Desculpem a minha ignorância, mas porque razão estão todos os MLU na esquadra Jaguares e nenhum na dos Falcões?
Penso que a razão se chama
uniformização, isto é, uma esquadra tem um unico tipo de aeronave (salvo raras exepcções) para pilotos e mecanicos operarem, é por isso que não existem F-16 ou EH101 espalhados por todas as bases da Força Aérea.
É que apesar de visualmente o F-16 MLU e o F-16 OCU serem aeronaves praticamente identicas, do ponto de vista do piloto são aeronaves diferentes, com equipamentos diferentes, que fazem coisas diferentes, etc, logo é melhor que um piloto se especialize numa aeronave, e não que ande a saltar, OCU, MLU, OCU, MLU, assim não vai a lado nenhum, mas acredito que existem pilotos que voem em ambos os aparelhos.
E penso que enquanto existirem dois tipos de F-16 se vai continuar assim, só quando existirem F-16 MLU em numero suficiente para já não serem precisos os F-16 OCU é que a esquadra 201 vai mudar para os F-16 MLU.
PS: A exepção que eu conheço chamava-se esquadra 711, que existiu nos Açores e tinha simultaneamente Puma e Aviocar, mas mesmo assim havia pilotos e mecanicos de Puma e piotos e mecanicos de Aviocar, só que estavam sob o mesmo comando.