Several modernization programs are underway for the Eurofighter Typhoon, driven by the four consortium nations—Germany, UK, Italy, and Spain—to keep the aircraft relevant into the 2060s and bridge the gap to sixth-generation fighters like FCAS and GCAP. Here’s an overview:
1. Atualizações de Radar e Aviônicos
Radar AESA ECRS Mk1/Mk2:
Reino Unido lidera com o ECRS Mk2, que adiciona capacidades avançadas de guerra eletrónica, rastreamento de múltiplos alvos e funções ofensivas de EW. Utiliza módulos de nitreto de gálio (GaN) e uma antena AESA rotativa para um campo de visão de 200°, melhorando a deteção e resistência a interferências.
Espanha está a adotar o Captor-E Mk1 para os novos jatos Tranche 4 no âmbito dos programas Halcón I & II.
Estes radares aumentam significativamente a consciência situacional e a sobrevivência em ambientes contestados.
2. Programa Long Term Evolution (LTE)
Assinado no final de 2024, o LTE é uma atualização de meia-vida que inclui:
Novo cockpit com displays de grande área e interface homem-máquina melhorada.
Computação de missão e controlo de voo mais rápidos.
Sistemas de comunicações e controlo de armamento melhorados.
Maior fusão de sensores e resiliência cibernética para operações altamente conectadas.
O LTE pretende manter o Typhoon operacional até à década de 2060 e servir como ponte para caças de sexta geração.
3. Destaques Nacionais
Alemanha:
Encomendou 20 Typhoons Tranche 5 (entregas 2031–2034) com radar AESA e suíte EW Saab Arexis, permitindo missões SEAD/DEAD (supressão de defesas aéreas).
Investimento de €258M em atualizações EW com IA através da Helsing e Saab, criando a variante “Eurofighter EK” especializada em ataque eletrónico.
Reino Unido:
Investiu £204,6M para integração do radar ECRS Mk2 e redesign do cockpit.
Futuras melhorias incluem fusão de sensores, datalinks avançados e integração com sistemas do Tempest.
Espanha:
Programas Halcón I & II: 45 novos Typhoons (Tranche 4) com radar Captor-E Mk1 e aviônicos avançados para substituir os EF-18 Hornet. Entregas começam em 2026 e 2030.
Itália:
Encomendou 24 Typhoons adicionais em 2024 para substituir jatos Tranche 1, alinhando-se com o plano de modernização.
4. “Super Eurofighter Typhoon” (início da década de 2030)
Evolução preparada para próxima geração, com:
Radar Captor-E Mk2, cockpit redesenhado e fusão avançada de sensores.
Motores EJ200 melhorados para supercruise acima de Mach 1.5.
Integração de armas como SPEAR 3, Meteor BVRAAM e futuras armas hipersónicas.
Alemanha planeia 55 unidades sob Tranche 5; Reino Unido, Itália e Espanha seguirão para interoperabilidade.
✅ Estas atualizações garantem que o Typhoon continue a ser um caça multirole altamente capaz até às décadas de 2040–2060, servindo como ponte para os programas FCAS e Tempest.