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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5385 em: Outubro 29, 2025, 11:12:49 am »

Lá estás tu a ser críptico.  :P

Porque é que puseste uma imagem da "beautiful young woman"?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5386 em: Outubro 29, 2025, 11:40:17 am »
O Canada está mais para o Rafale que o Gripen !

Sim, sim, pois. Hás-de me explicar como é que isso será possível, se tanto a Dassault (Rafale) como a Airbus (Eurofighter) desistiram do concurso canadiano antes mesmo de ter começado, alegando que estava feito à medida dos construtores norte-americanos. Só se o Canadá abrir um novo concurso, algo que não têm muita vontade de fazer dado a Saab ter ficado em segundo lugar.

Será muito mais fácil vermos o Rafale brevemente com as cores ucranianas do que canadianas. Se isso acontecer, sempre quero ver como vais descalçar essa bota com os teus argumentos chalupas.  ::)

https://www.armyrecognition.com/news/aerospace-news/2025/ukraine-negotiates-rafale-fighter-jet-deal-with-france-to-expand-multi-platform-air-fleet

Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5387 em: Outubro 29, 2025, 12:23:39 pm »
Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

Dizes tu, os canadianos aparentemente preferem o Gripen E. Em lado algum vês agora mencionado o Rafale.

E a respeito da possível venda do Rafale para a Ucrânia? Não te apetece responder, não é?  ::)
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5388 em: Outubro 29, 2025, 12:25:33 pm »
Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.

Há entusiasmo no seio da FAP com essa possível perspetiva para um futuro próximo, veremos o que o Governo decidirá então.  ;)



Vem para PM?

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"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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mayo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5389 em: Outubro 29, 2025, 01:45:57 pm »
Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

Dizes tu, os canadianos aparentemente preferem o Gripen E. Em lado algum vês agora mencionado o Rafale.

E a respeito da possível venda do Rafale para a Ucrânia? Não te apetece responder, não é?  ::)

Porquê responder sobre os Rafales para a Ucrania ? Essa venda não vai ser feita, visto que os contribuintes franceses não querem pagar para uma guerra que não é deles !

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Lampuka

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5390 em: Outubro 29, 2025, 02:01:48 pm »

Lá estás tu a ser críptico.  :P

Porque é que puseste uma imagem da "beautiful young woman"?  :mrgreen:

Os maiores tomates da Europa... grande Senhora.
João Pereira
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5391 em: Outubro 29, 2025, 02:02:09 pm »
Isso era antes do Canada suspender a compra de F-35s ! Agora todas as opções estão em cima da mesa.

E para um país como o Canada, o Rafale com 2 motores é uma melhor opção !

Dizes tu, os canadianos aparentemente preferem o Gripen E. Em lado algum vês agora mencionado o Rafale.

E a respeito da possível venda do Rafale para a Ucrânia? Não te apetece responder, não é?  ::)
Tudo se emcaminha, para F-35A + Typhoon !
Sendo adquiridos 20 Typhoon, virá quase de certeza um pack Airbus, nomeadamente upgrade W do C-295, A-400M e A-330MRTT, e provável participação no Eurodrone....
Aguardemos.

Há entusiasmo no seio da FAP com essa possível perspetiva para um futuro próximo, veremos o que o Governo decidirá então.  ;)



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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5392 em: Outubro 29, 2025, 02:07:11 pm »


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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5393 em: Outubro 29, 2025, 02:19:01 pm »
Amigos, do que fui encontrando e lendo, a propostas da AIRBUS não se limita a querer vender o EF. 
Quer mesmo que esse modelo seja o único caça da FAP, e para tal está a trabalhar fortemente a parte económica,  industrial e política.
Nesta última,  para além da questão "Made in Europa" parece que estão a utilizar os espanhóis como parceiro/vizinho para treino,  operação, manutenção, compras conjuntas de armamento...
Demoraram, mas vieram em força.
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5394 em: Outubro 29, 2025, 02:39:00 pm »
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.

Fazendo fé no que se diz em surdina, parece ser um excelente pacote (não sei porquê, mas agora lembrei-me da Rosinha...). :mrgreen:

O senão é o facto de ser mais um construtor que não oferece um caça de 5ª Geração, mas antes a possível entrada num programa de 6ª Geração. Veremos em breve, contudo as coisas começam a encaminhar-se para Eurofighter + F-35A, numa espécie de tentativa de agradar a gregos e troianos. No contexto atual não me choca absolutamente nada poder contar novamente com 2 tipos diferentes de caças, desde que a parte orçamental seja devidamente acautelada e jamais sujeita a cortes e cativações. E com o histórico de governação em Portugal, isso é algo que levantará sempre sérias dúvidas.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5395 em: Outubro 29, 2025, 02:45:18 pm »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5396 em: Outubro 29, 2025, 02:46:14 pm »
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.

