Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3798 Respostas
  • 944558 Visualizações
*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #450 em: Janeiro 16, 2009, 10:55:34 pm »
Pois essa ideia de vender parte dos Falcon..........

Essa ideia apresenta uma série de questões.
Primeiro é necessário saber qual foi o acordo feito com os EUA no momento da compra, compramos para usar não para vender.
Depois ter o upgrade feito.
É claro que é necessário um comprador.
Por fim não nos podemos esquecer que quem compra quer assistência, algo que nós não podemos dar.
A conclusão é simples, venda só com o acordo dos EUA.

No fundo acho que foi uma ideia simplista para arranjar dinheiro de uma classe politica que percebe pouco (estou a ser simpático) de defesa.
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3659 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #451 em: Janeiro 28, 2009, 07:18:06 pm »
Para todos os aspirantes a Piloto de Caças :lol:  :lol: .

http://www.emfa.pt/www/includes/mostraV ... oes_50anos
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #452 em: Fevereiro 05, 2009, 02:57:27 pm »
Citar
Defesa: Força Aérea realiza exercício de treino na Serra da Estrela

Lisboa, 05 Fev (Lusa)- A Força Aérea Portuguesa realiza até 12 de Fevereiro  o exercício "Descongelamento Real 09", com o objectivo de "maximizar o treino"  dos seus militares numa "multiplicidade de cenários que retratam conflitos  e ameaças actuais".    

 

   Esta operação, que decorre na zona da Serra da Estrela, é combinada  e conjunta, sendo dirigida pelo Comando Operacional da Força Aérea, através  da esquadra de aeronaves de combate F-16.  

 

   Segundo a Força Aérea, este exercício envolve "quatro bases militares,  o centro de comando e controlo da Força Aérea, cerca de 25 de aeronaves  de vários tipos e categorias", bem como 400 militares.    

 

   No exercício "Descongelamento Real 09" participam ainda "cerca de quatro  dezenas de militares do Exército", assim de vários "meios navais e fuzileiros,  integrando um exercício de instrução da Marinha Portuguesa".    

 

   No plano internacional o exercício conta com a presença de controladores  aéreos tácticos dos Estados Unidos, "quatro F-16 da Força Aérea Dinamarquesa,  um avião Radar da NATO e quatro F-18 da Força Aérea Espanhola".  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
(sem assunto)
« Responder #453 em: Fevereiro 06, 2009, 12:47:05 pm »
















Citar

A Força Aérea Portuguesa está a fazer um exercício táctico "Real Thaw 09" que simula um cenário semelhante ao do Afeganistão em território nacional, envolvendo cerca de 400 militares e a participação de todos os ramos das forças armadas, na Base Aérea Nº 5, em Monte Real, 06 de Fevereiro de 2009. PAULO CUNHA/LUSA


Citar
Exercício: Força Aérea simula cenário do Afeganistão em território nacional  

 

 

    Leiria, 06 Fev (Lusa) -- A Força Aérea Portuguesa está a fazer um exercício táctico que simula um cenário semelhante ao do Afeganistão em território nacional, envolvendo cerca de 400 militares e a participação de todos os ramos das forças armadas.  

 

    O exercício, que começou dia 19 de Janeiro, denomina-se "Real Thaw 09" (descongelamento real 09), é da responsabilidade do Comando Operacional da Força Aérea, mas planeada e executada pela esquadra de aeronaves F16 301 Jaguares, sediada na Base Aérea nº 5 (BA5), de Monte Real, Leiria.  

 

    "É o mais importante exercício nacional", revelou quinta-feira aos jornalistas o comandante do grupo operacional da BA5, João Pereira, destacando, também, a importância de, pela primeira vez, se estar a operar o "targeting pod".

 

    "Trata-se de um equipamento que se coloca no F16, que emite um feixe laser que atinge o alvo no chão. A bomba 'olha' para o feixe, mesmo que este se mova, até atingir ao alvo", descreveu o militar.  

 

    Por seu turno, o comandante da esquadra de aeronaves F16 301 Jaguares, Carlos Lourenço, lembrou que o exercício "não existe na Europa", embora "numa escala maior" seja realizado nos Estados Unidos da América.  

