"substituto do F-16 não está no SAFE", "é para ser negociado estado a estado", relutância em avançar com verbas, portanto não é europeu..... -> F-35 estava-se mesmo a ver 
Não dava para colocar caças no SAFE. Para alem de que tínhamos de arranjar mais 2 países a queres comprar o mesmo.
Não sabia que foi necessário arranjarmos mais dois países para comprarem fragatas.
E parece-me que as negociações em curso para fragatas são tipo "estado a estado".
Eu penso que a compra de F-35 vai obedecer ás mesmas regras que o resto do material.
As fragatas entram na categoria 2 do SAFE, que em caso de emergência permite entrarmos sozinhos. Mas se for a FDI basta nos juntarmos a Grécia.
O F-35 vem por FMS.
Não.
O F-35 tem que ser autorizado dentro do FMS para ser exportado. Depois de ser escolhido.
O Canadá está a decidir se compra Gripen ou F-35. O FMS não tem nada a ver com esta decisão.
O Canadá está a negociar com a SAAB e com a Suécia e com a LM e com a América.
E é minha opinião que Portugal não tem alternativa a fazer a mesma coisa.
Se Portugal quer F-35, tem que comunicar á LM que pode escolher outro caça. Para a LM ser obrigada a lutar pela venda como estás a ver com as fragatas.
Qual é a parte disto que não entendes?
Mesmo esta conversa que é 20 + 20 prejudica o negócio - por isso é que só se fala nisso aqui.
O F-35 não é o Super Tucano.
Daaaaasss.