Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (2.8%)
F-35
62 (44%)
Rafale
22 (15.6%)
Gripen
36 (25.5%)
Eurofighter Typhoon
17 (12.1%)

Votos totais: 141

Substituiçao dos F-16's

  • 5768 Respostas
  • 1723049 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7533
  • Recebeu: 8778 vez(es)
  • Enviou: 5921 vez(es)
  • +10236/-2964
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5760 em: Hoje às 07:52:12 pm »
Sabia a informação de ambas as coisas.  c56x1

 c56x1
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1978
  • Recebeu: 1470 vez(es)
  • Enviou: 609 vez(es)
  • +385/-133
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5761 em: Hoje às 07:59:59 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2537
  • Recebeu: 3520 vez(es)
  • Enviou: 3752 vez(es)
  • +5700/-3670
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5762 em: Hoje às 09:03:51 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, Lampuka, sivispacem, JohnM, Pneucareca, goncalobmartins, Pilotasso

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 266
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 127 vez(es)
  • +57/-57
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5763 em: Hoje às 09:20:18 pm »
Sim a quantidade de 20 cada faz mais sentido (ou dividir 10 EFAS + 20 F-35's), 14 para cada frota corríamos os risco de não ter disponibilidade para mais que QRA por motivo de manutenção ou sobrecarga da frota se esta tiver de ser repartida entre Portugal e um destacamento. E digo isto porque não faz sentido dar a volta à falta de disponibilidade formando parelhas mistas.  :mrgreen:

...Embora para algumas missões até desse jeito usar parelhas de 2 tipos 2 a 2, tipo, mandar 2 F-35 para identificar alvos e 2 EFAs largavam taurus nos mesmos.
« Última modificação: Hoje às 09:21:58 pm por Pilotasso »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 10396
  • Recebeu: 4136 vez(es)
  • Enviou: 1332 vez(es)
  • +4180/-7072
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5764 em: Hoje às 09:20:55 pm »
Typhoon com MLU já faz sentido.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1978
  • Recebeu: 1470 vez(es)
  • Enviou: 609 vez(es)
  • +385/-133
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5765 em: Hoje às 09:41:37 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
Não te preocupes, que há certas pessoas que são especialistas em tudo… muito obrigado pelas tuas contribuições e insider knowledge… tu és uma das razões principais porque eu continuo aqui e aturo certas pessoas…
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1848
  • Recebeu: 829 vez(es)
  • Enviou: 830 vez(es)
  • +449/-2108
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5766 em: Hoje às 09:44:32 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS

E vão insistir a dizer que é estupidez...

Sempre defendi que o F35 teria de ser uma aquisição minuciosamente ponderada e que deveríamos ter obrigatoriamente um caça europeu.  Parece que acertei nas duas coisas, porque o americano só vem devido ao restante investimento realizado entretanto nos meios complementares.
Caso contrário,  não tenho dúvidas,  mais valia dar o salto geracional.

A confirmar-se, grandes notícias.

Só fica a faltar um destacamento de caças em permanência na BA4 para proteger os P3 e os C/UAV's...

Em 2030 teremos outras FA's.


« Última modificação: Hoje às 09:45:04 pm por Lampuka »
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2537
  • Recebeu: 3520 vez(es)
  • Enviou: 3752 vez(es)
  • +5700/-3670
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5767 em: Hoje às 10:39:26 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
Não te preocupes, que há certas pessoas que são especialistas em tudo… muito obrigado pelas tuas contribuições e insider knowledge… tu és uma das razões principais porque eu continuo aqui e aturo certas pessoas…

Obtiagdo caro JohnM, acredita que se não fossem users como tu, o Charlie Jaguar, o Lampuka. o tentente entre outros, deixava de vir cá.
Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lampuka, JohnM

*

sivispacem

  • Investigador
  • *****
  • 1908
  • Recebeu: 1125 vez(es)
  • Enviou: 1233 vez(es)
  • +468/-707
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5768 em: Hoje às 10:58:19 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS

Tks Subsea7. E se não é grande abuso, posso perguntar em que consistiria esse MLU, a partir de que células (presumo que italianas ou espanholas, não?) e qual a versão em que ficariam depois da mesma terminada?
Obrigado
Cumprimentos,