aquela do sniper.
Veja aqui:
http://www.exercito.pt/recrutamento/categorias.html (a sua 1ª questão está perfeitamente explicada. Apenas acrescentei um pouco mais de realidade a classe de Praças: varrer, pintar...em suma fazer o que é preciso)