Novo blindado 4x4

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tsahal

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MRAP.
« Responder #360 em: Junho 15, 2009, 12:07:28 am »
O objectivo em ter um MRAP n é que fique intacto depois de uma explosão. Isso é quase impossivel e eles sabem disso e ninguem exije isso. A intenção é que ao rebentar um engenho qualquer o compartimento onde estejam os militares n sofra danos internos e ninguem morra ou fique com grandes ferimentos. No caso de blindados ligeiros, idem aspas. Não esqueçam que numa coluna vai sempre um com um jammer (inibidor) instalado se não estiverem todos dotados com ele.

Pessoalmente concordo com o envio da PANDUR para o Kosovo por n faz sentido os militares operarem a Chaimite quando temos PANDURs. Por outro lado, tb afirmo que é um erro enviar a PANDUR pq ainda n existem condições para operar e sustentar a PANDUR num TO ou seja pouca utilidade terão visto que depois de uma avaria será complicado resolver o problema sem chamar os tecnicos da Steyr. E para ter tecnicos civis em permanencia num TO deve sair extremamente caro. A operação é outro problema, operar uma PANDUR n é a mesma coisa que operar uma Chaimite atendendo ao sistema de formação em vigor.
Quando o EP tiver capacidade de dominar a operação e conseguir sustentar sozinho o PANDUR, ai sim deve ser enviado ASAP.

Um 4x4 tipo LMV, SHERPA ou outro devidamente equipados seria melhor para o EP ter no Kosovo. Não exige tanto do ponto de vista da sua operação e sustentação.

N se esqueçam que apesar de dizerem que temos um exército professional,as coisas n são bem assim e depois ha mentalidades que devem mudar mas isso já é outra historia.
 

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_Gabriel_®™

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« Responder #361 em: Junho 15, 2009, 02:23:37 am »

Dingo 1 destruido por uma mina no Afeganistão (ISAF).
Os cinco soldados que estavam no veículo não ficaram feridos. :twisted:

É caso para dizer: e esta hein?!   :o
"A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante."

Sun tzu em A Arte da Guerra.
 

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Lancero

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« Responder #362 em: Junho 15, 2009, 11:21:51 am »
As Pandur ainda só não foram para o Kosovo porque não há a variedade de versões necessária.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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Miguel

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« Responder #363 em: Junho 15, 2009, 11:42:18 am »
Voto a favor dos Dingos.
 

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cromwell

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« Responder #364 em: Junho 15, 2009, 12:04:32 pm »
Citação de: "_Gabriel_®™"

Dingo 1 destruido por uma mina no Afeganistão (ISAF).
Os cinco soldados que estavam no veículo não ficaram feridos. :twisted:

É caso para dizer: e esta hein?!   :o

A protecção destes veículos é para a sobrevivênica dos ocupantes e não para a sobrevivência do próprio veículo.
Por isso, quanto mais blindado for o veículo e quanto maior for a distância entre o chão e os ocupantes, melhor.

Por isso podemos dizer que o Dingo é uma bela opção, mas é mais caro que o Iveco MLV e o Eagle.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

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tsahal

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Pandur.
« Responder #365 em: Junho 15, 2009, 12:18:11 pm »
Lancero, a sustentação da PANDUR passa por???
 

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Lancero

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Re: Pandur.
« Responder #366 em: Junho 15, 2009, 02:46:02 pm »
Citação de: "tsahal"
Lancero, a sustentação da PANDUR passa por???


Tanto quanto sei, os técnicos da GD estão cá a dar assistência técnica à frota Pandur no âmbito do que ficou acordado no contrato de aquisição. Se tivessem de ir para o Kosovo, de certeza que iriam. Era só mais um contentor com ar condicionado.
Agora, não faz sentido é enviar já a Pandur para o Kosovo quando só temos a versão ICV. Aí teríamos de continuar a operar chaimites porta-morteiro, posto de comando,... E ter duas frotas para manter no terreno é que saíria mais caro.
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Miguel Silva Machado

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« Responder #367 em: Junho 15, 2009, 03:32:09 pm »
Já agora, mais um palpite sobre a substituição das Chaimites V-200 no Kosovo: Ainda não vi, nem de fonte oficial, nem na imprensa, nem aqui, argumento forte que justifique o não envio das Pandur para o Kosovo. Certamente haverá, mas estará bem guardado!
Claro que muitas verdades têm sido ditas (por todos os intervenientes referidos) mas qualquer uma delas, ou mesmo todas juntas, não me convencem grandemente, talvez com uma excepção, os custos imprevisíveis. Tanto podem ser menos que as V-200 (se tudo correr bem) como mais se as coisas correrem mal. Como a nível de custos estamos sempre apertados, poderá ser. Mas, não estou convencido, porque como é habitual entre nós, só não há dinheiro para o que não se quer...
Miguel Silva Machado
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Lancero

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« Responder #368 em: Junho 15, 2009, 04:31:49 pm »
Uma outra razão poderá ser o eventual fim da missão.
A Nato ainda há dias decidiu reduzir de 14 mil para 2200 o contingente no espaço de apenas "um a dois anos".
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tsahal

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Pandur.
« Responder #369 em: Junho 15, 2009, 05:23:42 pm »
O contrato de aquisição cobre apoio tecnico em Portugal e não fora das fronteiras nacionais penso eu de que. Obviamente que a empresa vai se lhe for adquirido esse serviço. Obviamente terão que pernoitar em hoteis e tomar as refeições em restaurantes e não no acampamento e isso paga-se para alem de transporte e subsidios, ect, penso eu de que.