 

    "É simular um cenário semelhante ao do Afeganistão em território nacional", observou.  

 

    Neste dia, a operação, desenvolvida ao minuto, passava por resgatar, no aeródromo de Seia, zona onde se desenvolveu grande parte deste exercício, um piloto cujo F16 tinha sido abatido pelas forças inimigas no dia anterior.

 

    A descrição do exercício, assim como as condições meteorológicas previstas, foram os temas dos "briefings" realizados pela manhã e que antecederam a operação durante a tarde.  

 

    A acção passou, primeiro, pela colocação de militares em terra, destacando-se os controladores tácticos, seguindo-se o lançamento de pára-quedistas, responsáveis pela segurança ao local, e a aterragem de um aviocar com uma equipa médica e elementos que garantiam a segurança do avião.  

 

    Depois, os helicópteros Allouette, com o piloto que se tinha ejectado no dia anterior, e, ainda, dois F16, munidos de armamento para a eventualidade de ser usado se alguém se aproximar do local de salvamento.  

 

    Diariamente, estão envolvidos no exercício cerca de 250 militares, nove estrangeiros: seis norte-americanos e três dinamarqueses.  

 

    "Tudo o que implicar uma operação nossa, em princípio é dentro de um conjunto de forças aliadas e nós temos que ter essa experiência de voar com os outros", declarou o major Carlos Lourenço a este propósito.  

 

    Por outro lado, apontou as "vantagens" da realização de uma operação destas em território nacional, como "o bom tempo".  

 

    "Na Europa, eles nestes meses de Inverno não voam muito, têm dificuldades em fazer missões", afirmou o comandante, sublinhando, ainda, as características da acção: "É um exercício chamativo, porque replica cenários reais que estão a acontecer agora".  

 

    Segundo o militar, "os pilotos precisam de fazer estas missões para conseguirem qualificações" de forma a actuarem, por exemplo, no Afeganistão.

 

    "Neste momento, em termos operacionais, estamos capacitados para voar e para assumir qualquer missão dentro da NATO, mesmo que seja de liderança", garantiu ainda o comandante da esquadra de aeronaves F16 301 Jaguares.  

 

    O exercício, que se prolonga até dia 12, prevê, na próxima semana, a participação da Marinha.  




Citar
06 Fevereiro 2009 - 00h30

Seia: Exercício único na Europa e o mais importante a nível nacional
Serra da Estrela vira Afeganistão
As montanhas geladas do Afeganistão foram ontem ‘recriadas’ na Serra da Estrela, em particular na zona de Seia, onde o Comando Operacional da Força Aérea (COFA) está a realizar o exercício ‘Real Thaw 09’ (Descongelamento Real 09), que envolve 25 aeronaves de vários tipos e categorias – e meio milhar de militares da Força Aérea, Exército e Marinha.


"Não estamos a criar um cenário de guerra, mas a replicar uma situação real, com um cenário permissivo, em que a nossa missão é a manutenção da paz", explicou o major Carlos Lourenço, comandante da esquadra 301 da Base Aérea de Monte Real, que opera os caça F16 equipados com MLU.

O Afeganistão foi usado como exemplo, por se tratar de um país onde os habitantes se opõem à intervenção de estrangeiros.

Os jornalistas puderam acompanhar ontem, como observadores, um exercício de resgate, num Alouette III, de um piloto numa zona onde havia registo de movimentos de rebeldes bem organizados, terroristas portanto. Foi necessária a intervenção de pára--quedistas do Exército para garantir a segurança da área de transferência do piloto, do helicóptero para um Aviocar, onde o esperava uma equipa médica.

Trata-se de um exercício "único na Europa e o mais importante a nível nacional, que acompanha as missões reais", disse o major Armando Leitão, comandante do exercício, explicando que "antes só havia envolvimento de aviões, sem ambições, mas agora há movimento no chão, envolvendo aviões, viaturas e pessoas".

O exercício, que começou no dia 19 de Janeiro e só termina na quinta-feira da próxima semana, conta com a presença de controladores aéreos tácticos dos EUA, oito aeronaves F16 da Força Aérea da Dinamarca e de Espanha e um avião Radar (E3A) da NATO.

