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Substituiçao dos F-16's

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Sintra

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5640 em: Dezembro 05, 2025, 04:09:54 pm »
Não. Quem está a liderar a oferta do Eurofighter é a Airbus Espanha.

Exatamente, Sevilla rulezzz!  c56x1

Adoro Sevilha :)
 
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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5641 em: Dezembro 05, 2025, 04:17:24 pm »
Não. Quem está a liderar a oferta do Eurofighter é a Airbus Espanha.

Exatamente, Sevilla rulezzz!  c56x1

Adoro Sevilha :)

E as sevilhanas.  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5642 em: Dezembro 05, 2025, 05:06:58 pm »
No fim disto tudo a UE devia colocar uma estatua comemorativa ao Tio Putin, ele trabalhou por 1000 no Make Europe Great Again!   :mrgreen: :G-beer2:

SIm, grande estratega. deve ser de jogar xadrez desde pequenino!!!  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5643 em: Dezembro 05, 2025, 05:48:50 pm »
Putin...
"MAKING EUROPE GREAT AGAIN"
João Pereira
 
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PTWolf

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5644 em: Dezembro 06, 2025, 03:50:04 pm »
E existem potenciais compradores para os F-16?
O Brasil não precisa de caças?  :mrgreen:
 

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EdWeise

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5645 em: Dezembro 06, 2025, 04:50:34 pm »
Mas somente em 2030?

Como parte do MoU assinado com a Itália?

As negociações estão ainda em curso, não posso adiantar muito mais neste momento.

Como o Subsea7 já referiu aqui antes, poderão fazer parte de um pacote Airbus com 1 a 2 A330 MRTT, 3 a 4 A400M e então 20 Eurofighter Typhoon modernizados.

Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?
 

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yuwanko

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5646 em: Dezembro 06, 2025, 04:54:30 pm »
Mas somente em 2030?

Como parte do MoU assinado com a Itália?

As negociações estão ainda em curso, não posso adiantar muito mais neste momento.

Como o Subsea7 já referiu aqui antes, poderão fazer parte de um pacote Airbus com 1 a 2 A330 MRTT, 3 a 4 A400M e então 20 Eurofighter Typhoon modernizados.

Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?
 
A comprar 3 a 4 A400M eu diria que os C130 seriam vendidos. Os A400M e os KC390 não são bem a mesma coisa.
« Última modificação: Dezembro 06, 2025, 04:55:37 pm por yuwanko »
 
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LM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5647 em: Dezembro 06, 2025, 05:03:15 pm »
Não são... mas são de transporte e, entre KC-390 / C-295M e (esperemos) A330 MRTT... é muito avião diferente e de transporte; o investimento em A400M vai impedir investimento em outra coisa.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5648 em: Dezembro 06, 2025, 05:07:37 pm »
Não são... mas são de transporte e, entre KC-390 / C-295M e (esperemos) A330 MRTT... é muito avião diferente e de transporte; o investimento em A400M vai impedir investimento em outra coisa.

Exatamente o que eu acho... Obviamente que não são a mesma coisa mas parece-me que podemos perder algumas oportunidades de investimento por adquirirmos os A400M.
 

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yuwanko

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5649 em: Dezembro 06, 2025, 05:12:12 pm »
Não são... mas são de transporte e, entre KC-390 / C-295M e (esperemos) A330 MRTT... é muito avião diferente e de transporte; o investimento em A400M vai impedir investimento em outra coisa.

Não faria mais sentido utilizar os KC 390 para reabastecimento ao invés dos A330?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5650 em: Dezembro 06, 2025, 06:02:41 pm »
Não faria mais sentido utilizar os KC 390 para reabastecimento ao invés dos A330?

Estamos a falar de aeronaves que possuem sistemas diferentes de reabastecimento aéreo, probe & drogue (KC-390) vs. flying boom + probe & drogue (A330 MRTT). Sendo que o avião da Airbus sai claramente vencedor nesse e noutros aspetos, nomeadamente quantidade de carga, alcance, etc.


Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?

