Ingresso no Exército

• 5602 Respostas
  • 1319148 Visualizações
*

cila

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1785 em: Agosto 12, 2009, 01:28:29 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Também temos que ver que habilitações de base estamos a falar...é óbvio que um licenciado em enfermagem...vai para enfermeiro.

Um tipo com o 9.º ano é um "generalista", já no 12.º podemos ter muitas situações, há os cursos gerais e há aqueles cursos profissionais ou tecnológicos que constituem já uma espécie de "especialização" sendo os candidatos encaminhados para especialidades onde pode ser aplicada essa formação de base, por exemplo quem tiver um curso profissional de electrónica é bem provável que seja encaminhado para especialidades do Serviço de Material ou para especialidades doutras Armas e Serviços com uma forte aplicação de electrónica.

Cila também temos de ver que aqui pode haver uma questão de "género" (masculino vs. feminino) "oculta". Tendencialmente os rapazes são "encaminhados" para especialidades das Armas (Arma de Infantaria, Arma de Artilharia, Arma de Cavalaria, etc.) e as raparigas "encaminhadas" para especilidades dos Serviços (Serviço de Administração Militar, Serviço de Saúde, Serviço de Material, etc.).

Em relação as "certezas" que te deram...tanto encontras pessoas a dizer que todo correu bem, que fizeram todo o que queriam fazer na tropa, que foram parar à especialidade que queriam, que conseguiram entrar na universidade, etc. Como tens pessoas a que "tudo correu mal" e que lhe "cortaram as pernas", etc.

Depende sempre das Chefias, se estão no Exército é para serem militares, cumprir ordens e terem os horários que eles quiserem. O que não impede que haja pessoas que tenham horários mais ou menos fixos e que consigam ir à universidade e fazer exames, mas depende sempre das chefias .

E atenção se "não está escrito em lado nenhum", isto é, se não está na legislação ou se não ficar escrito no contrato, não tem valor legal o que ficou "acordado de boca".

olá :D
Eu ompletei o 12º com uma media bastante boa. O meu curso era tecnologico de acção social, era um 12º normal mas uma das disciplinas que tinha era saude e socorrismo que terminei com media 17. Possivelmente essa diciplina podera ser uma forma de ficar na especialidade de saude nao será?

É uma realidade nem todos conseguem o que querem, mas isso tbm nao sera dependente da força de vontade de cada um? Depnerá somente da chefia??

Sim é verdade Marquespereira, nada ficou escrito no papel foi tudo falado de bocas mas tudo o que foi falad é tudo o que podemo encontar na publiciade que circula em placares, em panfleto na internet. Deve ter algum valor pois pulicidade enganosa constitui crime. :)  :)

beijinho

*

Baccus

• 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1786 em: Agosto 12, 2009, 02:51:44 pm »
só por curiosidade, na lista de material necessário a levar aquando da incorporação está lá a falar de ténis deportivos brancos(opcional)...caso optemos por não os levar fazemos os exércicios com o quê? com as botas?

ah e outra coisa, durante a recruta eles mandam-nos comprar alguma coisa do nosso bolso? como rações de combate por exemplo ou roupa ou algo do género?
Cumprimentos.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8074
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • Enviou: 362 vez(es)
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #1787 em: Agosto 12, 2009, 03:09:06 pm »
Citação de: "Baccus"
só por curiosidade, na lista de material necessário a levar aquando da incorporação está lá a falar de ténis deportivos brancos(opcional)...caso optemos por não os levar fazemos os exércicios com o quê? com as botas?

Acho que é mais porque os ténis ("sapatilhas" a norte do Douro :lol:

*

Baccus

• 52
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1788 em: Agosto 12, 2009, 03:18:19 pm »
Pois, ténis com rodinhas vão para os Morangos com Açúcar xD

se alguém se souber responder à minha outra pergunta agradeço..

e obrigado PereiraMarques.
Cumprimentos.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11479
  • Recebeu: 2581 vez(es)
  • Enviou: 3736 vez(es)
  • +968/-1106
(sem assunto)
« Responder #1789 em: Agosto 12, 2009, 04:02:28 pm »
Citação de: "Baccus"
ah e outra coisa, durante a recruta eles mandam-nos comprar alguma coisa do nosso bolso? como rações de combate por exemplo ou roupa ou algo do género?

Rações de combate e roupa (fardas) não.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1790 em: Agosto 12, 2009, 04:35:48 pm »
Citação de: "cila"
Sim é verdade Marquespereira, nada ficou escrito no papel foi tudo falado de bocas mas tudo o que foi falad é tudo o que podemo encontar na publiciade que circula em placares, em panfleto na internet. Deve ter algum valor pois pulicidade enganosa constitui crime. :(

Cuidado com as ilusões, pois no Exército há sérias dificuldades em cumprir o que se "promete", aliás, nem sequer sabem o que é legislação. Não seria a primeira a ser defraudada e o tal crime que alega só o será se apresentar queixa nas instâncias próprias.