TESTADO NOVO EQUIPAMENTO

Neste exercício está a ser testado o ‘Targeting Po’, um equipamento moderno constituído por câmaras normais e infravermelhos, que está instalado nos F16 MLU e permite observar e designar alvos aéreos e no chão. Com recurso a um feixe de laser, os alvos são fixados e destruídos. "A grande novidade deste exercício é o ‘Targeting Pod’, que está a ser testado num cenário real e numa operação que envolve outras forças", salientou o tenente-coronel João Pereira, comandante do Grupo Operacional da Base Aérea de Monte Real.

DETALHES

MAXIMIZAR TREINO

O exercício procura maximizar o treino dos militares, que aplicam o emprego táctico do poder aéreo, providenciando uma multiplicidade de cenários que retratam os conflitos e ameaças mais actuais.

OPERAÇÃO COMBINADA

O ‘Real Thaw’ é uma operação combinada e conjunta, organizada pelo Comando Operacional da Força Aérea e executada pela Base Aérea de Monte Real.

MEIOS ENVOLVIDOS

O exercício envolve quatro bases aéreas nacionais, 25 aeronaves de vários tipos e categorias, que operam os helicópteros Alouette III, os aviões Aviocar C-212-100 e os caça F16.

Isabel Jordão

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx ... 0000000010
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23211
  • Recebeu: 4120 vez(es)
  • Enviou: 2895 vez(es)
  • +2735/-4497
(sem assunto)
« Responder #454 em: Fevereiro 06, 2009, 04:19:04 pm »
Simulação da Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa está a fazer um exercício táctico que simula um cenário semelhante ao do Afeganistão em território nacional, envolvendo cerca de 400 militares e a participação de todos os ramos das forças armadas

video: http://videos.sapo.pt/IHFPYc51073JTmEoOYR1
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

(sem assunto)
« Responder #455 em: Fevereiro 08, 2009, 09:38:30 pm »
Caros colegas do Forum,

Gostaria de saber se possível quantos F16 MLU se encontram neste momento em serviço?

Quantos na 201 e na 301...

Cumprimentos,
POR CRISTO, POR PORTUGAL
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +721/-2704
(sem assunto)
« Responder #456 em: Fevereiro 08, 2009, 10:42:36 pm »
Citação de: "Moisés Magalhães"
Caros colegas do Forum,

Gostaria de saber se possível quantos F16 MLU se encontram neste momento em serviço?

Quantos na 201 e na 301...

Cumprimentos,


http://callsignafp.blogspot.com/2007/07 ... os-de.html
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #457 em: Fevereiro 08, 2009, 10:45:29 pm »
Esquadra 201 - 0 F-16MLU - 15 F-16 A/B Block 15
Esquadra 301 - 12 F16 MLU AM/BM
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

(sem assunto)
« Responder #458 em: Fevereiro 09, 2009, 07:27:07 pm »
Citação de: "Instrutor"
Esquadra 201 - 0 F-16MLU - 15 F-16 A/B Block 15
Esquadra 301 - 12 F16 MLU AM/BM


Desculpem a minha ignorância, mas porque razão estão todos os MLU na esquadra Jaguares e nenhum na dos Falcões?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3659 vez(es)
  • +942/-1084
(sem assunto)
« Responder #459 em: Fevereiro 09, 2009, 09:12:46 pm »
Citação de: "General Spínola"
Desculpem a minha ignorância, mas porque razão estão todos os MLU na esquadra Jaguares e nenhum na dos Falcões?


Penso que a razão se chama uniformização, isto é, uma esquadra tem um unico tipo de aeronave (salvo raras exepcções) para pilotos e mecanicos operarem, é por isso que não existem F-16 ou EH101 espalhados por todas as bases da Força Aérea.

É que apesar de visualmente o F-16 MLU e o F-16 OCU serem aeronaves praticamente identicas, do ponto de vista do piloto são aeronaves diferentes, com equipamentos diferentes, que fazem coisas diferentes, etc, logo é melhor que um piloto se especialize numa aeronave, e não que ande a saltar, OCU, MLU, OCU, MLU, assim não vai a lado nenhum, mas acredito que existem pilotos que voem em ambos os aparelhos.

