As tuas contas estão certas e se fosse para escolher entre 36 F-35 e 40 de um mix, claro que a minha opção seria pelos 36 F-35. Posto isto, a minha questão era outra… assumindo que só tens 5.4 Bi para gastar agora, preferes 27 F-35 e matar qualquer hipótese de entrares no 6G mais tarde (porque aviões novos comprados hoje vão dar até 2070), ou usas o mesmo dinheiro para comprar um mix de 36-40 F-35+ Eurocanard modernizados e manténs a porta aberta para entrar no 6G daqui a 15-20 anos? Cada um terá a sua preferência… eu prefiro o segundo cenário, tu pelos vistos preferes o primeiro. Por mim tudo bem…
Não confundas preferências, com ilações tiradas da nossa realidade.
Eu também gostava de ver 20 F-35 + 16/20 GCAP, agora financeiramente é praticamente impossível.
A única forma que vejo disso acontecer, é comprando uma esquadra de F-35 (20), e mantendo a quase totalidade dos 25 F-16 a operar em simultâneo, aguentando-os até 2040, gerindo bem as suas horas de voo/fadiga para lá chegarem (ao manter todos os 25, permite menor desgaste individual de cada célula), e depois sim substiuir pelos 6G.
Só que isto é xadrez 8D, que não sei se estariam preparados para tal. Em que em vez de se gastar 1500-3000M (s/modernização-c/modernização) numa esquadra de Typhoon complementar aos F-35, gastava-se uma fracção desse valor ao se manter os F-16, e o restante já dava para financiar a entrada no GCAP e ainda sobrava.
Typhoon em segunda-mão na segunda esquadra ao invés dos F-16MLU, fica muito mais caro, e torna praticamente impossível que se arranje dinheiro para substituí-los na década seguinte.
Se no fim tiveres uma verba de 5400M, para gastar em caças, duas esquadras e quiseres entrar num programa 6G:
-compras 20 F-35 (4000-4500M), manténs os F-16 (<<500M), e ainda entras no programa 6G que quiseres (~500M) - dependendo do custo final dos F-35, do custo de sustentação dos F-16, e do custo da entrada no programa 6G, se calhar ainda te sobram alguns milhões para comprar munições;
-ou compras 20 F-35 (4000-4500M), compras 20 Typhoon usados (1200-1500M), e não te sobra verba para entrar no 6G, tendo portanto que acrescentar outros ~500M para esse fim.