Independentemente do valor dos artigos, que são uma treta, também não percebo esta vassalagem que temos de prestar aos States...
Não podemos dizer rejeitar, porquê?
Provocações à actual administração???
Não podemos questionar porquê?
Eles podem dizer toda e qualquer merd@ e nós temos de abanar a cauda?
Põem em causa o Canadá, a Gronelândia, ameaçam economicamente a Europa, questionam a NATO, a presença de países como a Espanha nesta, tanto defendem como criticam o nosso suposto inimigo visceral...
Depois falamos de "soberania"?
Eh pá, sinceramente, um bocadinho mais de amor próprio...
Vamos decidir, mal ou bem, aquilo que compramos e a quem compramos. Ponto.
Nunca vamos agradar a todos, a não ser que se comprem pelo menos 4 modelos de caça.
É lidar...
Sempre preocupados com aquilo que se diz do lado de cá e a engolir toda a trampa que vem do outro lado.
Eu acho sinceramente que estás a confundir querer optar pela melhor solução com vassalagem aos Estados Unidos. Eu, vassalagem, só presto à minha mulher, porque sei o que é bom para a minha saúde… no caso do F-35, se fosse feito pela Turquia ou alguém que não seja adversário atualmente ou a curto prazo, a minha opção seria a mesma. Eu sou acérrimo defensor do F-35 porque é o melhor e o único que se adequa às nossas necessidades, ponto final, parágrafo. De certeza que não é por ser americano.
Também concordo que, sempre que possível e desejável operacionalmente, devemos optar por produtos europeus, mas isso NUNCA se deve sobrepor às necessidades operacionais. Eu sou como o Oscar Wilde (menos a parte gay, lol), tenho gostos simples, prefiro sempre o melhor! Fragatas europeias? Certo… sistemas AA europeus? Maravilha… submarinos europeus? Ok (preferia o U-212CD aos coreanos, por exemplo). MBTs and APCs europeus? Venham eles… Caças europeus? Rotundamente NÃO, pelo menos como opção exclusiva.
Meu caro, refiria-me a isto...
Ganhamos muito em dizer publicamente que recusamos F-35 devido à administração americana actual... é provocar e só podemos sair a perder.
Quanto à escolha, já disse, tenho as minhas preferências, mas aceito que é um "berbicacho" difícil de decidir.
E aceito o que vier, seja de onde for, desde que a decisão seja
nossa.
O que se está a passar por este mundo fora, com esse atrasado a fazer os papéis que faz e a por em causa a soberania de tudo e todos, sem que se possa sequer ousar questionar é que me enoja.
Abraço