Fazendo fé no que se diz em surdina, parece ser um excelente pacote (não sei porquê, mas agora lembrei-me da Rosinha...). :mrgreen:

O senão é o facto de ser mais um construtor que não oferece um caça de 5ª Geração, mas antes a possível entrada num programa de 6ª Geração. Veremos em breve, contudo as coisas começam a encaminhar-se para Eurofighter + F-35A, numa espécie de tentativa de agradar a gregos e troianos. No contexto atual não me choca absolutamente nada poder contar novamente com 2 tipos diferentes de caças, desde que a parte orçamental seja devidamente acautelada e jamais sujeita a cortes e cativações. E com o histórico de governação em Portugal, isso é algo que levantará sempre sérias dúvidas.
Concordo plenamente… sabendo o que a casa gasta (ou não gasta, para ser mais exato) em manutenção, qualquer grande negócio, seja o dos novos caças, seja o das fragatas ou submarinos, deve incluir um pacote de manutenção ao longo de pelo menos 15 a 20 anos, como fizeram com os KC… pode parecer que fica mais caro e, portanto, ser mais difícil de vender ao público, mas tem que ser feito. Segundo os números do CEMA aqui há uns tempos (27 aviões por 5.4 Bi ao longo de 20 anos), parece-me que essa faceta está a ser levada em consideração… esperemos que não esteja enganado…
 

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JohnM

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5397 em: Outubro 29, 2025, 02:49:03 pm »
Amigos, do que fui encontrando e lendo, a propostas da AIRBUS não se limita a querer vender o EF. 
Quer mesmo que esse modelo seja o único caça da FAP, e para tal está a trabalhar fortemente a parte económica,  industrial e política.
Nesta última,  para além da questão "Made in Europa" parece que estão a utilizar os espanhóis como parceiro/vizinho para treino,  operação, manutenção, compras conjuntas de armamento...
Demoraram, mas vieram em força.
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.
Pois, também é essa a leitura que faço, mas cabe ao governo Português tomar a decisão correta… numa negociação nunca se começa no ponto onde se pretende acabar… a Airbus está a fazer o seu papel…
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5398 em: Outubro 29, 2025, 02:54:44 pm »
Vamos ver, até porque escolher F-35 e virar costas a europa é mau e vice versa também.
O Canadá vai provavelmente optar por 16 F-35A e 72 Gripen E.
Cps

Isso já é mesmo um problema de argumentação da parte política e/ou de chefias militares. Comprar F-35 não seria um virar de costas à Europa, podendo o país continuar a adquirir outro material europeu em praticamente todos os outros sectores da Defesa.

O Canadá se optar por 72 Gripen, é uma burrice.
Entre o Gripen, KF-21 e entrar no GCAP, a opção por Gripen é que a faz menos sentido.

Amigos, do que fui encontrando e lendo, a propostas da AIRBUS não se limita a querer vender o EF. 
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Nesta última,  para além da questão "Made in Europa" parece que estão a utilizar os espanhóis como parceiro/vizinho para treino,  operação, manutenção, compras conjuntas de armamento...
Demoraram, mas vieram em força.
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.

A intenção de todos os fabricantes é que o seu caça seja o único modelo escolhido para a FAP. Todos os fabricantes estão a entrar em força, por ser o maior programa europeu de compra de caças que poderá surgir a curto prazo (os outros todos foram varridos pelo F-35). Nenhum deles pretende "dividir" este eventual programa com a concorrência.

Entretanto, a LM não tem que se preocupar com as propostas da concorrência, tem sim que se preocupar com um eventual caso de corrupção (que não está fora das possibilidades), e com a falta de conhecimento do poder político, que pode ignorar as recomendações técnicas da FAP, escolhendo o produto errado.

A haver uma escolha a curto prazo de um caça novo, para operar na FAP até meados de 2070 como único caça, esta escolha tem que ser forçosamente o F-35. Qualquer das outras opções actualmente em discussão são completamente irracionais.
 
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #5399 em: Outubro 29, 2025, 03:00:19 pm »
E, se neste segmento, a AIRBUS for tão agressiva e eficaz como na aviação civil, a LM que se cuide.

Fazendo fé no que se diz em surdina, parece ser um excelente pacote (não sei porquê, mas agora lembrei-me da Rosinha...). :mrgreen:

O senão é o facto de ser mais um construtor que não oferece um caça de 5ª Geração, mas antes a possível entrada num programa de 6ª Geração. Veremos em breve, contudo as coisas começam a encaminhar-se para Eurofighter + F-35A, numa espécie de tentativa de agradar a gregos e troianos. No contexto atual não me choca absolutamente nada poder contar novamente com 2 tipos diferentes de caças, desde que a parte orçamental seja devidamente acautelada e jamais sujeita a cortes e cativações. E com o histórico de governação em Portugal, isso é algo que levantará sempre sérias dúvidas.

Isso de operar dois modelos pode vir a ser uma coisa temporária. No final ainda vamos ficar só com os F-35 nas duas esquadras. Como está o mundo é que não podemos ficar apenas com F-16 MLU até 2040.
 
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