Muitos duvidam, mesmo dentro da própria FAP, que o C-130H consiga durar até 2040 como apregoou o MDN aquando do anúncio da aquisição do par de kits MAFFS II. Além disso, aqui e ali, começa a pairar no ar uma certa ideia de que o Lus-222 possa potencialmente vir a substituir o C-295M, outra frota com um histórico conturbado à semelhança dos EH-101. E, se isso um dia vier a acontecer, 6 KC-390, 3/4 A400M, 1/2 A330 MRTT e 10 ou 12 Lus-222 não me parece demasiado, até porque nunca estarão todos disponíveis por uma razão ou outra.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5651 em: Dezembro 06, 2025, 07:51:29 pm »
Não faria mais sentido utilizar os KC 390 para reabastecimento ao invés dos A330?

Estamos a falar de aeronaves que possuem sistemas diferentes de reabastecimento aéreo, probe & drogue (KC-390) vs. flying boom + probe & drogue (A330 MRTT). Sendo que o avião da Airbus sai claramente vencedor nesse e noutros aspetos, nomeadamente quantidade de carga, alcance, etc.


Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?

Muitos duvidam, mesmo dentro da própria FAP, que o C-130H consiga durar até 2040 como apregoou o MDN aquando do anúncio da aquisição do par de kits MAFFS II. Além disso, aqui e ali, começa a pairar no ar uma certa ideia de que o Lus-222 possa potencialmente vir a substituir o C-295M, outra frota com um histórico conturbado à semelhança dos EH-101. E, se isso um dia vier a acontecer, 6 KC-390, 3/4 A400M, 1/2 A330 MRTT e 10 ou 12 Lus-222 não me parece demasiado, até porque nunca estarão todos disponíveis por uma razão ou outra.

Certo, mas tendo em consideração que o KC-390 pode desempenhar essas funções, mesmo que seja de uma forma diferente e talvez até um pouco inferior (em relação ao MRTT), por uma questão de uniformização da frota, peças, manutenção, treino, etc etc, (talvez até de custo) não faria mais sentido investir em mais KC-390 em diferentes versões em vez de adicionar diversidade?
As restantes missões, como disseste, seriam cumpridas pelo Lus-222.
 
 

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5652 em: Dezembro 07, 2025, 10:03:15 am »
Da mesma forma que a MP está a dar um salto tecnológico impressionante com a aquisição das novas fragatas,  introduzido valências que pareciam miragens há poucos dias, a FAP deverá seguir-lhe os passos num futuro próximo.
Além disso, com a complementaridade e interligação e partilha de dados que os novos equipamentos militares permitem, há uma aquisição que, pelas capacidades acrescidas traria ao nosso sistema de defesa, considero prioritária. Meios AEW&C.
Nesse ponto, penso que seria pacífico olhar para a SAAB como o principal potencial fornecedor, seja na configuração BOMBARDIER, seja noutra entretanto considerada.
E aí,  inevitavelmente, deveremos estar a falar da EMBRAER ou AIRBUS.
A AIRBUS nunca chegou a integrar essa capacidade no A330, apesar de a ter proposto ao Reino Unido.
Já a EMBRAER possibilita a instalação no E145 e tem em estudo a instalação no KC-390.
Isso leva-nos a uma conclusão.
Se realmente quisermos avançar nesse sentido, e partindo do princípio que é mais ou menos certa a vinda de um pacote AIRBUS com EF, A400 e 330MRTT, caso este não inclua meios AEW&C, a EMBRAER posiciona-se como principal possível fornecedor, sobretudo se pensarmos que já somos parceiros noutros projectos.
Por outro lado, há uma forte ligação entre esta e a SAAB, com objectivos comuns.
Desta forma,  muito provavelmente a SAAB irá preparar um pacote onde incluirá,  para além do GRIPEN,  um AEW&C instalado numa plataforma EMBRAER,  puxando esta para o negócio como argumento de venda,  o que se entende.
Independentemente do que se decida, cada vez mais vejo a possibilidade de operarmos 2 caças europeus como uma realidade.
O alinhamento entre questões políticas resultantes das últimas ações americanas, com a inclusão praticamente obrigatória de um caça europeu na FAP e, caso se confirme,  a decisão de avançar para AEW&C,  faz-me pensar que essa realidade estará cada vez mais próxima, assim como o dito salto geracional.
A outra opção é simples.
EF + F35 e a compra do AEW&C à SAAB.
Resta saber se destes três não teremos de sacrificar um.
« Última modificação: Dezembro 07, 2025, 10:06:17 am por Lampuka »
João Pereira
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5653 em: Dezembro 07, 2025, 10:13:31 am »
Não faria mais sentido utilizar os KC 390 para reabastecimento ao invés dos A330?

