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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5760 em: Dezembro 20, 2025, 07:52:12 pm »
Sabia a informação de ambas as coisas.  c56x1

 c56x1
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5761 em: Dezembro 20, 2025, 07:59:59 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.
 
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Subsea7

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5762 em: Dezembro 20, 2025, 09:03:51 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS
 

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Pilotasso

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5763 em: Dezembro 20, 2025, 09:20:18 pm »
Sim a quantidade de 20 cada faz mais sentido (ou dividir 10 EFAS + 20 F-35's), 14 para cada frota corríamos os risco de não ter disponibilidade para mais que QRA por motivo de manutenção ou sobrecarga da frota se esta tiver de ser repartida entre Portugal e um destacamento. E digo isto porque não faz sentido dar a volta à falta de disponibilidade formando parelhas mistas.  :mrgreen:

...Embora para algumas missões até desse jeito usar parelhas de 2 tipos 2 a 2, tipo, mandar 2 F-35 para identificar alvos e 2 EFAs largavam taurus nos mesmos.
« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 09:21:58 pm por Pilotasso »
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5764 em: Dezembro 20, 2025, 09:20:55 pm »
Typhoon com MLU já faz sentido.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5765 em: Dezembro 20, 2025, 09:41:37 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
Não te preocupes, que há certas pessoas que são especialistas em tudo… muito obrigado pelas tuas contribuições e insider knowledge… tu és uma das razões principais porque eu continuo aqui e aturo certas pessoas…
 
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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5766 em: Dezembro 20, 2025, 09:44:32 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
CPS

E vão insistir a dizer que é estupidez...

Sempre defendi que o F35 teria de ser uma aquisição minuciosamente ponderada e que deveríamos ter obrigatoriamente um caça europeu.  Parece que acertei nas duas coisas, porque o americano só vem devido ao restante investimento realizado entretanto nos meios complementares.
Caso contrário,  não tenho dúvidas,  mais valia dar o salto geracional.

A confirmar-se, grandes notícias.

Só fica a faltar um destacamento de caças em permanência na BA4 para proteger os P3 e os C/UAV's...

Em 2030 teremos outras FA's.


« Última modificação: Dezembro 20, 2025, 09:45:04 pm por Lampuka »
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5767 em: Dezembro 20, 2025, 10:39:26 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
Não te preocupes, que há certas pessoas que são especialistas em tudo… muito obrigado pelas tuas contribuições e insider knowledge… tu és uma das razões principais porque eu continuo aqui e aturo certas pessoas…

Obtiagdo caro JohnM, acredita que se não fossem users como tu, o Charlie Jaguar, o Lampuka. o tentente entre outros, deixava de vir cá.
Abraço
 
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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5768 em: Dezembro 20, 2025, 10:58:19 pm »
Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

Quando disse isso aqui no FD, chamaram-me de tudo, que a FAP só teria frota única, era uma estupidez...
E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

Futuramente o GCAP poderá operar a partir de MR...
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Tks Subsea7. E se não é grande abuso, posso perguntar em que consistiria esse MLU, a partir de que células (presumo que italianas ou espanholas, não?) e qual a versão em que ficariam depois da mesma terminada?
Obrigado
Cumprimentos,
 

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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5769 em: Hoje às 12:41:56 am »
Continuo com dificuldades em perceber as versões dos Eurofighters... mas a Itália não está a substituir 26x Tranche 1 por 24x Tranche 4+? E a efectuar aos Tranche 1 um MLU "Retrofit 2 (R2)"? Será que...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Duarte

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5770 em: Hoje às 02:53:23 am »
Citar
Here’s the clear, up‑to‑date picture of **Eurofighter Typhoon Tranche 1 MLU (Mid‑Life Upgrade) options**, based on the most recent reporting and official Eurofighter modernization plans.
---

# ✈️ Mid‑Life Upgrade Options for **Eurofighter Tranche 1**

Tranche 1 Typhoons were originally built as **air‑defense only** platforms. Their upgrade path has always been politically and financially constrained — but the new **Eurofighter MLU / LTE (Long‑Term Evolution)** program opens several possibilities.

Below is a breakdown of what is **possible**, **planned**, and **unlikely**.

---

# ✅ **1. Full MLU / LTE Upgrade (Most Ambitious Option)** 
**Status:** Under development; not yet confirmed for Tranche 1 
**Source:** Eurofighter’s new MLU strategy

This would bring Tranche 1 closer to Tranche 3 capability:

- **New mission computer architecture** 
- **New cockpit** (large-area display, improved HMI) 
- **Upgraded flight‑control computers** 
- **New communications suite** 
- **New armament control system** 
- **Improved EW suite** 
- **Potential integration of new weapons** (SPEAR, Meteor, SDB)

**Reality check:** 
This is technically possible but expensive. Nations like the UK have already chosen to retire Tranche 1 instead of upgrading them.

**[Full MLU / LTE upgrade](guide://action?prefill=Tell%20me%20more%20about%3A%20Full%20MLU%20%2F%20LTE%20upgrade)**

---

# 🟦 **2. Partial Capability Upgrade (Most Realistic Option)** 
**Status:** Feasible and already implemented in some nations 
**Source:** Eurofighter modernization reporting

This includes:

- **Software upgrades** 
- **Improved radar modes** (but *not* full AESA integration) 
- **Enhanced air‑to‑air weapons** (AIM‑120D, IRIS‑T improvements) 
- **Limited air‑to‑ground capability** (GBU‑16, Paveway II/III depending on nation) 
- **Improved datalinks and comms**

This is the path chosen by **Italy** and **Germany** for some of their T1 fleets.

