Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Red Baron

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3870 em: Setembro 27, 2025, 05:58:10 pm »

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L3Harris Unveils Podded Variant of Viper Shield Electronic Warfare System

U.S. company L3Harris revealed on Sep. 25, 2025 the podded version of its AN/ALQ-254(V)1 Viper Shield electronic warfare suite for the F-16 fleet, offering an option for operators of the jet as an alternative to the internally mounted variant.

É uma questão de investimento.
 
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nelson38899

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"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Cabeça de Martelo

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3873 em: Setembro 30, 2025, 10:35:46 am »
Algumas pessoas nas redes sociais notaram algo de peculiar num dos vários vídeos de apresentação do KC-390 no dia 19:



Ora o equipamento presente nesta imagem, captada dentro do hangar da 501 em Beja, parece ser nada mais, nada menos que o Elbit Systems SPEAR AECM (Advanced Electronic Counter Measures), um pod avançado de guerra electrónica.

https://elbitsystems.com/product/spear-aecm-pod/


Este pod fará então parte da "suite" de autoprotecção e guerra electrónica contratada em 2019 à Elbit, em conjunto com o J-Music:

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31.10.2019
Elbit Systems Awarded $50 Million Contract by the Portuguese MoD to Provide a Complete EW Suite for New KC-390 Aircraft


HAIFA, Israel, Oct. 31, 2019 /PRNewswire/ — Elbit Systems Ltd. (NASDAQ: ESLT) (TASE: ESLT) (“Elbit Systems”) announced today that it was awarded a contract valued at approximately $50 million from the Portuguese Ministry of Defense (MoD) to supply the Portuguese Air Force (“PtAF”) with a complete Electronic Warfare (EW) suite and Customer Logistics Support for the new KC-390 multi-mission aircraft. The contract will be performed over a five-year period.

Under the contract, Elbit Systems will supply the PtAF’s KC-390 aircraft with a complete EW suite comprised of Radar and Laser Warning Systems, IR Missile Warning System, Countermeasures Dispensing System, a Directional IR Countermeasures (DIRCM) system and Active ECM (AECM) POD system.

https://elbitsystems.com/pr-new/elbit-systems-awarded-50-million-contract-by-the-portuguese-mod-to-provide-a-complete-ew-suite-for-new-kc-390-aircraft/

O KC-390 Millennium "26901/PT-ZDK" em Bragança este fim-de-semana, por ocasião das comemorações do 71º aniversário da FAP. Como se pode ver na imagem, a aeronave carrega nas estações das pontas das asas 2 pods avançados de guerra electrónica Elbit Systems SPEAR AECM, o que significa que os testes continuam em curso.

(Foto: André Carvalho)

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3874 em: Hoje às 12:08:28 pm »
Ao que consta, a modernização MLU das três células que seriam o 15145, 46 e 47 da FAP foi abandonada, estando a servir agora como fonte de componentes para a frota operacional, à semelhança das duas outras células spare que vieram no mesmo pacote do AMARG, mas que não era suposto voarem.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3875 em: Hoje às 12:25:09 pm »
Ao que consta, a modernização MLU das três células que seriam o 15145, 46 e 47 da FAP foi abandonada, estando a servir agora como fonte de componentes para a frota operacional, à semelhança das duas outras células spare que vieram no mesmo pacote do AMARG, mas que não era suposto voarem.

Sinceramente, e depois de tudo o que tem sido ventilado relativamente ao aparente estado da frota, e suposta urgência na sua substituição, creio ter sido o passo mais lógico. Gostava que a FAP fosse mais clara acerca do verdadeiro estado das aeronaves, em vez de ter de se estar a inferir por rumores e várias declarações que são proferidas aqui e ali.

Assim sendo, creio que dificilmente o F-16 fará 40 anos de serviço em Portugal. É criminoso terem deixado chegar as coisas a este ponto, caso se confirme que estruturalmente os aparelhos já acusam sinais de desgaste. Fim inglório se corresponder à verdade.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3876 em: Hoje às 12:35:51 pm »
Ao que consta, a modernização MLU das três células que seriam o 15145, 46 e 47 da FAP foi abandonada, estando a servir agora como fonte de componentes para a frota operacional, à semelhança das duas outras células spare que vieram no mesmo pacote do AMARG, mas que não era suposto voarem.

