Uma invasão da Gronelândia tem de passar no congresso, e com base legal, que não existe. Uma das maneiras de bloquear é não aprovar os fundos para a a operação mas existem outras vias:
Tem outra forma, como fez na Venezuela, encontrar um terrorista qualquer na Gronelãndia para permitir atacar sem autorização do congresso, como fez na Venezuela!!!!! E..... os americanos já têem lá tropas........
Para que dúvidas houvessem, a aliança com os EUA acabou!!!!!
Mas não acabou a NATO, todos os outros países estão interessados em cooperar!
Concordo que um SAFE 2.0 vem aí e vai ser muito maior e abarcar mais países (que até podem permitir cimentar uma NATO sem os EUA).
Nós portugueses deveríamos estar já a pensar em reforçar as nossas ilhas!!!!!!
E acho que a Europa deve ponderar despejar no mercado os quase 2,5 triliões de dólares de dívida americana, para além do bloqueio de compras americanas (não só militares, refiro-me a ao mercado de cinema, Sistemas Operativos, Tecnológicas americanas, viaturas........
Isto no caso de haver de facto uma invasão da Gronelãndia!
Mas ao contrário do que referem que é um regresso ao pós-II GM, podemos é estar na iminência de uma IIIª GM!
Sobre as eleições americanas..... acham mesmo que se o Trump saír de cena, o JD Vance é melhor? Ou o Stephen Miller?
Não vai haver invasão nenhuma.
Primeiro não há base legal, segundo vários senadores republicanos já se expressaram claramente contra, depois a Europa vai inevitavelmente reforçar a presença militar nos próximos tempos, o que tornaria uma invasão num potencial conflito armado com potenciais baixas e isso não seria nada positivo para Trump.
Depois, mesmos que a desculpa fosse um qualquer traficante, isso permitiu uma "operação policial" com apoio militar na Venezuela e não uma ocupação militar.
Trump quer é distrair a malta dos ficheiros do Epstein.....