YDreams apresenta Realidade Aumentada no MIPTV de Cannes
A YDreams apresentou hoje alguns dos seus desenvolvimentos tecnológicos na edição deste ano da maior feira mundial dedicada à indústria de conteúdos para televisão e entretenimento, o MIPTV, que decorre em Cannes e teve início segunda-feira.
A empresa portuguesa foi convidada, sobretudo, devido ao seu trabalho no campo da Realidade Aumentada.
Esta tecnologia desenvolvida pela Ydreams trabalha com o tratamento de imagens reais, em tempo real, as quais são processadas para incluir dados ou elementos digitais, tais como uma personagem digital, informação ou até mesmo pintar a própria realidade com outras cores.
"A Realidade Aumentada é basicamente a tecnologia que permite a super imposição de elementos virtuais em cima de imagens reais, de preferência capturadas em tempo real", explicou Edmundo Nobre, director da área de Educação e Cultura da Ydreams.
Nobre considera que a Realidade Aumentada é até um dos pontos fortes da empresa, dando como exemplo um dos produtos, já no mercado, o miradouro virtual situado ao pé do Panteão Nacional, em Lisboa, o qual disponibiliza ao utilizador, entre outras funcionalidades, informação sobre diversas partes da cidade ao mesmo tempo que esta é visualizada.
Um outro produto, que segundo o director é "claramente de Realidade Aumentada", é o jogo interactivo que acontece dentro de um cinema, onde a plateia é convidada, no intervalo, a jogar um jogo, com os espectadores a observarem-se no ecrã a interagir com personagens digitais introduzidas.
"Um velho sonho que nós temos, foi um dos primeiros projectos em que nós começámos a trabalhar na Realidade Aumentada, a ideia de juntar o real ao virtual de uma forma mais intensa", confessou Edmundo Nobre.
O sonho é de pôr, em directo, um carro de Fórmula 1 virtual a participar numa corrida com os outros pilotos, onde o comportamento dos outros carros nos afecta, pois podem empurrar-nos para fora da pista, enquanto o nosso veículo não tem qualquer efeito sobre os outros.
A tecnologia, segundo o director da área de Educação e Cultura, já existe e os únicos obstáculos são os direitos de autor, de transmissão e das infra- estruturas que são necessárias montar para poder processar e capturar todos os dados no local das provas.
Ao longo de cinco dias, entre 30 de Março e 3 de Abril, o MIPTV reúne cerca de 4.500 empresas de 111 países em Cannes, onde os participantes vão poder interagir em vários pontos do evento com aplicações da YDreams que utilizam tecnologia pioneira em áreas como Realidade Aumentada e Computação Gráfica.
A Ydreams é uma empresa que desenvolve ambientes interactivos, design e diversas tecnologias para desenvolver esses mesmos ambientes, onde se pretende integrar o universo digital no mundo real com que se pretende inovar nas formas de comunicação e de acesso a conteúdos.
A tecnologia desenvolvida pela empresa está ligada à área de processamento de imagem, realidade aumentada e interfaces activadas por gestos.
Lusa