Sinceramente, e depois de tudo o que tem sido ventilado relativamente ao aparente estado da frota, e suposta urgência na sua substituição, creio ter sido o passo mais lógico. Gostava que a FAP fosse mais clara acerca do verdadeiro estado das aeronaves, em vez de ter de se estar a inferir por rumores e várias declarações que são proferidas aqui e ali.

Assim sendo, creio que dificilmente o F-16 fará 40 anos de serviço em Portugal. É criminoso terem deixado chegar as coisas a este ponto, caso se confirme que estruturalmente os aparelhos já acusam sinais de desgaste. Fim inglório se corresponder à verdade.

Mas quantas horas de voo têm os nossos F-16? Não me parece que o potencial de hv tenha sido esgotado....
Ou será que que os problemas têm mais a ver com o reactores (e deficiente manutenção dos mesmos, eventualmente) do que com as células?
Cumprimentos,
 

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wyldething

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3877 em: Hoje às 12:56:40 pm »
Ao que consta, a modernização MLU das três células que seriam o 15145, 46 e 47 da FAP foi abandonada, estando a servir agora como fonte de componentes para a frota operacional, à semelhança das duas outras células spare que vieram no mesmo pacote do AMARG, mas que não era suposto voarem.

Sinceramente, e depois de tudo o que tem sido ventilado relativamente ao aparente estado da frota, e suposta urgência na sua substituição, creio ter sido o passo mais lógico. Gostava que a FAP fosse mais clara acerca do verdadeiro estado das aeronaves, em vez de ter de se estar a inferir por rumores e várias declarações que são proferidas aqui e ali.

Assim sendo, creio que dificilmente o F-16 fará 40 anos de serviço em Portugal. É criminoso terem deixado chegar as coisas a este ponto, caso se confirme que estruturalmente os aparelhos já acusam sinais de desgaste. Fim inglório se corresponder à verdade.

Mas quantas horas de voo têm os nossos F-16? Não me parece que o potencial de hv tenha sido esgotado....
Ou será que que os problemas têm mais a ver com o reactores (e deficiente manutenção dos mesmos, eventualmente) do que com as células?

Nenhuma célula esgotou o potencial de voo até agora, mas há várias com problemas estruturais e/ou outros, cuja reparação é tão onerosa que já não compensa.
 
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dc

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3878 em: Hoje às 12:57:41 pm »
A ver vamos é se a FAP não está a colocar as fichas todas na sua substituição a curto prazo, e depois quando formos a ver a revisão da LPM, não vem nada incluído nesse sentido.

A ver vamos se a redução oficial do número de F-16 para 25, não leva à redução do número de aeronaves a adquirir para a sua substituição.

A ver vamos se a FAP não é obrigada a adquirir 20 eurocanards, com a premissa de que vão ser adquiridos também F-35, e no fim, ficarmos apenas com os eurocanards, que o Governo facilmente encomenda 4 adicionais e estariam a substituir os F-16 um por um.
 
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3879 em: Hoje às 01:02:01 pm »
Mas quantas horas de voo têm os nossos F-16? Não me parece que o potencial de hv tenha sido esgotado....

Penso não terem ainda atingido as 5 mil horas de voo. Porém, é conhecido que há várias células encostadas há algum tempo, e outras ainda com problemas de cariz estrutural que, para a FAP, pura e simplesmente já não faz sentido estar a repará-las. Daí a relativa urgência duma solução stop-gap.

Num trabalho de 2019 intitulado "REORIENTAÇÃO DA MISSÃO DO F-16 MLU NO CONTEXTO DA 5.ª GERAÇÃO", estimava-se que em 2030 tanto as frota PA I como PA II tivessem mais de 5000 HV, num total máximo de 8 mil (pp. 11 e 12):

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30049/1/TII%20CAP%20JOAO%20GOUVEIA.pdf
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3880 em: Hoje às 01:25:18 pm »
A ver vamos é se a FAP não está a colocar as fichas todas na sua substituição a curto prazo, e depois quando formos a ver a revisão da LPM, não vem nada incluído nesse sentido.