O objectivo era enviar a PANDUR no verão passado mas por causa da falta de capacidade de sustentação, ficam ca até adquirirem isso tudo. Tb existem mts lacunas na operação. Tens people que n sabe para que serve as placas CIP e utilizar o TDS, o seja retiram-no, ect, ect. Ou seja n vão mandar um sistema de armas que não dominam ainda na perfeição para um TO, faz sentido e concordo. Com isso tudo, a malta tem que operar a V200, easy to drive but hard!

Mas deixa-me triste ver a malta operar blindados que ja tiveram o seu tempo.

Sobre a Chaimite prefiro não falar mas acho que o meu estimado  amigo Pedro Monteiro e o Senhor Miguel Machado, conhecedores do seu historial, poderão dar valiosos contributos sobre a operação do respectivo blindado no Kosovo.
 

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papatango

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« Responder #370 em: Junho 15, 2009, 07:47:46 pm »
Podemos aventar várias razões para não se enviarem viaturas Pandur-II para os Balcãs.

Em primeiro lugar poderíamos voltar um bocado atrás e analizar o que aconteceu quando as viaturas Chaimite foram enviadas para o Kosovo.

Qual era a situação no terreno, e que meios outros países estavam a enviar para lá ?
Na altura, se não fossem enviados os Chaimite, o que é que Portugal tinha que pudesse enviar em termos de viaturas que dessem algum tipo de protecção à tropa?

Não me parece que o M-113 fosse a opção mais adequada, no entanto, não nos podemos esquecer que uma força de Paz tem como principal função a garantia de que não há conflitos e essa garantia de que não há conflitos dá-se através da patrulha constante.

Isso leva a que os meios a utilizar sejam ligeiros e rápidos.
Rápidos, porque permitem à força enviar rapidamente meios para qualquer ponto dentro da sua zona de interesse.
Ligeiros e sobre rodas, porque numa área onde existem estradas podem-se utilizar com vantagem.
Em situações de manutenção de Paz, a probabilidade de serem necessários meios como viaturas com canhão de 30mm ou viatura porta-morteiro são provavelmente mínimas.

As viaturas Chaimite no terreno são utilizadas essencialmente como viaturas de transporte e como plataforma para uma metralhadora pesada. Deste ponto de vista, o que é que faz um Chaimite que não faça um Hummer blindado ?
Será que é para passar nos rios ?
Quantas vezes uma viatura Chaimite atravessou um rio nos Balcãs ?
(E nem pergunto se as bombas de água sequer funcionam).

Portanto, creio que se pode colocar a questão sobre porque não seriam enviadas viaturas Pandur-II para substituir as Chaimite.

Mas também podemos perguntar o que é que uma Chaimite faz que não possa ser feita por um Hummer ?
E neste caso, o que pode ser feito por um Hummer precisa de uma Pandur-II ?

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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Miguel Silva Machado

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« Responder #371 em: Junho 16, 2009, 10:43:13 am »
Então aqui vai alguma informação que julgo dá uma ideia sobre a utilização da Chaimite V-200 no Kosovo:

http://www.operacional.pt/kosovo-a-ulti ... -chaimite/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

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nelson38899

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« Responder #372 em: Junho 16, 2009, 11:45:22 am »
Não me querendo desviar, do tema é interessante ver que os Portugueses nunca se preocuparam com os snipers. O conflito da ex-Jugoslávia foi dos conflitos com mais snipers, o Iraque e no Afeganistão a mesma coisa. Mas mesmo assim nunca vi um veículo nosso com protecções, com por exemplo tem os americanos e outros países. Será que as balas connosco desviam-se.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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tsahal

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« Responder #373 em: Junho 16, 2009, 01:08:07 pm »
Bela foto, obrigado.

Nelson, tens razão até pq ja existem no mercado alguns sistemas que permitem a detecção de disparos de armas de franco-atiradores, nomedamente sistemas US, Franceses e Israelitas.
 

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tsahal

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« Responder #374 em: Junho 16, 2009, 01:20:19 pm »
Bom na minha opinião, o que impossibilita ainda o envio da PANDUR para fora prende-se com a operação e sustenção como ja foi referido, quando digo sustentação e relativamente a outras configurações do blindado, está incluida principalmente a PANDUR RV, essencial para apoiar a ICV. As outras versões não são necessarias do meu ponto de vista.  Podem bem passar sem elas. A V200 n tem versão PC e MEDEVAC e la andam felizes da vida. N sei se la andam PMs, mas caso sim, será que elas tem o morteiro instalado? Não estarão a servir de APC? Remeto essa pergunta para o Senhor Miguel Machado que poderá melhor do que eu esclarecer isso.