**[Partial capability upgrade](guide://action?prefill=Tell%20me%20more%20about%3A%20Partial%20capability%20upgrade)**

---

# 🟩 **3. Service‑Life Extension (SLEP)** 
**Status:** Available and widely used 
**Source:** Eurofighter modernization strategy

This includes:

- Structural reinforcement 
- Wiring and avionics reliability upgrades 
- Replacement of obsolete components 
- Extended flight‑hours envelope

This keeps Tranche 1 viable for **air policing** and **QRA** roles into the 2030s.

**[Service‑life extension](guide://action?prefill=Tell%20me%20more%20about%3A%20Service%E2%80%91life%20extension)**

---

# 🟥 **4. No Upgrade — Early Retirement (UK Model)** 
**Status:** Already happening 
**Source:** UK retirement of Tranche 1 Typhoons

The RAF is retiring its Tranche 1 fleet starting in 2025, using them for:

- Spare parts 
- Ground training 
- Cannibalization to support T2/T3

This is the cheapest option but eliminates long‑term capability.

---

# 🟨 **5. Hybrid Upgrade (Selective LTE Features)** 
**Status:** Under discussion 
**Source:** Eurofighter’s flexible MLU approach

Eurofighter is now offering a **modular MLU**, meaning nations can pick:

- New computers 
- New cockpit 
- New EW 
- New comms 
- New weapons

…without committing to the full LTE package.

This is the most likely future path for nations like **Spain** and **Italy**.

---

# 📚 Sources 
- Eurofighter MLU strategy and modernization plans 
- Eurofighter Typhoon variants and upgrade history 
- Eurofighter LTE (Long‑Term Evolution) upgrade contract details 
- UK retirement of Tranche 1 Typhoons

---

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

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Aero_P41

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5771 em: Hoje às 06:47:22 am »
Antes de mais, obrigado ao Subsea pela informação aqui partilhada.

Na minha opinião, se se tratar de Eurofighter Tranche 1 (os tais alegadamente usados e modernizados), não faz sentido nemhum. Sucata por sucata, mais vale apostar tudo no F-35.

Os políticos e militares deste país à beira-mar plantado, deviam deixar de fazer negócios “em cima do joelho” como é costume desta "gente" e apostar a sério na defesa nacional.

PS: Se não concordarem, comentem.

Também já vi a entrevista (com “dublagem” em Inglês com sotaque holandês… estranhíssimo) e pareceme claro que o CEMFA está a apostar tudo numa frota mista de 14 F-35A por 3000 M€ e mais 14 de uma solução stopgap (provavelmente EF) por 18000 M€ (o que não chega para 14 novos, mas chega para usados modernizados), juntamente com a entrada num programa de 6G (espero que o GCAP). Gostei bastante da argumentação lúcida e direta ao ponto. O CEMFA está de parabéns. Agora é ver o que o poder político decide.

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E posso adiantar, que é quase certo ser o Typhoon, com MLU, a operar na 201 em MR e poderão ser 20 células, sendo que os F-35A poderão rumar a Ovar, sendo para isso construídos até 20 shelters em betão armado.

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5772 em: Hoje às 08:53:20 am »
Isso do "sucata por sucata" tem que se lhe diga.
Primeiro, nesta fase nunca terás a opção de apenas F35 ou apenas made in USA. É  uma questão política,  mais do que técnica.
Segundo,  ao que parece "sucata" é o estado de pelo menos parte dos nossos F16, sobretudo no que diz respeito a fadiga estrutural.
Dentro de uma década terás os F35's como meio principal e com a possível missão de ataque ao solo e em profundidade.
Teres un segundo meio focado apenas na luta aérea para defesa do nosso território, coadjuvado por outros meios, e a partir de certa altura também pelo F35,  não me parece irracional.
Sobretudo se essa mesma opção nos abrir a porta ao G6.
É que integrar meios aéreos não se faz em 1 ou 2 anos, pelo menos FCO.
Portanto,  a nossa realidade será tentar atingir esse estado com o EF até 2030, nas mesmas missões dos actuais F16 e, a partir dessa altura,  começar já a formar pilotos para os F35.
Se em 2030 tiveres a operar 20 EF FCO, com as tais "ajudas" extra, estarás com capacidades exponencialmente superiores às actuais. E ainda faltarão 5 anos para a chegada dos F35.
Bom domingo a todos.
João Pereira
 
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Aero_P41

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5773 em: Hoje às 10:40:29 am »
Agradeço o comentário, Lampuka.
Respeito a tua opinião, que considero válida, assim como respeito todas as opiniões dos participantes neste fórum.
No entanto, mantenho a minha posição em relação à possibilidade de substituir os F-16 pela versão EU Tranche 1 (mesmo que modernizada), enquanto esta continuar a ser considerada uma opção viável.
Gostaria de relembrar que o concurso para a substituição destes meios ainda não foi lançado e que não existem propostas concretas para o fornecimento de novos sistemas à Força Aérea. A meu ver, tudo o que é dito neste momento não passa de meras opiniões e especulações.
Uns poderão concordar, outros não.

Um bom domingo para o forum.
 

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Drecas

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5774 em: Hoje às 10:42:31 am »
Parece-me muito pouco provável haver concurso

Nem vejo necessidade