Estamos a falar de aeronaves que possuem sistemas diferentes de reabastecimento aéreo, probe & drogue (KC-390) vs. flying boom + probe & drogue (A330 MRTT). Sendo que o avião da Airbus sai claramente vencedor nesse e noutros aspetos, nomeadamente quantidade de carga, alcance, etc.


Charlie, com a quantidade de KC-390 que estamos a adquirir faz sentido esses 3 a 4 A400M? Os C-130 já estão em final de vida mas vale a pena ter dois aviões de transporte diferentes?

Muitos duvidam, mesmo dentro da própria FAP, que o C-130H consiga durar até 2040 como apregoou o MDN aquando do anúncio da aquisição do par de kits MAFFS II. Além disso, aqui e ali, começa a pairar no ar uma certa ideia de que o Lus-222 possa potencialmente vir a substituir o C-295M, outra frota com um histórico conturbado à semelhança dos EH-101. E, se isso um dia vier a acontecer, 6 KC-390, 3/4 A400M, 1/2 A330 MRTT e 10 ou 12 Lus-222 não me parece demasiado, até porque nunca estarão todos disponíveis por uma razão ou outra.

Yes, os C não aguentam até 2040, muito menos a apagar fogos...
A Airbus apresentará o pacote global a PT em breve...
Precisamos de sistema BOOM para os F-16 em phase-out e futuros F-35....
Os astros alinham-se...
CPS
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5654 em: Dezembro 07, 2025, 10:31:46 am »
Da mesma forma que a MP está a dar um salto tecnológico impressionante com a aquisição das novas fragatas,  introduzido valências que pareciam miragens há poucos dias, a FAP deverá seguir-lhe os passos num futuro próximo.
Além disso, com a complementaridade e interligação e partilha de dados que os novos equipamentos militares permitem, há uma aquisição que, pelas capacidades acrescidas traria ao nosso sistema de defesa, considero prioritária. Meios AEW&C.
Nesse ponto, penso que seria pacífico olhar para a SAAB como o principal potencial fornecedor, seja na configuração BOMBARDIER, seja noutra entretanto considerada.
E aí,  inevitavelmente, deveremos estar a falar da EMBRAER ou AIRBUS.
A AIRBUS nunca chegou a integrar essa capacidade no A330, apesar de a ter proposto ao Reino Unido.
Já a EMBRAER possibilita a instalação no E145 e tem em estudo a instalação no KC-390.
Isso leva-nos a uma conclusão.
Se realmente quisermos avançar nesse sentido, e partindo do princípio que é mais ou menos certa a vinda de um pacote AIRBUS com EF, A400 e 330MRTT, caso este não inclua meios AEW&C, a EMBRAER posiciona-se como principal possível fornecedor, sobretudo se pensarmos que já somos parceiros noutros projectos.
Por outro lado, há uma forte ligação entre esta e a SAAB, com objectivos comuns.
Desta forma,  muito provavelmente a SAAB irá preparar um pacote onde incluirá,  para além do GRIPEN,  um AEW&C instalado numa plataforma EMBRAER,  puxando esta para o negócio como argumento de venda,  o que se entende.
Independentemente do que se decida, cada vez mais vejo a possibilidade de operarmos 2 caças europeus como uma realidade.
O alinhamento entre questões políticas resultantes das últimas ações americanas, com a inclusão praticamente obrigatória de um caça europeu na FAP e, caso se confirme,  a decisão de avançar para AEW&C,  faz-me pensar que essa realidade estará cada vez mais próxima, assim como o dito salto geracional.
A outra opção é simples.
EF + F35 e a compra do AEW&C à SAAB.
Resta saber se destes três não teremos de sacrificar um.

Um bom post Lampuka.
Eu acredito na solução intermédia, EF+F-35 e eventualmente AEW/C instalado no Millenium, ou seja um EC-390 AEW/C...
Cps
 
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