Cumprimentos

(sem assunto)
« Responder #1791 em: Agosto 12, 2009, 05:47:08 pm »
Desde já cumprimentos a todos os participantes deste fórum, já o acompanho há uns tempos (embora só me tenha registado há dias) e revela-se de uma utilidade incalculável para os que, como eu, pensam ingressar na vida militar.

Bem, concretamente xD :

Alguém saberá se a ESE ministra exclusivamente cursos de Sargentos não permitindo a sua selecção como área de prestação de serviço para praças?
"(...) Eu 'tou sempre a dormir..." - Hélder, rei do Kuduro

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8074
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #1792 em: Agosto 12, 2009, 09:30:58 pm »
Se percebi bem a sua questão, tem dúvidas em saber se pode prestar serviço na ESE como Praça? Então uma escola secundária ou uma universidade também só têm professores e alunos? :wink:

A maior parte das unidades têm uma CCS - Companhia de Comando e Serviços (ou equivalente) com Praças utilizados como motoristas, cozinheiros, mecânicos, administrativos, etc.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1793 em: Agosto 12, 2009, 09:57:12 pm »
Exacto. E terá também a sua guarda, o reforço durante a noite, etc... como qualquer outra unidade daquela dimensão.
« Última modificação: Agosto 12, 2009, 09:57:43 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::

(sem assunto)
« Responder #1794 em: Agosto 12, 2009, 09:57:22 pm »
Sim, compreendeu perfeitamente onde queria chegar, pois pareceu-me ilógico que todas as tarefas fossem realizadas por Sargentos (ou formandos do curso), e assim, decidi perguntar.

Muito obrigado
"(...) Eu 'tou sempre a dormir..." - Hélder, rei do Kuduro

*

cila

• 16
  • +0/-0
URGENTE
« Responder #1795 em: Agosto 22, 2009, 10:27:34 pm »
olá a todos.
Bem eu estou numa situação bastante complicada....
Vou fazer as cfs agora dia 3 de setembro mas tenho bastante dificuldades em fazer as flexoes. Embora tenha treinado bastante e feito musculação, pois tenho pouca força nos braços, ainda nao me safo nas flexoes. Nos restantes exercicios estou bem.
Sera que ngem tem dicas que me possa dar para facilitar o exercicio?
Se na completar as 15 flexoes fico logo eliminada nao é...?
Bom agradecia que me respondessem o mais depressa possivel,,,

Muito obrgado

*

cila

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1796 em: Agosto 22, 2009, 10:44:50 pm »
ola pessoal....
Alguem me poderia dizer  se para se tirar o curso de GNR é preciso entrar para a AM??
beijos

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8074
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #1797 em: Agosto 22, 2009, 10:51:22 pm »
ola pessoal....
Alguem me poderia dizer  se para se tirar o curso de GNR é preciso entrar para a AM??
beijos

Qual curso? Se for o de Oficiais, sim é ministrado na AM. Se for o de Praças não.

*

cila

• 16
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1798 em: Agosto 22, 2009, 10:56:02 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
ola pessoal....
beijos

Qual curso? Se for o de Oficiais, sim é ministrado na AM. Se for o de Praças não.

Bom eu referia me a ser GNR.... se para se ser GNR era preciso ir para AM??? Desde já peço desculpa pela forma ignorante que perguntei mas nao percebo muito disto... :oops:

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8074
  • +5289/-243
(sem assunto)
« Responder #1799 em: Agosto 22, 2009, 11:12:14 pm »
Bom...a GNR é uma força de segurança constituida por militares.

Os militares, quer os da GNR, quer os das Forças Armadas, dividem-se em três categorias: Oficiais, Sargentos e Praças.

No caso da GNR, existem concursos anuais de ingresso para a Categoria de Praças e para a Categoria de Oficiais, onde podem concorrer civis, incluíndo civis que não tenham prestado serviço militar. O acesso à categoria de Sargentos da GNR faz-se exclusivamente através de indíviduos que já sejam Praças da GNR.

No caso da categoria de Praças (habilitações mínimas de acesso 9.º ano, mas muito brevemente 11.º ano) a formação realiza-se num dos Agrupamentos de Instrução (Portalegre ou Figueira da Foz) da GNR e no fim do curso com uma duração inferior a um ano (oito meses?) ingressa-se na GNR com o Posto de Soldado (em breve passará a ser designado por Guarda).

No caso da categoria de Oficiais (habilitações mínimas de acesso 12.º ano) a formação realiza-se na Academia Militar (Lisboa e Amadora, que funciona como uma espécie de "Universidade do Exército e da GNR) e no fim do curso com uma duração mínima de cinco anos (Mestrado Integrado) ingressa-se na GNR com o Posto de Alferes.

Se tiver mais dúvidas sobre a GNR coloque-as, se faz favor, no tópico certo, "Ingresso nas Forças de Segurança", é que este tópico é sobre o Exército.