A ver vamos se a redução oficial do número de F-16 para 25, não leva à redução do número de aeronaves a adquirir para a sua substituição.

A ver vamos se a FAP não é obrigada a adquirir 20 eurocanards, com a premissa de que vão ser adquiridos também F-35, e no fim, ficarmos apenas com os eurocanards, que o Governo facilmente encomenda 4 adicionais e estariam a substituir os F-16 um por um.

Admirava-me imenso que isso acontecesse
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Lampuka

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3881 em: Hoje às 01:47:01 pm »
Eu, por um lado até entendo que nem tudo tem de ser público,  sobretudo nas FA's.
Mas, uma vez que "seletivamente" vão transpirando para o exterior informações, seria bom que houvesse um esclarecimento oficial para não gerar mais ruído e desconfiança.
Já defendi anteriormente e repito, fadiga estrutural não resulta de manutenção.
Manutenção deteta-a mais ou menos rapidamente e eventualmente possibilita a reparação.
Daí as perguntas,  mais uma vez.
Confirma-se ou não?
É uma situação crítica ou não?
Reparável/recuperável?
Está generalizada em toda a frota ou limita-se a algumas unidades?
A partir daí vem o resto.
Está em causa a segurança das operações? Quero acreditar que não...
Está em causa operar com limitações no que diz respeito ao número de células afetadas? Porque se está,  é grave. Caso contrário é apenas ruído forçado para influenciar as decisões em cima da mesa, e isso também é grave.
No caso de se confirmar um elevado número de casos, pode indicar que enfiamos um barrete quando adquirimos estes equipamentos.
Não se ouve mais ninguém a queixar-se do problema, pelo menos dando a entender que são células irrecuperáveis e onde não se deve investir.
Reactores substituem-se, reparam-se.
Fissuras estruturais resultantes de fadiga já nem sempre se consegue.
Aqui há uns anos estive envolvido num processo de reparação de um avião de passageiros no qual se detectaram fissuras estruturais resultantes de fadiga, nas asas.
Na altura, e seguindo as indicações do fabricante,  houve necessidade de alargar toda a furação de suporte das asas de forma a substituir a totalidade dos elementos de fixação por outros sobredimensionados. O trabalho durou meses e o avião apenas foi dado como apto para voar mais de um ano depois. Mas voou...
Ainda recentemente alguém publicou a aquisição de peças para a asa de um C130 da FAP, que também parece indicar estar relacionado com danos estruturais por fadiga.
Ou seja, nem sempre é recuperável,  mas às vezes é possível.
Esclareçam sff. É o mínimo que se exige, a bem da credibilidade de tudo o que se venha a decidir a partir de agora sobre a substituição dos F16.
Senão cheira a...
João Pereira
 

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Drecas

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3882 em: Hoje às 02:30:44 pm »
Mas quantas horas de voo têm os nossos F-16? Não me parece que o potencial de hv tenha sido esgotado....

Penso não terem ainda atingido as 5 mil horas de voo. Porém, é conhecido que há várias células encostadas há algum tempo, e outras ainda com problemas de cariz estrutural que, para a FAP, pura e simplesmente já não faz sentido estar a repará-las. Daí a relativa urgência duma solução stop-gap.

Num trabalho de 2019 intitulado "REORIENTAÇÃO DA MISSÃO DO F-16 MLU NO CONTEXTO DA 5.ª GERAÇÃO", estimava-se que em 2030 tanto as frota PA I como PA II tivessem mais de 5000 HV, num total máximo de 8 mil (pp. 11 e 12):

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30049/1/TII%20CAP%20JOAO%20GOUVEIA.pdf
Não era 12000HV no máximo?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3883 em: Hoje às 02:38:41 pm »
Não era 12000HV no máximo?

Não, 12 mil horas de voo é no F-16V e Block 70/72.
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3884 em: Hoje às 02:41:22 pm »
Não era 12000HV no máximo?

Não, 12 mil horas de voo é no F-16V e Block 70/72.
Ah ok ok, algum oficial na BA5 equivocou-se então :P