E penso que enquanto existirem dois tipos de F-16 se vai continuar assim, só quando existirem F-16 MLU em numero suficiente para já não serem precisos os F-16 OCU é que a esquadra 201 vai mudar para os F-16 MLU.

PS: A exepção que eu conheço chamava-se esquadra 711, que existiu nos Açores e tinha simultaneamente Puma e Aviocar, mas mesmo assim havia pilotos e mecanicos de Puma e piotos e mecanicos de Aviocar, só que estavam sob o mesmo comando.
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #460 em: Fevereiro 09, 2009, 09:55:17 pm »
Penso que as esquadras se vao manter, embora a uniformização dos aparelhos seja urgente as missoes atribuidas a cada esquadra é diferente, a 201 tem por missao controlo do espaço aereo portugues e a 301 missoes de ataque ao solo e bombardeamentos cirurgicos, contudo o motivo pelo qual a esq. 301 operar F-16 MLU e a esq. 201 operar F-16 OCU é a seguinte:
com a chegada dos F-16 a Portugal em 1994, a esquadra 201 operava o velhinho e obsoleto A7P Corsair, um aviao mais vocacionado para ataque ao solo do que combate aereo, a esquadra 301 estava estacionada em Beja e operava os entao Alpha Jett, essa vintena de F-16 OCU vieram novos e foram direitinhos para as maos da esq. 201 que rapidamente substituiu os entao A7 pelos F-16. Uma segunda remessa de 25 F-16 chegaram ja em segunda mao em 1999 e decidiu-se empregar este aviao graças a sua alta manobridade para ataque ao solo, entao estes F-16 OCU em segunda mao, foram para a esquadra 301 estacionada em Beja que mais tarde passou para Monte Real, deixando de operar os Alpha Jett, como os F-16 do segundo lote eram em 2ª mao decidiu-se por começar por estes os programa MLU, por isso é que a esq. 301 ja opera cerca de 12 F-16 MLU e a esquadra 201 opera os F-16 OCU que tambem aguardam a sua modernização.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #461 em: Fevereiro 09, 2009, 10:13:59 pm »
uma pequena correcção, a esquadra 201 estava desactivada antes da chegada dos F16, pois foi desactivada quando os F86Sabre foram abatidos.
Os F16A vieram substituir um avião que não existiu em portugal durante uns bons aninhos, os F16MLU vieram substituir os A7 das esquadras 302 e 304, enquanto os Ajet, vieram substituir os Cessna T34, Lockheed T33 e os T38 Talon(que se não me engano ja não voavam há uns aninhos) da esquadra 103 e os Fiat G91, das esquadras 301 e 303.
Para manter um esquadrão tiger, os F16MLU foram para o 301 quando os Ajet foram tretirados do encargo operacional (não sei se o termo é correcto a nivel FAP, mas é o a nivel exercito :P ), pois é o unico esquadrão tiger em portugal
escrevi isto de cor, por isso se tiver um errozinho agradecia que me puxassem as orelhas.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #462 em: Fevereiro 09, 2009, 10:17:16 pm »
obrigado pela correcção. :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6781
  • Recebeu: 7457 vez(es)
  • Enviou: 5068 vez(es)
  • +10185/-2925
(sem assunto)
« Responder #463 em: Fevereiro 09, 2009, 10:29:28 pm »
Citação de: "tyr"
uma pequena correcção, a esquadra 201 estava desactivada antes da chegada dos F16, pois foi desactivada quando os F86Sabre foram abatidos.
Os F16A vieram substituir um avião que não existiu em portugal durante uns bons aninhos, os F16MLU vieram substituir os A7 das esquadras 302 e 304, enquanto os Ajet, vieram substituir os Cessna T34, Lockheed T33 e os T38 Talon(que se não me engano ja não voavam há uns aninhos) da esquadra 103 e os Fiat G91, das esquadras 301 e 303.
Para manter um esquadrão tiger, os F16MLU foram para o 301 quando os Ajet foram tretirados do encargo operacional (não sei se o termo é correcto a nivel FAP, mas é o a nivel exercito :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #464 em: Fevereiro 09, 2009, 10:33:58 pm »
Pela correcção estou a ver que a minha memória, não esta assim tão má  :D
A morte só é terrivel para quem a teme!!